Líder de banda com fãs fictícios e sem público explica como enganou todo mundo

O líder da banda Threatin, que se tornou famosa por ter fãs fictícios e após um show sem público, explica que tudo não passou de uma “manobra de publicidade” para conseguir atenção sobre sua música e salvar o rock.

Jered Eames, de 29 anos, tornou-se famoso depois que foi descoberto que a banda que criou, os Threatin, era, na verdade, uma grande farsa.

Em entrevista à revista Rolling Stone, Eames explica como criou vários sites fictícios sobre a banda, bem como empresas de relações públicas e editoras forjadas, para dar credibilidade aos Threatin.

Também inflacionou o número de seguidores da banda nas redes sociais e inventou um agente que negociou com vários clubes de rock pela Europa marcações para uma pretensa turnê mundial.

A turnê terminou ao cabo de apenas uma semana e após seis shows, pela falta de público. “Transformei uma sala vazia em títulos internacionais. Se está lendo isso, faz parte da ilusão”, escreveu nas redes sociais, depois de a insólita farsa ter sido noticiada.

Agora admite que tudo não passou de “manobra de publicidade”. “De nenhuma forma eu teria atenção suficiente sendo um artista rock em 2018, a não ser que fizesse alguma coisa para chamar a atenção das pessoas”, salienta Eames na Rolling Stone, garantindo que sua “música é muito real”.

“História feliz dura um dia, tragédia dura a vida inteira”

Natural do Missouri, nos EUA, Eames toca guitarra desde os 10 anos de idade e tem, alega, um problema de saúde grave, devido a uma insuficiência cardíaca que pode levá-lo a sangrar internamente até morrer.

Antes dos Threatin, teve uma banda com o irmão, com quem não fala há seis anos, e com a qual tentou uma carreira musical em Los Angeles, seguindo os passos tradicionais, com muitos shows e muitos bateres de porta em gravadoras sem sucesso.

Desfeita a parceria com o irmão, gravou 70 canções, tocando todos os instrumentos, e conseguiu contratar o engenheiro de som Greg Calbi que trabalhou com figuras como John Lennon e Bruce Springsteen, entre outros.

Também contratou três músicos para compor sua banda e começaram a tocar juntos regularmente, antes de marcarem os shows.

Ele explica na Rolling Stone que criou na cabeça uma persona à imagem de “vilões” do rock que admira como Alice Cooper, Ozzy Osbourne e Marilyn Manson. “Se você é o herói, vai ter um quarto da atenção do vilão“, nota. “Uma história feliz dura um dia, mas uma tragédia dura a vida inteira”, acrescenta.

Destacando que está disposto a fazer de tudo para “trazer o rock de volta à luz do palco”, Eames relata que se fabricou como uma estrela, inspirando-se no comediante Andy Kaufman, que costuma misturar ficção e realidade nas suas paródias.

“O fato de as pessoas olharem para esses números [de seguidores nas redes sociais] que podem ser tão facilmente burlados e darem algum tipo de mérito, demonstra uma falha enorme na indústria musical“, diz também.

A farsa desse anti-herói do rock já lhe garantiu fama mundial e pode ser o trampolim de lançamento para a carreira musical que tanto ansiava. Alguns dos clubes onde esteve sem público estão dispostos a lhe dar uma segunda oportunidade na certeza de que, dessa vez, vão esgotar os ingressos.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …