Nesta quinta-feira (25), o presidente Jair Bolsonaro anunciou a nomeação do ex-presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Carlos Alberto Decotelli da Silva, como novo ministro da Educação.
Carlos Alberto Decotelli da Silva comandou o FNDE, autarquia, vinculada ao Ministério da Educação, responsável por executar parte das ações da pasta relacionadas à educação básica em apoio aos municípios, como alimentação e transporte escolar, entre fevereiro e agosto de 2019.
O anúncio do novo ministro, que é da reserva da Marinha, foi feito em redes sociais.
A chefia da pasta de Educação está disponível desde a semana passada, após saída de Abraham Weintraub, que entrou em atrito com o Supremo Tribunal Federal (STF). Decotelli será o terceiro ministro da Educação do governo, depois de Weintraub e Ricardo Vélez.
Decotelli é bacharel em Ciências Econômicas pela UERJ, Mestre pela FGV, doutor pela Universidade de Rosário, Argentina, e pós-doutor pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha.
Segundo Valor Econômico, o oficial da reserva da Marinha coordenou atividades na Escola de Guerra Naval e participou do planejamento de governo durante o período de transição. O jornal destaca que a nomeação é considerada uma indicação da ala militar e seria uma derrota da ala ideológica, que defendia a manutenção do alinhamento às ideias de Weintraub.
// Sputnik News