A Microsoft anunciou que o Excel passará a ter suporte a uma rolagem de tela mais suave na próxima atualização do seu aplicativo para desktop.
Hoje, a rolagem ainda segue o modelo antigo que desce ou sobe várias células simultâneas, o que pode fazer o usuário se perder em planilhas muito longas ou colar informações em locais errados.
O Excel nunca adotou esse sistema mais fluido porque foi projetado para destacar automaticamente a célula no canto superior esquerdo da planilha. Segundo o engenheiro da Microsoft Steve Kraynak, embora possa parecer uma mudança simples, resolvida em algumas linhas de código, há todo um complexo sistema estrutural por trás que impedia a mudança.
Kraynak destacou que esse ajuste impacta em várias outras funcionalidades, como congelar painéis, redimensionar linhas, cortar e colar, filtrar a pesquisa, ler ou inserir comentários e estilos de células. Após analisarem todos os impactos, foi necessário dividir o processo em duas partes: uma para quem usa a roda do mouse e outra para as barras de rolagem — em telas sensíveis ao toque, essa rolagem da tela já era suave.
Agora, você poderá parar de descer ou subir a tela no meio de uma linha/coluna, algo impossível no modelo antigo. Além disso, o update deve trazer também alguns outros recursos como arrastar a barra para definir o local exato da visualização e entregar mais precisão para os botões da barra de rolagem e durante o movimento do arrasto de seleção (quando você seleciona várias células a ponto de precisar “descer a tela”).
O recurso já está disponível para testadores beta do programa Windows Insiders e deve chegar gradualmente para todos os assinantes do Microsoft 365 “nos próximos meses”.
Ciberia // Canaltech