Cientistas descobrem responsável inesperado pelos “ataques sônicos” em Cuba

Rolando Pujol / EPA

Embaixada dos EUA em Havana, Cuba

Cientistas da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos, e da Universidade de Lincoln, no Reino Unido, analisaram uma gravação do ruído utilizado supostamente para os “ataques acústicos” contra diplomatas norte-americanos em Cuba, e chegaram a uma conclusão completamente inesperada.

Há mais de dois anos que o ruído misterioso e possivelmente prejudicial, registrado na embaixada dos Estados Unidos em Cuba, confunde as autoridades.

Depois de serem surpreendidos por um ruído agudo e persistente, vários diplomatas norte-americanos adoeceram, apresentando sintomas enigmáticos que incluíam dores de cabeça, dores de ouvido, vertigens, náuseas e perda auditiva.

Na época, os investigadores suspeitaram de que o chamado “ataque sônico” pudesse ter vindo de algum tipo de arma ultrassônica, que fazia explodir ondas sonoras ou microondas. No entanto, essa gravação bizarra pode, afinal, ter sido produzida por nada mais do que chilrear de grilos.

“Na comunidade médica há muitas controvérsias sobre que tipo de dano físico, se é que há algum, pode ter sido sofrido pelas pessoas afetadas. Tudo o que posso dizer é que o registro publicado pela agência AP é de um grilo, e achamos que sabemos a que espécie pertence”, assinalou um investigador.

Segundo Alexander Stubbs, da Universidade da Califórnia, e Fernando Montealegre-Z, da Universidade de Lincoln, os ruídos pertenciam ao grilo de cauda curta (Anurogryllus celerinictus), um inseto muito famoso pelos seus grunhidos durante o acasalamento.

As conclusões dos cientistas foram apresentadas no decorrer de uma reunião anual da Sociedade para Biologia Integrativa e Comparativa (SICB).

Quando as gravações bizarras eram comparadas aos chilros habituais desse grilo, os dois sons combinavam “em detalhes com nuances” e compartilhavam a mesma taxa de frequência.

As únicas discrepâncias observadas eram, porém, facilmente explicadas: enquanto os biólogos registram o som dos grilos na natureza, os diplomatas faziam as gravações dentro de uma casa.

Essa conclusão não significa que não houve qualquer ataque sônico, nem tampouco que os sintomas dos diplomatas eram inteiramente psicossomáticos.

Os cientistas defendem que pode ter havido algum tipo de interferência catastrófica que causou todo o evento que afetou 26 diplomatas norte-americanos. No entanto, a gravação pouco ou nada teve a ver com isso.

Aliás, mesmo que os grilos possam ter causado distúrbio, emitindo um ruído contínuo e perturbador, esses animais não têm o poder de causar danos aos seres humanos.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …