Herdeiro da Samsung pode voltar a ser preso

samsungtomorrow / Flickr

O herdeiro da Samsung, Lee Jae-Yong

O herdeiro da Samsung, Lee Jae-yong, pode ter de voltar à prisão. Procuradores de justiça da Coreia do Sul pediram nesta quinta-feira (4) uma nova detenção do antigo diretor da gigante como parte de uma investigação sobre fraudes contábeis no braço de biologística da companhia.

Além disso, também há suspeitas quanto a uma fusão realizada em 2015 que aumentou o controle de Lee sobre a sul-coreana e que, para a justiça, pode ter pavimentado o caminho do executivo à vice-presidência.

São casos antigos e, pelo menos em teoria, não-relacionados aos motivos anteriores que levaram à prisão de Lee, envolvido no escândalo de suborno e tráfico de influência que derrubou a ex-presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, deposta em março de 2017. O executivo foi solto em 2018, após passar pouco menos de um ano na cadeia, e teve o restante de sua sentença de cinco anos reduzida após acordo de liberdade condicional.

Agora, a investigação das autoridades se concentra sobre uma fusão realizada em 2015 entre a Samsung C&T, holding que controla todas as empresas do grupo coreano, e a Cheil Industries, dos setores têxtil e químico. A aquisição levou a um aumento da parcela de controle possuída por Lee, o que levou outros acionistas a questionarem o negócio como uma manobra para solidificar ainda mais o poder familiar do herdeiro sobre a companhia.

O movimento levou acionistas a abrirem processos judiciais para impedir a fusão, considerada “injusta” para o restante dos participantes. Em 2017, entretanto, a justiça da Coreia do Sul deu parecer favorável à fusão e disse que não existem ilegalidades que sustentem o pedido de anulação. O caso agora voltou a ser aberto em conjunto a outra investigação relacionada a fraudes contábeis no braço de biologística da Samsung.

Lee foi convocado a depor no dia 26 de maio sobre os dois casos e, agora, as autoridades da Coreia do Sul pediram sua prisão sob acusações de violar regras de auditoria e manipular decisões da empresa de forma a alterar diretamente os preços das ações. O mandato não tem efeito imediato e deve ser avaliado por juízes no dia 8, quando será decidido se o herdeiro vai ou não retornar à cadeia.

Em nota, os advogados do ex-diretor da Samsung lamentaram profundamente a decisão das autoridades e afirmaram que o executivo permanece à disposição da justiça, demonstrando total cooperação às investigações e entregando fatos ou documentos sempre que isso é exigido dele. A defesa, entretanto, não deu detalhes sobre possíveis apelos ou movimentos jurídicos para impedir a prisão.

O executivo permanece recluso em sua casa, na capital Seul, e fez uma rara aparição pública no início de maio, quando se comprometeu a encerrar a sucessão familiar na diretoria da Samsung. Em conferência online, ele pediu desculpas por seu envolvimento nos recentes escândalos e atendeu aos pedidos de acionistas e outros diretores da própria Samsung, que viam uma manutenção do controle dos Lee sobre a companhia como insustentável e danosa à sua reputação e desempenho.

O herdeiro enfrenta, ainda, um outro processo judicial no qual é acusado de subornar acionistas e executivos de alto escalão para manter a sucessão familiar na Samsung. O caso também envolveria legisladores e oficiais de regulação, que receberiam dinheiro para garantir essa permanência. No total, US$ 8 bilhões teriam sido usados em tais negociações, um montante que, inclusive, teria saído dos caixas da própria fabricante sul-coreana.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Coronavírus na Coreia do Norte: Kim Jong-un declara 'sucesso brilhante' no combate à pandemia e zero casos

O líder norte-coreano Kim Jong-un elogiou o "sucesso brilhante" de seu país ao enfrentar a pandemia de covid-19, segundo a agência de notícias estatal KCNA. Falando em uma reunião do Politburo, Kim disse que o …

Bolsonaro veta uso obrigatório de máscaras em comércio, templos e repartições públicas

Presidente alegou que uso de máscaras em locais fechados pode ser classificado como "violação de domicílio" e vetou trecho que obrigava o poder público a fornecer máscaras para a população mais pobre. O presidente Jair Bolsonaro …

Novos hábitos devem fazer parte da vida das sociedades no pós-pandemia, dizem especialistas

Enquanto a vacina que poderá conter a disseminação do novo coronavírus não sai, o mundo seguirá lavando as mãos. exaustivamente, abusando do álcool gel (ou de desinfetantes poderosos), caprichando na limpeza de tudo o …

Coroas de buracos negros supermassivos podem ser fonte de "partículas fantasmas"

Nas profundezas do gelo antártico, estão enterrados mais de 5.000 sensores de luz, que fazem parte do Observatório IceCube, um detector de neutrinos. Em 2018, este observatório recebeu a atenção da comunidade científica de todo …

Partícula exótica nunca vista antes é descoberta no CERN

Cientistas trabalhando no Grande Colisor de Hádrons (LHC) observaram uma partícula exótica composta de quatro quarks charm. Essa é provavelmente a primeira descoberta de uma classe de partículas jamais observada pelos físicos. O quark é uma …

Lava Jato denuncia José Serra por lavagem de dinheiro

Ministério Público Federal acusa senador de ter recebido pagamentos indevidos da Odebrecht através de contas no exterior. Verônica Serra, filha do político, também é denunciada. A força-tarefa da Operação Lava-Jato em São Paulo denunciou nesta sexta-feira …

'Morra quem morrer', diz prefeito na Bahia ao decretar reabertura do comércio

O prefeito da cidade de Itabuna (BH), Fernando Gomes, declarou em vídeo divulgado nas redes sociais que autorizará reabertura de estabelecimentos comerciais em 9 de julho. Ao anunciar a implementação do decreto que autorizará reabertura do …

Édouard Philippe, premiê francês, pede demissão e deixa cargo após três anos

O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, apresentou sua demissão nesta sexta-feira (3) ao presidente Emmanuel Macron, que aceitou o pedido. O anúncio foi feito nesta manhã pela assessoria do palácio do Eliseu, a sede da …

Crânio achado em tumba submarina revela aparência de homem da Idade da Pedra

Oscar Nilsson, um artista forense sueco, reconstruiu virtualmente a aparência de um homem da Idade da Pedra, cujo crânio sem mandíbula foi encontrado em uma estaca dentro de uma tumba submarina de aproximadamente oito mil …

Alemanha quer eliminar extremismo de direita de tropa de elite

Com reforma, Ministério da Defesa alemão pretende "apertar o botão de reset" no KSK, unidade de elite das Forças Armadas abalada por escândalos sobre envolvimento de seus membros com extremismo de direita. A ministra alemã da …