Estudo mostra crianças desistindo de comida mesmo estando com fome para ajudar quem precisa

A maior ironia do mundo moderno é que, enquanto a fome atinge mais de 820 milhões de pessoas, cerca de 66 toneladas de alimentos são desperdiçadas por segundo no mundo.

Diante disto, hoje o maior gesto de altruísmo que podemos ter é oferecer comida a quem tem fome. No entanto, se esta é uma atitude da qual estamos acostumados a ver nos adultos, seriam as crianças capazes de desistir de sua própria comida para ajudar quem mais precisa?

Em um estudo encabeçado pelo Instituto de Aprendizagem e Ciências do Cérebro da Universidade de Washington, a resposta é sim, já que o comportamento altruísta já começa na infância.

A pesquisa foi feita com quase 100 crianças de 19 meses de idade, que doaram seu próprio lanche – mesmo estando com fome a um estranho em necessidade. As descobertas não apenas mostram que os jovens se envolvem em comportamento altruísta, mas também sugerem que as primeiras experiências sociais podem moldar esse altruísmo.

Segundo Rodolfo Cortes Barragan – principal autor do estudo, o altruísmo é um dos aspectos mais interessantes que nos distingue enquanto seres humanos: “É uma parte importante do tecido moral da sociedade. Nós, adultos, ajudamos um ao outro quando vemos alguém carente e fazemos isso mesmo que haja um custo para nós. Então testamos as raízes disso em bebês.”

O desafio dos pesquisadores era compreender se os bebês humanos eram capazes de agir além do interesse próprio, diante de uma das necessidades biológicas mais fundamentais: comida. No experimento, a criança e o pesquisador adulto sentaram-se à mesa e o pesquisador mostrou à criança um pedaço de fruta. O que aconteceu a seguir foi determinado se a criança estava no grupo controle ou no grupo teste.

No grupo de controle, o pesquisador jogou gentilmente o pedaço de fruta em uma bandeja no chão além de seu alcance, mas ao alcance da criança. O pesquisador não mostrou expressão e não tentou recuperar o fruto. Já no grupo de teste, ele fingiu soltar acidentalmente a fruta na bandeja e alcançá-la sem sucesso.

Segundo o autor, apenas este gesto de se esforçar para alcançar a comida foi suficiente para desencadear uma resposta de ajuda nas crianças. Mais da metade das crianças do grupo de teste pegou a fruta e a deu ao adulto, em comparação com 4% das crianças do grupo controle.

Em um segundo experimento com outras crianças, os pais foram convidados a trazer o filho imediatamente antes do lanche ou das refeições programadas, quando era provável que ela estivesse com fome.

Os cenários do grupo de controle e teste foram repetidos, mas com crianças que agora estavam mais motivadas a colher os frutos para si. O resultado é que, enquanto 37% do grupo de teste ofereceu a fruta ao pesquisador, nenhuma das crianças no grupo de controle o fez.

Segundo os pesquisadores, experiências vividas e certas origens culturais definem se uma criança terá, ou não, gestos altruístas. Porém, crianças que crescem com irmãos também são mais propensas a ter atos de generosidade e a dividir. De acordo com Barragan, a pesquisa irá continuar: “Se pudermos descobrir como promover o altruísmo em nossos filhos, isso pode nos levar a uma sociedade mais solidária.”

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …