Ataques sônicos a diplomatas dos EUA podem não passar de histeria coletiva

US Department of State

Segundo um especialista, os diplomatas norte-americanos que se dizem vítimas dos chamados “ataques sônicos” experimentam apenas uma forma contagiosa de delírio coletivo.

Em 2016, diplomatas norte-americanos em Cuba foram alvo de um misterioso “ataque sônico”, realizado por uma tecnologia nunca vista antes de sons armados. O ataque em Cuba e, mais recentemente, na China, acionaram o alerta da chegada dessa arma perigosa e invisível.

No entanto, talvez nunca tenha acontecido nada.

De acordo com um especialista em doenças psicogênicas coletivas, os sintomas dos diplomatas poderiam ser o resultado de uma ilusão contagiosa coletiva, e não as marcas de uma arma sonora invisível para a qual não existem provas concretas.

“Estou convencido de que lidamos com um caso de histeria coletiva”, disse o sociólogo Robert Bartholomew à ABC News.

A condição é descrita pelo especialista como um fenômeno médico e social que causa ilusões e sintomas em determinado grupo de pessoas. O fenômeno tem sido observado não só nos últimos tempos, como ao longo da história.

Apesar de um relatório divulgado por cientistas da Universidade da Pensilvânia ter concluído que as vítimas de Cuba sofreram “danos nas redes cerebrais”, Bartholomew diz que a histeria coletiva é exatamente o fenômeno que estamos presenciando.

Armas sônicas não podem causar concussões – é fisicamente impossível”, argumenta Bartholomew, contrariando o resultado do relatório.

Na verdade, o estudo não foi conclusivo no que toca à forma como o trauma aconteceu, sugerindo que os sintomas e manifestações podem representar “uma nova entidade clínica”, destacando que ainda não está claro de que forma o ruído está relacionado com o que os diplomatas americanos relataram.

No entanto, Bartholomew desvaloriza os resultados do estudo, defendendo a tendência estereotipada das pessoas de alcançar diagnósticos médicos improváveis face a explicações mais plausíveis. “As pessoas escolhem uma hipótese mais exótica e cientificamente impossível”, destaca.

Seja qual for a causa dos sintomas misteriosos – se um som armado ou delírios desenfreados –, o certo é que não estão desaparecendo.

Caso venha a ser comprovado que se trata mesmo de um fenômeno de histeria coletiva, é provável que nunca venha a ser anunciado pelo governo. “Uma vez que é afirmada a existência de um ataque, não há volta”, explica Mitchell Joseph Valdés-Sosa, diretor do Centro de Neurociência cubano.

O governo estaria disposto a admitir que cometeu um erro?“, questiona.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Governo tem que tirar garimpeiros de terras yanomami em 15 dias para começar a enfrentar covid-19 em áreas indígenas

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou que o Governo Federal deveria retirar os garimpeiros das terras yanomami de Roraima como medida para conter o avanço do novo coronavírus nos territórios indígenas. A decisão liminar …

Encontrada a origem da vida no universo

Uma estrela morre por segundo no universo. Mas esses objetos estelares não somem totalmente, algo sempre fica para trás. Certas estrelas entram em supernova, que geram um buraco negro ou uma estrela de nêutrons, enquanto a …

Bolsonaro afirma que está com covid-19

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (07/07) que seu exame para detectar a covid-19 teve resultado positivo. Bolsonaro, de 65 anos, se submeteu ao exame na segunda-feira, após dizer que estava sentindo sintomas leves da …

Caso de peste bubônica é confirmado na China

Enquanto o mundo vem buscando tratamentos para a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), antigas doenças e ameças podem ressurgir, como um sinal de alerta para a sociedade. É esse o caso relatado pelas autoridades da saúde …

Petição que substituir estátua de Cristóvão Colombo por uma do músico Prince

O histórico processo de revisão das estátuas, nomes de rua e outras homenagens a personagens ligados ao racismo ou outros massacres étnicos prevê a retirada de tais homenagens, mas não somente: figuras efetivamente merecedoras dos …

EUA podem proibir aplicativos chineses, incluindo TikTok, diz secretário de Estado

Mike Pompeo já acolheu uma medida semelhante da Índia, que emitiu uma ordem provisória bloqueando o TikTok e outros 58 aplicativos ligados à China em meio ao primeiro choque fronteiriço mortal em décadas. O secretário de …

Brasil tem mais de 65 mil mortes por covid-19

O Brasil superou a marca de 65 mil mortos por covid-19 nesta segunda-feira (06/07), segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Ministério da Saúde. Foram 620 óbitos registrados nas últimas …

Homem cria uma "cadeira de rodas" off-road para que sua esposa possa ir a lugares que ela nunca imaginou

Quem precisa de uma cadeira de rodas para se locomover sabe que não é nada fácil percorrer certos terrenos. Viagens a lugares nevados, trilhas tropicais, montanhas… Tudo isso parece impossível. Mas não deveria ser. Aliás, …

Samsung pode ser beneficiada por tensão entre China e Índia

Enquanto os exércitos da China e da Índia se estranham na fronteira entre os dois países, quem pode sair ganhando com a rivalidade é uma empresa sul-coreana. A Samsung deve ser a principal beneficiada com o …

Com epidemia de Covid-19 controlada, Cuba inicia retomada do turismo internacional

Enquanto o coronavírus segue se propagando pelo continente americano, Cuba garante que a epidemia está controlada no país e reabre algumas praias ao turismo internacional. No total, país registrou pouco mais de 2.300 contaminações …