Bolsonaro não está com novo coronavírus: veja líderes mundiais em alerta com a Covid-19

Chris Kleponis / EPA

O presidente Jair Bolsonaro se manifesou pelas redes sociais dizendo que o teste para o novo coronavírus deu negativo. Sua esposa, Michele e as filhas, além do ministro Augusto Heleno, também estão livres da doença.

Nesta manhã, Bolsonaro foi visto circulando com uma máscara enquanto conversava com assessores. Lembrando que o uso da proteção é recomendado por especialistas para cenários suspeitos. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que voltou de viagam da Espanha, se isolou por conta própria.

O alerta atingiu o Palácio do Planalto após a confirmação de que Fábio Wajngarten, secretário de Comunicação Social, está com o coronavírus. O membro do governo federal esteve ao lado de Bolsonaro nos Estados Unidos, onde se encontrou com Donald Trump, na Flórida.

Fábio posou para uma foto acompanhado de Trump e do vice-presidente dos EUA, Mike Pence. O líder norte-americano disse aos repórteres que esteve com Wajngarten, mas que não está preocupado.

“O serviço médico da Presidência da República adotou e está adotando todas as medidas preventivas necessárias para preservar a saúde do Presidente da República e de toda comitiva presidencial que o acompanhou em recente viagem oficial aos Estados Unidos, bem como dos servidores do Palácio do Planalto”, se manifestou o governo brasileiro em nota.

A administração brasileira ressaltou que já entrou em contato com a Casa Branca informando sobre o teste positivo de Fábio Wajngarten.

‘Muito mais fantasia’

Assim como Donald Trump, Bolsonaro insiste, ou pelo menos insistia, em minimizar o risco do coronavírus e culpou a imprensa em discurso na Conferência Internacional de Miami, nos EUA.

“Durante o ano que se passou, obviamente, temos um momento, uma crise, uma pequena crise. No meu entender, muito mais fantasia, a questão do coronavírus, que não é isso tudo que a grande mídia propala ou propaga pelo mundo todo”.

Suspeita entre líderes

Outros líderes mundiais convivem com a possibilidade de infecção. A CNN diz que Donald Trump está “muito preocupado” com a chance de testar positivo para a Covid-19. O presidente dos Estados Unidos jantou ao lado de Bolsonaro e Wajngarten no em Mar-a-Lago, resort de Trump na Flórida. Ainda não se sabe se o norte-americano passou por testes.

Ainda nos EUA, os senadores Rick Scott, da Flórida, e Lindsey Graham, da Carolina do Sul, estão isolados por contra própria. Os dois estiveram no jantar de Trump com a comitiva brasileira.

“Ouvi falar disso. Nós jantamos na Flórida, em Mar-a-Lago, com a delegação inteira, eu não sei se o assessor de imprensa estava lá. Se ele estava lá, ele estava lá. Mas não fizemos nada de muito fora do comum. Nós nos sentados um do lado do outro por um período de tempo”, disse Trump na Casa Branca.

Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido, está atento, uma vez que a ministra Nadine Dorries, à frente da pasta de Saúde Pública, foi diagnosticada com o vírus. Boris, no entanto, não teve contato direto com ela nos últimos dias.

A esposa de Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, testou positivo para o coronavírus. “Envio a todos toda minha coragem e meus pensamentos calorosos (mas apenas abraços de ‘melhoras’ à distância!)”, brinca Sophie Grégoire Trudeau, que está isolada. O premiê canadense também segue despachando em casa e sem contato com a mulher.

Peter Dutton, ministro de Interior da Austrália, informou que seu teste para o novo coronavírus deu positivo. Na semana passada, Dutton se reuniu com Ivanka Trump, filha do presidente Donald Trump.

“Esta manhã acordei com febre e dor de garganta”, afirmou Dutton, que também se encontrou com procurador-geral dos Estados Unidos, William Barr. “A política das autoridades de Saúde é que quem dá resultado positivo deve ser hospitalizado e eu cumpri a instrução”, acrescentou.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …