União Europeia quer acelerar vacinação contra Covid-19 em todo o bloco

Líderes europeus se reúnem em videoconferência nesta quinta-feira (21) para discutir como acelerar a campanha de imunização contra a Covid-19 nos países-membros. Na agenda, os dirigentes da União Europeia também devem debater a cooperação em relação às vacinas com países de fora do bloco.

A Comissão Europeia definiu ações-chave para intensificar a luta contra a pandemia da Covid-19, e em comunicado divulgado essa semana, uma das ações será a ajuda aos parceiros do bloco. De acordo com Bruxelas, o executivo europeu deve criar “um mecanismo para estruturar o fornecimento de vacinas partilhadas pelos estados-membros com os países terceiros”.

O Brasil não foi citado no documento. Resta a expectativa de que o país seja levado em consideração durante o debate dos dirigentes nesta quinta-feira.

O bloco europeu pretende doar cerca de 2,3 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, até o momento, para os países dos Balcãs Ocidentais (Albânia, Bósnia-Herzegovina, Macedônia do Norte, Kosovo e Sérvia), alguns parceiros orientais (Geórgia, Moldávia, Ucrânia, Armênia e Azerbaijão), além da África.

Acelerar a imunização na Europa

Desde a semana passada, a empresa farmacêutica americana Pfizer reduziu temporariamente as entregas de sua vacina Pfizer/Biontech contra a Covid-19 na Europa para aumentar sua capacidade de produção. O objetivo é produzir 2 bilhões de doses de vacina por ano em vez dos 1,3 bilhão planejadas.

A Comissão Europeia também conta com a autorização de novas vacinas. A agência europeia de medicamentos deve aprovar uma terceira vacina, a da AstraZeneca, no dia 29 de janeiro, e, depois, será a vez do imunizante da Johnson & Johnson.

Para sair da crise o mais rápido possível, Bruxelas pretende ainda aumentar os testes e dispor de mais genomas do vírus sequenciados para detectar suas fragilidades e forças.

A presidente do executivo europeu, Ursula von der Leyen, quer que um certificado de vacinação contra a Covid-19 seja reconhecido mutuamente nos 27 países do bloco. Nesta cúpula, os chefes de estado e governo da União Europeia devem abordar a questão.

Esse certificado de vacinação possibilitaria a monitoração da primeira e da segunda dose, além de facilitar a circulação dos europeus no continente. Atualmente, todas as viagens não essenciais são fortemente desaconselháveis até que a situação epidemiológica melhore consideravelmente.

Estratégia de vacinação na União Europeia

Para tentar manter as mutações do novo coronavírus sob controle, o centro europeu de prevenção de doenças, a agência europeia de medicamentos, a Comissão Europeia e os governos dos 27 países do bloco pretendem até março vacinar pelo menos 80% das pessoas com mais de 80 anos e 80% dos profissionais de saúde, assistentes sociais e cuidadores em asilos de idosos.

Até o verão de 2021, entre os meses de junho a agosto, os estados-membros deverão ter vacinado 70% de suas populações adultas.

Novas restrições e taxas altas de contaminação

Para conter a propagação do vírus e de sua mutação, a Alemanha prorrogou o lockdown até 14 de fevereiro e anunciou o fechamento de escolas e jardins de infância. Holanda e Dinamarca também intensificaram as restrições para frear a epidemia.

No Reino Unido, as mortes pelo coronavírus bateram um novo recorde diário. Desde o último sábado (16), a França endureceu as medidas sanitárias e impôs um toque de recolher às 18h em todo o país. Apesar do início da vacinação contra a Covid-19, a taxa de infecção diária do novo coronavírus está aumentando em vários países da Europa.

Em Portugal, o número médio de infecções atingiu um recorde de mais de 10 mil casos por dia. No Reino Unido (43.257), Espanha (33.360), França (18.820) e Alemanha (16.404) a média de contaminações tem sido bastante alta. Ultimamente, de cada 100 novos casos de Covid confirmados no mundo, 30 são no continente europeu.

Desde o início da pandemia foram registrados quase 28 milhões de casos e 636 mil mortes na Europa, o continente mais atingido pelo novo coronavírus. Atualmente, os países europeus com o maior número diário de mortes são o Reino Unido (1.820), Alemanha (883), Itália (477) e França (363).

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …