EUA doará 80 milhões de vacinas anticovid; cerca de 6 milhões vão para América Latina

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta quinta-feira (3) a doação de 80 milhões de vacinas anticovid a serem distribuídas no mundo. A maior parte dos imunizantes vai para o programa Covax, beneficiando países da América Latina, Ásia a África.

“Hoje, o governo anuncia o programa para a divisão das 80 milhões de doses de vacinas americanas através do mundo”, declarou a Casa Branca em um comunicado. “Ao menos três quartos das doses doadas serão distribuídas via Covax”, acrescentou. Os 25% restantes (20 milhões de doses) serão destinadas “a países necessitados, aqueles que enfrentam surtos da epidemia, e vizinhos imediatos” dos Estados Unidos, explicou a Casa Branca.

“O processo de envio dos primeiros 25 milhões está em andamento“, disse à imprensa Jeff Zients, coordenador da Casa Branca para a resposta à Covid-19. “Compartilhamos essas doses, não por favores ou concessões. Compartilhamos essas vacinas para salvar vidas e liderar o mundo em direção ao fim da pandemia com o poder de nosso exemplo e nossos valores”, disse Biden em um comunicado.

A Casa Branca informou que, para as doses a serem distribuídas por meio do mecanismo Covax, Washington priorizará países da América Latina e Caribe, e do Sul e Sudeste Asiático, além da África.

Segundo o plano dos Estados Unidos, das primeiras 25 milhões de doses, cerca de 7 milhões serão destinadas à Ásia, especialmente à Índia, Nepal, Bangladesh, Paquistão, Sri Lanka, Afeganistão, Vietnã, Papua Nova Guiné e Taiwan. Cerca de seis milhões irão para a América do Sul, América Central e Caribe, incluindo Brasil, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Peru, Guatemala e Haiti.

Cinco milhões de doses foram reservadas para a África e serão distribuídas em coordenação com a União Africana, disse o assessor de segurança nacional Jake Sullivan. “No entanto, os Estados Unidos terão definitiva autoridade para dizer se as doses vão para lá ou para cá”, acrescentou.

Covax já distribuiu 80 milhões de doses

A Índia rapidamente expressou sua gratidão. O primeiro-ministro Narendra Modi disse no Twitter que conversou com a vice-presidente americana Kamala Harris após o anúncio. “Agradeço profundamente a garantia de fornecimento para a Índia como parte da estratégia dos Estados Unidos”, disse Modi.

O diretor-geral da OMS,Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse estar “muito grato” pelo anúncio de Biden de distribuir doses “para proteger aqueles que estão em maior risco e incentivar outros a fazerem o mesmo”.

Biden disse que as mais de 6 milhões de doses restantes das 25 milhões iniciais serão enviadas diretamente aos países que estão enfrentando surtos ou estão em crise, assim como parceiros e vizinhos, como Coreia do Sul, Canadá e México.

O sistema Covax, fundado pela OMS, busca vacinas suficientes para 30% da população de 92 dos territórios mais pobres do mundo. O custo dos imunizantes é coberto pelos doadores.

O dispositivo já entregou 80 milhões de doses de vacinas anticovid em 127 territórios, sendo que 97% delas são do imunizante da AstraZeneca e o restante da Pfizer/BioNTech.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …