Bento XVI tenta culpar a revolução sexual dos anos 60 por casos de abuso na igreja

O papa emérito Bento XVI, que renunciou à liderança do Vaticano em 2013, publicou uma carta onde atribui os abusos sexuais de clérigos à “revolução sexual” dos anos 1960. Ele diz que mudanças históricas e culturais levaram à “dissolução” da moralidade no catolicismo.

A revolução sexual dos anos 1960 provocou a homossexualidade e a pedofilia em estabelecimentos católicos, disse Joseph Ratzinger no documento. A carta recebeu fortes críticas de teólogos, que dizem que ela é “cheia de problemas”. Casos de abuso sexual na Igreja Católica foram documentados bem antes dos anos 1960.

O especialista em Vaticano Joshua McElwee disse à publicação National Catholic Reporter que a carta não fala das questões estruturais que permitiram que os abusos fossem encobertos, nem comenta o fato de o próprio Bento ter sido por 24 anos chefe da congregação para a doutrina da Igreja Católica. Julie Rubio, teóloga católica, disse num tuíte que a carta era “profundamente perturbadora”.

É raro Bento XVI, que foi o primeiro papa a abdicar do cargo em quase 600 anos, intervir em assuntos clericais. Ele foi muito acusado de não conseguir proteger crianças de abusos cometidos por sacerdotes e abafar investigações, o que ele nega.

A única solução para o problema, dizia o papa, era “obediência e amor pelo Senhor Jesus Cristo”. A análise que ele fez dos escândalos sexuais que abalaram a igreja faz uma abordagem mais teológica e histórica do que a posição do papa Francisco, o atual líder do Vaticano. Num evento em fevereiro deste ano, Francisco clamou por “medidas concretas” para enfrentar o problema, e não apenas “condenações simplórias e óbvias”.

Como ele “atuou numa posição de responsabilidade, como um pastor da igreja” num momento em que muitos casos vieram à tona, Bento XVI disse que queria “colaborar com um novo começo”. Publicada na revista católica alemã Klerusblatt, a carta de 5.500 palavras é dividida em três partes.

Pedofilia ‘permitida e adequada’

A primeira parte apresenta “o contexto social da questão”, onde ele lamenta que os anos 1960 tenham sido uma época na qual “padrões de sexualidade se romperam totalmente”. Ele culpa filmes eróticos, imagens de nudez e “as roupas da época” pelo “colapso mental” e pela “violência”. Na época da revolução sexual, “a teologia moral católica tinha entrado num colapso que deixou a Igreja indefesa contra as mudanças na sociedade”, disse ele.

A revolução sexual fez a pedofilia ser “diagnosticada como permitida e adequada“.

Em seguida, a carta examina como esse período afetou a “dissolução do conceito cristão de moralidade”, principalmente em instituições educacionais católicas. Em alguns casos, bispos “tentaram criar um catolicismo novo, moderno”, e a revolução sexual gerou “grupos de homossexuais” nos seminários.

Ele diz que um bispo mostrou aos seus alunos filmes pornográficos para torná-los “resistentes a comportamentos contrários à fé”. “A questão da pedofilia, que me lembre, não se tornou aguda até a segunda metade dos anos 1980”, diz ele.

A carta conclui defendendo um retorno à fé. “Por que a pedofilia chegou a esse ponto?”, pergunta ele. “A razão fundamental é a ausência de Deus.” Ele diz que “a morte de Deus na sociedade” significa “o fim da liberdade” e a solução é “viver com Deus”. Ratzinger, então, agradece ao seu substituto, papa Francisco, “por tudo o que faz para nos mostrar a luz de Deus, que não desapareceu, mesmo hoje”.

O papa Francisco disse, numa carta publicada em 2018, que a igreja “não agiu rapidamente” em reação ao problema dos abusos e “não cuidou dos pequenos”. “Nós os abandonamos.”

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …