Japão volta a declarar estado de emergência em Tóquio

O primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, anunciou nesta quinta-feira (08/07) um novo estado de emergência na região de Tóquio. O alerta vai vigorar até 22 de agosto e abrange o período de realização dos Jogos Olímpicos.

O estado de emergência entrará em vigor na próxima segunda-feira para impedir o aumento de casos de covid-19 na capital japonesa, disse Suga.

Na prática, porém, a medida não representa muitas mudanças em relação à situação atual, além de um aumento das restrições para estabelecimentos comerciais.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio ocorrem de 23 de julho a 8 de agosto e estão confirmados apesar dos alertas contrários de médicos e especialistas sanitários e da oposição da maioria da população. Visitantes estrangeiros não serão permitidos.

O país asiático também decidiu estender o estado de emergência na região de Okinawa (sudoeste), onde já estava ativo, e manter certas restrições nas províncias de Chiba, Saitama e Kanagawa, próximas a Tóquio e onde também serão realizadas competições dos Jogos.

Na província de Osaka (oeste), as medidas também serão mantidas, enquanto em outras cinco (Hokkaido, Quioto, Aichi, Hyogo e Fukuoka) elas serão suspensas a partir de segunda-feira.

Com ou sem público?

A nova declaração de emergência sanitária, a quarta para Tóquio, pode afetar a presença do público nas instalações esportivas olímpicas da capital e dos arredores.

Os organizadores do evento nunca descartaram a realização de competições a portas fechadas devido à situação epidêmica, mas anunciaram recentemente que pretendiam restringir o público à metade da capacidade das instalações, ou no máximo 10 mil espectadores.

As autoridades agora estariam considerando reduzir o número para 5 mil ou até zero, ou realizar a portas fechadas os eventos que começam depois das 21h, incluindo as cerimônias de abertura e encerramento, de acordo com a imprensa japonesa.

Representantes do comitê organizador japonês, dos Comitês Olímpico e Paraolímpico Internacionais e das autoridades de Tóquio e do governo japonês devem tomar uma decisão em breve.

Infecções em alta

O governo japonês planejava inicialmente manter certas restrições sem declarar o nível máximo de alerta durante a competição esportiva internacional, que foi adiada por um ano devido à pandemia, mas foi forçado a mudar de posição devido ao forte aumento de infecções na capital.

Tóquio registrou nesta quinta-feira 896 novos casos de covid-19, após contabilizar 920 na véspera, uma cifra que não registrava desde maio, quando o estado de emergência anterior ainda vigorava nas áreas mais populosas do país.

O número diário de novas infecções em Tóquio pode subir para mil em julho e 2 mil em agosto, o que eleva o risco de os hospitais da capital ficarem sem leitos de emergência, segundo projeções de um especialista da Universidade de Quioto.

Ciberia // DW

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …