Todos os anos, durante o verão, a cidade de Paris encerra uma de suas principais avenidas, perto do rio Sena, para ser transformada numa praia. No entanto, esse ano, a administração pública decidiu não reabrir a rua, criando uma alternativa para pedestres e ciclistas.
Esse ano, a capital francesa iniciou, em julho, o seu programa de verão “Praia de Paris”, que cria uma praia artificial na margem direita do Sena e no reservatório de Villette.
Cerca de 3.500 toneladas de areia, 50 palmeiras, 900 cadeiras de praia e 450 guarda-sóis foram usados para a agradável ocasião.
Após o encerramento da rua principal, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, revelou que estava pronta para um aumento absurdo do número de carros nas outras ruas e uma diferença significativa no trânsito – mas não foi o que aconteceu.
O tráfego manteve o seu ritmo tranquilo, mesmo na hora do pique, e apenas as ruas mais próximas sentiram o reflexo da nova medida.
Em setembro, passavam cerca de 2.600 veículos por hora na rua principal. Com o encerramento da avenida, houve um aumento de 1.301 carros nas ruas secundárias.
Isto quer dizer que metade dos carros ficaram em casa e os cidadãos estão recorrendo a transportes alternativos para chegar ao trabalho.
A prefeitura de Paris já está investindo na mobilidade urbana e pretende realizar elaborar medidas necessárias para melhorar o transporte alternativo.
A cidade francesa baniu todos os carros produzidos antes de 1997 das ruas centrais para diminuir os índices de poluição e, até 2020, pretende ter uma ciclovia que atravesse a cidade inteira.
// ZAP