Alemães tocam Beethoven durante quarentena

SinfonicaXalapa / Facebook

Orquestra Sinfônica de Xalapa em Tlaqná, Centro Cultural.

Nos últimos dias, a Pauliplatz, uma movimentada praça em Colônia, ficou em silêncio – não havia nenhuma criança brincando, quase nenhum carro e apenas alguns pedestres. Até os pássaros pareciam estar em quarentena. Mas, às 18h de domingo (22/03), várias janelas se abriram.

As notas de uma corneta podiam ser ouvidas, seguidas pelo som de uma flauta e de um clarinete. Um violino e um contrabaixo começaram a tocar do outro lado da praça. Não era uma orquestra completa, mas quase.

Aqueles que não tocaram um instrumento simplesmente cantaram junto à melodia do último movimento da Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, recitando os versos do poema de Friedrich Schiller Ode à alegria, também conhecido como Hino à alegria.

A exemplo do que grupos de músicos fizeram na Itália, associações de música alemãs criaram a campanha “Músicos para a Alemanha” , apoiada por milhares de profissionais e amadores em todo o país.

A ação foi divulgada nas redes sociais para que o flash mob acontecesse no domingo. A notícia se espalhou rapidamente, com muitos baixando as partituras fornecidas pela organização. “Ninguém espera um evento musical perfeito! Estar presente é tudo” era o lema da campanha.

Em Berlim, cantores da Ópera Estatal transformaram suas varandas em palcos. “Quando não são possíveis apresentações de ópera e shows com uma plateia ao vivo, precisamos recorrer a outros meios”, disse o diretor geral de música de Stuttgart, Cornelius Meister. Inúmeras apresentações musicais foram filmadas em todo o país e compartilhadas na internet no fim de semana.

Por que Ode à Alegria?

A escolha da peça musical executada é simbólica. A Ode à Alegria representa um apelo à fraternidade e à solidariedade – e é também o hino da União Europeia.

“É uma ótima ideia seguir o exemplo dos italianos e tocar Ode à Alegria juntos”, disse Malte Boecker, diretor da Casa de Beethoven, em Bonn, e diretor artístico da Sociedade de Aniversário de Beethoven.

A música também foi tocada na Casa de Beethoven no último domingo. Peter Materna, diretor do Jazzfest Bonn, tocou saxofone enquanto os funcionários cantaram em várias salas e janelas da casa. A cidade planeja uma série de eventos neste ano em comemoração ao 250º aniversário do compositor.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …