Para amenizar a sensação de solidão de professores em aulas online, alunos norte-americanos começaram a usar o TikTok para incentivar mais estudantes a abrirem as câmeras durante encontros educacionais à distância.
A usuária da rede social Madison Mora (@madisonnoellemoran), graduanda da Michigan State Uni, foi uma das primeiras a lançar a tendência, que já coleciona milhões de visualizações na plataforma de vídeos curtos.
Por conta do isolamento social devido à pandemia de coronavírus, centenas de instituições de ensino em todo o mundo optaram por continuar o cronograma de forma remota. Contudo, a nova rotina de aulas muitas vezes acaba se tornando impessoal em razão de câmeras desligadas por parte dos alunos, o que contribui para o mal-estar e desconforto de docentes.
No vídeo divulgado por Madison, por exemplo, é possível ver a mudança imediata de semblante da professora ao notar que a aluna ligou a câmera para assistir à aula.
“Se ela [professora] vir pelo menos um rosto [na chamada de vídeo], ela pode se comunicar com alguém sem sentir que está apenas falando para uma tela em branco”, explicou a jovem ao “Insider“.
Em outro vídeo, a usuária @arianadaneshmand mostra o exato momento em que um professor explica que aulas remotas com todos os alunos de câmeras desligadas tornam-se um fardo emocional, já que não há interação suficiente “cara a cara”.
Logo em seguida, uma aluna resolve ligar a câmera, e o professor imediatamente sorri e elogia o suéter da estudante como um gesto de simpatia e agradecimento.
Atitude parecida aconteceu em agosto deste ano, quando alunos do primeiro ano do ensino médio de um colégio de Sorocaba, São Paulo, se uniram para abrir as câmeras em homenagem aos esforços dos professores durante as aulas à distância.
O vídeo se tornou viral no e coleciona mais de um milhão de visualizações nas redes sociais.
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