Menino francês se mata após castigo por usar o celular na escola

Um menino de 11 anos se suicidou na cidade de Beausoleil, perto do Mônaco, no sul da França, depois de ter recebido um castigo no colégio por ter usado o celular em sala de aula.

A criança, que frequentava o quinto ano, falou com dois amigos sobre a sua intenção, antes de se jogar de uma ponte. A tragédia aconteceu na semana passada, mas só foi revelada no sábado pela imprensa local.

O procurador de Nice, Jean-Michel Prêtre, confirmou a existência de uma investigação, segundo divulgou a rádio France Bleu Azur. A criança estudava no colégio público de Bellevue, perto do Mônaco.

“O menino, como era costume, estava a caminho do ponto de ônibus com dois amigos, na volta para casa, quando anunciou aos companheiros que queria se matar”, informou o procurador, segundo o qual as crianças da escola começaram a falar do caso. Algumas teriam mesmo sido “mais ou menos testemunhas” do drama, diz Prêtre.

“Tudo parece ter tido origem no pânico que a criança sentiu após as advertências de um professor, por ter usado o celular na sala de aula e por ter sido castigado por isso”, acrescentou Prêtre.

Os dois colegas do estudante, que pegaram o ônibus, viram que o amigo continuou a andar, e avisaram seus próprios pais, que ligaram para os pais do menino. Mas os pais do estudante chegaram ao local e encontraram o corpo do filho já sem vida, debaixo de uma ponte.

A criança teria sido castigada com mais duas horas de exercícios na escola, um tipo de punição relativamente frequente nas escolas francesas. Mas a questão da punição é controversa.

Quando desrespeitam o regulamento escolar, alguns professores preferem mandar as crianças castigadas fazer uma pesquisa na biblioteca ou simplesmente deixá-las de castigo na sala dos professores. O regulamento é lido e discutido com as crianças no início do ano letivo.

No dia 3 de agosto, entrou em vigor na França o novo artigo do código de educação que proíbe o uso de celulares nas salas de aula do ensino obrigatório, uma proibição que afeta diretamente cerca de 10 milhões de estudantes. A medida era uma promessa de campanha do presidente Emmanuel Macron.

Cada escola tem liberdade de regulamentar a aplicação das novas normas e possíveis punições. Se algumas escolas, mesmo antes das novas regras, já impediam o uso dos equipamentos, outras se negam a dizer adeus aos celulares, que são tolerados nos momentos de recreio.

Beausoleuil é uma vila com 4.884 habitantes, a 25 quilômetros da fronteira com a Itália. O prefeito da cidade, Gérard Spinelli, adiantou que uma equipe de psicólogos do Ministério da Educação francês esteve na escola na semana passada para prestar assistência aos alunos do estabelecimento de ensino.

Ciberia // RFI / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …