Missão a Marte estaria comprometida por radiação cósmica

Kevin M. Gill / Flickr

O Planeta Vermelho

Radiação cósmica que atingiria tripulantes de missão a Marte poderia tornar viagem ao Planeta Vermelho praticamente impossível.

Ao viajarem a Marte, astronautas poderiam ser atingidos por uma radiação 700 vezes mais potente do que a da Terra. A Agência Espacial Europeia (ESA) reuniu uma equipe multidisciplinar de pesquisadores para obter um maior conhecimento sobre os impactos da radiação espacial na saúde.

Além disso, eles também estão explorando uma maneira de proteger os astronautas em suas missões futuras dentro do Sistema Solar.

Com isso, os pesquisadores estão trabalhando na criação de diretrizes para os astronautas que viajarão para a Lua e além, segundo o tabloide britânico Daily Mail. Perante o grande desafio, estão sendo testadas amostras biológicas, eletrônicas e materiais de proteção contra radiação cósmica desenvolvida artificialmente em laboratório.

Um astronauta em missão para Marte certamente seria exposto a no mínimo 60% do limite total da dose de radiação durante toda sua carreira, em uma viagem de apenas seis meses até Marte. A descoberta foi revelada por informações obtidas pelo projeto ExoMars Orbiter da Agência Espacial Europeia (ESA) e a Roscosmos da Rússia.

“Um dia no espaço é equivalente à radiação recebida na Terra em um ano”, afirmou o físico Marco Durante, acrescentando que “seria impossível cumprir limites de doses aceitáveis” de radiação.

O professor também fez questão de ressaltar que a atmosfera e o campo magnético da Terra agem para nos proteger da radiação cósmica, que viaja quase a velocidade da luz para penetrar no corpo humano. Partículas solares também podem fornecer altas doses de radiação em curtos períodos de tempo.

Dessa forma, podemos compreender que tanto no espaço quanto em Marte, onde o campo magnético está praticamente morto e a atmosfera é fina, os astronautas estariam desprotegidos de qualquer ameaça e expostos à radiação, que poderia causar doenças como câncer, além de danificar o cérebro, sistema nervoso central e coração.

O atual trabalho multidisciplinar pretender entender a radiação cósmica e fornecer a maneira mais segura possível de manter a saúde dos futuros astronautas segura e sem danos. “A pesquisa nessa área permanecerá sendo de prioridade máxima para a ESA”, concluiu o professor.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Sarcófago de 'supervisor dos tronos' é desenterrado no Egito

Um sarcófago de pedra calcária e várias estatuetas funerárias ushebti foram descobertas na cidade egípcia de Minya, por uma missão arqueológica do país, liderada por Mostafa al-Waziry, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do …

Trump não se compromete com transferência pacífica de poder

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recusou-se a se comprometer com uma transferência pacífica de poder caso seja derrotado na eleição presidencial de 3 de novembro. "Vamos ver o que vai acontecer", disse Trump, ao …

TikTok impõe restrições em anúncios de emagrecimento para combater gordofobia

O TikTok anunciou nesta quarta-feira (23) uma série de novas regras que restringem a veiculação de anúncios de aplicativos e suprimentos de emagrecimento dentro da plataforma. Segundo o comunicado oficial da rede social, o objetivo das …

Volkswagen vai indenizar ex-trabalhadores que denunciaram ditadura militar no Brasil

A subsidiária da montadora alemã Volkswagen anunciou que vai indenizar ex-trabalhadores por violações de direitos humanos no Brasil. Como reconhecido pela própria empresa, seus serviços de segurança interna colaboraram com a ditadura militar brasileira …

Coreia do Sul acusa Norte de ter matado brutalmente um de seus funcionários desaparecido

A Coreia do Sul afirmou que um dos funcionários de seu Ministério dos Oceanos e Pesca foi morto e queimado após ter desaparecido durante o serviço no mar. O funcionário de 47 anos teria desaparecido nesta …

Pedaço de gelo quase do tamanho do Recife se descola da última plataforma do Ártico

Um pedaço de quase 110 quilômetros quadrados de gelo se desprendeu da última plataforma de gelo da Groenlândia, chamada de Nioghalvfjerdsfjorden ou 79N. A título de comparação, o tamanho da parte que se soltou equivale …

Blue Origin quer criar habitats espaciais comerciais já na década de 2020

Parece que a Blue Origin, empresa de Jeff Bezos focada em voos espaciais comerciais, está mesmo querendo entrar no novíssimo e vindouro mercado de habitats na órbita da Terra — e pode ter a NASA …

Brasil é líder em conflitos socioambientais na Amazônia

Dono da maior extensão de Floresta Amazônica, o Brasil também é campeão em conflitos socioambientais na região. Um levantamento inédito comparando a situação de quatro países mostrou que, dos 1.308 confrontos registrados em 2017 e …

Lukashenko toma posse em cerimônia secreta em Belarus

O presidente de Belarus prestou juramento, nesta quarta-feira (26), em uma cerimônia mantida em sigilo. Este é o sexto mandato do chefe de Estado, no poder há 26 anos. "Alexander Lukashenko prestou juramento no idioma bielorrusso, …

Pássaros sacrificados como oferenda aos deuses são encontrados no Egito

Milhões de aves, que teriam sido utilizadas como oferenda aos deuses Hórus, Rá ou Thoth foram encontradas por uma equipe de arqueólogos no Egito. Os arqueólogos da Universidade Claude Bernard Lyon estavam trabalhando nas escavações de …