Ninguém sabe onde está a atriz mais famosa da China

(dr) China Film Group Corporation

Conhecida como Imperatriz Wu, a única mulher na história da China a ocupar o trono imperial é interpretada na TV pela atriz, cantora e produtora chinesa Fan Bingbing

Uma das atrizes mais famosas e bem pagas da China, Fan Bingbing, desapareceu pouco depois de ter sido acusada de fugir de impostos. O caso não é incomum na República Popular da China.

Com participações internacionais em filmes da saga “X-Men” e “Iron Man” e parcerias em campanhas publicitárias de marcas como a Cartier e a Louis Vuitton, Fan Binbing, de 36 anos, tinha sido recentemente escolhida para participar no filme “355”, no qual contracenaria com Jessica Chastain, Lupita Nyong’o e Penélope Cruz.

Presença regular em vários eventos midiáticos e bastante ativa nas redes sociais, a atriz não dá sinais de vida há 3 meses desde a sua última aparição pública em um hospital infantil no Tibete.

Segundo informou a CNN, o jornal estatal chinês Securities Daily, publicou um artigo no dia 6 de setembro, rapidamente apagado, onde dava conta de que a atriz estaria sob “custódia” estatal e se prepara para ser julgada, não se sabendo os possíveis crimes de que estaria sendo acusada nem a existência de nenhum comunicado oficial das autoridades a dar conta da acusação.

A sua última aparição pública coincide com a revelação, em maio, de dois contratos assinados pela atriz para um filme de produção chinesa. Os contratos tornados públicos por Cui Yongyuan, apresentador de televisão, teriam valores diferentes para o mesmo filme e o mais baixo serviria para ser apresentado ao fisco, fugindo da tributação de impostos.

Conhecidos na China como contratos ying-yang, a atriz teria apresentado ao fisco um contrato falso no valor de 1,5 milhão de euros e o contrato real seria de 7,5 milhões de euros.

Na altura, os representantes de Fan Bingbing negaram todas as acusações, mas acredita-se que as autoridades chinesas teriam iniciado uma investigação aos principais artistas chineses. Sob anonimato, um dos maiores produtores do país revelou à CNN que a prática dos contratos ying-yang era “universal” na industria cinematográfica.

Fergus Ryan, antigo colaborador de Fan também relacionou o desaparecimento da atriz com essa fuga dos impostos. Vivendo na Austrália, Ryan diz que “as provas foram publicadas à vista de todos, colocando as autoridades uma posição em que foram obrigados a ser duros com ela“.

Jonathan Landreth, antigo correspondente da Hollywood Reporter na Asia, também contou à CNN que seria possível que o Partido Comunista Chinês quisesse concentrar as atenções na evasão fiscal dos artistas e celebridades para desviar as atenções dos esquemas de corrupção que poderiam existir no governo.

Este não é o primeiro caso em que artistas desaparecem no estado comunista chinês. Em 2011, Ai Weiwei, artista plástico, permaneceu desaparecido três meses até se saber que estava preso, sendo libertado após assinatura de uma confissão em que afirmou ter participado de um esquema de evasão fiscal.

No ano de 2016, desapareceram Lui Por, Cheung Chi-ping, Lam Wing-kee e Lee Bo, editores de obras críticas do regime de Xi Jinping.

Ciberia // Time / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …