Misterioso raio cósmico é detectado incrivelmente perto da Terra

pelosbriseno / Flickr

Radiotelescópios do Observatório Very Large Array (VLA) no Novo México, EUA

Uma estranha rajada de ondas de rádio detectada no espaço foi rastreada até uma galáxia a 120 milhões de anos-luz do nosso planeta – a nível astronômico, essa é uma distância incrivelmente curta da Terra.

Esse sinal cósmico, apelidado de FRB 171020, faz parte da enorme descoberta anunciada semana passada por especialistas australianos. Em apenas um ano, o Australian Square Kilometre Array Pathfinder identificou 20 desses sinais de rádio que emanam do espaço profundo e, um dos quais, passou extremamente perto de nós.

As rajadas rápidas de rádio (fast radio bursts ou FRB) são um dos fenômenos mais intrigantes de todo o Universo. Apesar de extremamente poderosos – podendo gerar tanta energia quanto centenas de milhões de sóis –, suas emissões são breves e pontuais e, por isso, são muito difíceis de serem encontradas e estudadas.

Foi em 2007 que as primeiras manifestações cósmicas desse tipo começaram a ser debatidas pela comunidade científica e, desde então, pouco mais se descobriu sobre esses sinais. Os cientistas continuam sem entender o que poderia produzir uma explosão tão fugaz, mas, ao mesmo tempo, tão forte.

Todas essas incertezas, como nota o Daily Mail, levaram alguns especialistas a especular se essas rajadas de rádio podem ser fruto da colisão de estrelas com mensagens criadas por civilizações alienígenas avançadas tecnologicamente.

De acordo com os cientistas da Universidade de Tecnologia de Swinburne, na Austrália, que são responsáveis pela descoberta, o objeto que teria originado a emissão do sinal estaria a menos de 100 milhões de anos-luz da Terra – realmente perto.

A maioria das explosões até agora detectadas estão a 1 bilhão de anos luz de distância. No entanto, a FRB 171020 veio de uma galáxia a cerca de 120 milhões de anos luz, provavelmente da galáxia ESO 601-G036.

Elizabeth Mahony, uma das pesquisadoras envolvidas no descoberta, afirmou que essa galáxia tem características – tamanho, quantidade de oxigênio, velocidade da formação das estrelas – semelhantes às de Auriga, a única outra galáxia onde já se identificou com precisão uma rajada rápida de rádio.

No entanto, Auriga está bem mais distante da Terra, localizando-se a 2,4 bilhões de anos-luz. Ou seja, está quase 20 vezes mais longe que a galáxia rastreada agora – esses sinais cósmicos nunca estiveram tão perto da Terra.

Os cientistas estão esperançosos em descobrir a origem desses sinais, desenvolvendo pesquisas nesse sentido. A equipe de Mahony, por exemplo, foca seus telescópios na ESO 601-G036, tentando perceber de que parte da galáxia é que estes sinais são oriundos.

“E depois disso poderemos ser finalmente capazes de resolver o mistério dessas rápidas explosões de rádio”, concluiu Mahony, em declarações à New Scientist.

Ciberia // Sputnik / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …