ES quer retomar aulas com protocolo de despedida em caso de morte de alunos ou professores

Tomaz Silva / Agência Brasil

Parece até fake news, mas é um retrato da política brasileira em tempos de pandemia do novo coronavírus: o plano de retomada das aulas presenciais nas instituições da educação básica no estado do Espírito Santo reconhece o risco de óbitos de alunos, professores e demais funcionários da escola, e estabelece uma espécie de ‘protocolo do luto’ com orientações sobre como atuar diante desses casos.

O conteúdo, divulgado pelo governo comandado por Renato Casagrande (PSB) e disponibilizado para consulta pública nesta sexta-feira (4), sugere que, “havendo óbitos de alunos ou de profissionais da escola, e se for algo desejado pela comunidade escolar, o grupo pode organizar ritos de despedida, homenagens, memoriais, formas de expressão dos sentimentos acerca da situação e em relação à pessoa que faleceu”.

O governador Renato Casagrande decidiu que as escolas estaduais voltarão a ter aulas presenciais a partir do mês de outubro, começando pelas de ensino médio, depois os do 6º ao 9º ano, e finalmente os do 1º ao 5º ano.

O plano de volta às aulas no Espírito Santo

Automaticamente, o risco de contaminação por coronavírus é assumido, assim como as mortes por covid-19. O documento prossegue apontando que será permitido: “a construção de uma rede socioafetiva para os enlutados. Simbolizar a dor de alguma forma contribui para o processo de luto, lembrando sempre que cada um vive esse momento de uma maneira, como uma experiência pessoal e única e que, por isso, precisa ser respeitado”, diz o texto.

Seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que é a de diminuição da circulação de pessoas, haverá também a redução no número de alunos por turma. Ficando 50% presencial e outros 50% não presenciais, por meio das APNPs (Atividades Pedagógicas Não Presenciais).

O plano prevê que as turmas façam um revezamento: as classes seriam divididas em duas turmas, cada uma teria aulas presenciais a cada dos dias, alternando sua presença na escola – no dia em que uma turma for a escola, a outra fica em casa, e no dia seguinte isso se inverte, e assim sucessivamente.

Também estará no protocolo das aulas presenciais medidas como distribuição de álcool gel para higienização individual dos frequentadores da escola, assim como medição de temperatura para identificar possíveis sintomas de covid-19.

Até a manhã de sexta-feira (11), o Espírito Santo teve 3.314 mortes por coronavírus e 118.130 casos confirmados da doença, diz o Painel Covi-19, plataforma do Governo do Estado. O ‘protocolo do luto’ criado pela Secretaria de Educação do Espírito Santo pode ser acessado no link. O conteúdo está na página 65 do documento oficial.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …