Stella tem 18 meses e, apesar de ser um cachorro, já sabe “falar” mais do que muitos humanos da sua idade. Através de uma máquina criada por sua tutora, o animal consegue se comunicar usando 29 palavras.
Além do talento da cachorrinha, é preciso reconhecer a habilidade da tutora Christina Hunger ao ensinar-lhe as palavras. Fonoaudióloga, ela instalou em casa um aparelho que permite que Stella expresse seus desejos.
Trata-se de um tapete com botões que correspondem a palavras. Os sons foram gravados por Cristina e são acompanhados de letreiros que indicam a palavra correspondente.
A evolução do animal é surpreendente, como ilustra uma história contada pelo site Bored Panda. Um dia, Stella estava choramingando na porta de casa e a tutora pensou que ela queria sair. Entretanto, a cadela foi até os botões explicar o problema: “Want” (Quero), “Jake”, “Come” (Vir), escreveu ela, indicando que estava à espera de Jake, noivo de Cristine.
Ela também é capaz de expressar uma mesma ideia de diferentes maneiras e inclusive pedir ajuda quando seu dispositivo não está funcionando corretamente. Os progressos da cachorrinha falante são mostrados através do Instagram, onde seu perfil é seguido por mais de 360 mil pessoas.
Se você também se apaixonou pela ideia de que nossos peludos podem se expressar através de palavras, não deixe de conferir o site de Cristina. Na página, em inglês, ela dá dicas e compartilha recursos com quem pretende ensinar os próprios mascotes a falar.
// Hypeness