Herdeiro da Samsung pode voltar a ser preso

samsungtomorrow / Flickr

O herdeiro da Samsung, Lee Jae-Yong

O herdeiro da Samsung, Lee Jae-yong, pode ter de voltar à prisão. Procuradores de justiça da Coreia do Sul pediram nesta quinta-feira (4) uma nova detenção do antigo diretor da gigante como parte de uma investigação sobre fraudes contábeis no braço de biologística da companhia.

Além disso, também há suspeitas quanto a uma fusão realizada em 2015 que aumentou o controle de Lee sobre a sul-coreana e que, para a justiça, pode ter pavimentado o caminho do executivo à vice-presidência.

São casos antigos e, pelo menos em teoria, não-relacionados aos motivos anteriores que levaram à prisão de Lee, envolvido no escândalo de suborno e tráfico de influência que derrubou a ex-presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, deposta em março de 2017. O executivo foi solto em 2018, após passar pouco menos de um ano na cadeia, e teve o restante de sua sentença de cinco anos reduzida após acordo de liberdade condicional.

Agora, a investigação das autoridades se concentra sobre uma fusão realizada em 2015 entre a Samsung C&T, holding que controla todas as empresas do grupo coreano, e a Cheil Industries, dos setores têxtil e químico. A aquisição levou a um aumento da parcela de controle possuída por Lee, o que levou outros acionistas a questionarem o negócio como uma manobra para solidificar ainda mais o poder familiar do herdeiro sobre a companhia.

O movimento levou acionistas a abrirem processos judiciais para impedir a fusão, considerada “injusta” para o restante dos participantes. Em 2017, entretanto, a justiça da Coreia do Sul deu parecer favorável à fusão e disse que não existem ilegalidades que sustentem o pedido de anulação. O caso agora voltou a ser aberto em conjunto a outra investigação relacionada a fraudes contábeis no braço de biologística da Samsung.

Lee foi convocado a depor no dia 26 de maio sobre os dois casos e, agora, as autoridades da Coreia do Sul pediram sua prisão sob acusações de violar regras de auditoria e manipular decisões da empresa de forma a alterar diretamente os preços das ações. O mandato não tem efeito imediato e deve ser avaliado por juízes no dia 8, quando será decidido se o herdeiro vai ou não retornar à cadeia.

Em nota, os advogados do ex-diretor da Samsung lamentaram profundamente a decisão das autoridades e afirmaram que o executivo permanece à disposição da justiça, demonstrando total cooperação às investigações e entregando fatos ou documentos sempre que isso é exigido dele. A defesa, entretanto, não deu detalhes sobre possíveis apelos ou movimentos jurídicos para impedir a prisão.

O executivo permanece recluso em sua casa, na capital Seul, e fez uma rara aparição pública no início de maio, quando se comprometeu a encerrar a sucessão familiar na diretoria da Samsung. Em conferência online, ele pediu desculpas por seu envolvimento nos recentes escândalos e atendeu aos pedidos de acionistas e outros diretores da própria Samsung, que viam uma manutenção do controle dos Lee sobre a companhia como insustentável e danosa à sua reputação e desempenho.

O herdeiro enfrenta, ainda, um outro processo judicial no qual é acusado de subornar acionistas e executivos de alto escalão para manter a sucessão familiar na Samsung. O caso também envolveria legisladores e oficiais de regulação, que receberiam dinheiro para garantir essa permanência. No total, US$ 8 bilhões teriam sido usados em tais negociações, um montante que, inclusive, teria saído dos caixas da própria fabricante sul-coreana.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …