Banksy financia navio que resgatou ao menos 200 refugiados

O novo trabalho artístico de Banksy é, acima de tudo, um projeto humanitário. O misterioso artista britânico é o financiador do Louise Michel, nome de um barco de resgate que está atuando no Mediterrâneo para ajudar refugiados que tentam chegar à Europa pelo mar.

O trabalho é feito em parceria com uma tripulação formada por ativistas europeus com experiência na questão.

O barco, batizado em homenagem a uma feminista anarquista francesa do século XIX, zarpou da costa espanhola no último dia 18 de agosto. Na última semana, ele resgatou 89 pessoas que estavam à deriva na região central do Mediterrâneo. Em outras duas operações anteriores, a embarcação financiada por Banksy salvou outras 109 imigrantes.

Quem vê o Louise Michel, logo identifica o trabalho de Banksy: com traços característicos do artista, uma menina com cabelos ao vento segura uma boia de resgate rosa em forma de coração. A embarcação, que navega com a bandeira alemã, ainda tem escrito “Rescue” (“Resgate”) em letras capitais na lateral e é decorado com tinta na mesma cor.

“Como a maior parte das pessoas que consegue se dar bem no mundo da arte, eu comprei um iate para cruzar o mediterrâneo”, diz um vídeo publicado nas redes sociais do artista. Enquanto essas frases aparecem, imagens de refugiados caindo no mar desesperados aparecem. “Era um navio da marinha francesa, que nós transformamos em um navio de resgate porque as autoridades europeias deliberadamente ignoram chamadas de socorro de ‘não europeus’.”

View this post on Instagram

. . mvlouisemichel.org

A post shared by Banksy (@banksy) on

A ligação de Banksy com o resgate de refugiados já dura um ano. Em setembro de 2019, ele entrou em contato com a ativista Pia Klemp, por e-mail, oferecendo ajuda para comprar um barco para o trabalho voluntário na região. Ao “Guardian”, ela afirmou que o envolvimento do artista com a causa é limitado. “Banksy não finge saber como operar um navio de resgate e nós não fingimos ser artistas”, disse.

Um dos objetivos do navio é chegar aos refugiados antes que eles sejam capturados de volta pela guarda-costeira da Líbia, de onde a maioria vêm. Há relatos de maus tratos e até mesmo da venda de alguns refugiados quando esses são retornados aos portos líbios.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …