Microsoft Excel resolve um dos problemas mais antigos e irritantes do programa

A Microsoft anunciou que o Excel passará a ter suporte a uma rolagem de tela mais suave na próxima atualização do seu aplicativo para desktop.

Hoje, a rolagem ainda segue o modelo antigo que desce ou sobe várias células simultâneas, o que pode fazer o usuário se perder em planilhas muito longas ou colar informações em locais errados.

O Excel nunca adotou esse sistema mais fluido porque foi projetado para destacar automaticamente a célula no canto superior esquerdo da planilha. Segundo o engenheiro da Microsoft Steve Kraynak, embora possa parecer uma mudança simples, resolvida em algumas linhas de código, há todo um complexo sistema estrutural por trás que impedia a mudança.

Kraynak destacou que esse ajuste impacta em várias outras funcionalidades, como congelar painéis, redimensionar linhas, cortar e colar, filtrar a pesquisa, ler ou inserir comentários e estilos de células. Após analisarem todos os impactos, foi necessário dividir o processo em duas partes: uma para quem usa a roda do mouse e outra para as barras de rolagem — em telas sensíveis ao toque, essa rolagem da tela já era suave.

Agora, você poderá parar de descer ou subir a tela no meio de uma linha/coluna, algo impossível no modelo antigo. Além disso, o update deve trazer também alguns outros recursos como arrastar a barra para definir o local exato da visualização e entregar mais precisão para os botões da barra de rolagem e durante o movimento do arrasto de seleção (quando você seleciona várias células a ponto de precisar “descer a tela”).

O recurso já está disponível para testadores beta do programa Windows Insiders e deve chegar gradualmente para todos os assinantes do Microsoft 365 “nos próximos meses”.

Ciberia // Canaltech

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Brasil fez lobby para mudar relatório climático, diz Greenpeace

Vários países, entre eles o Brasil, tentaram fazer mudanças em um crucial relatório da ONU sobre como combater o aquecimento global, afirmou o Greenpeace nesta quinta-feira (21/10), citando um grande vazamento de documentos. Os documentos aos …

Site da Coreia do Sul é usado para hospedar vírus e distribuí-lo via torrents

Uma campanha de distribuição de malwares na Coreia do Sul está disfarçando cavalos de troia de acesso remoto como um jogo para o público adulto, compartilhado via serviço de hospedagem de arquivos, como o WebHard, …

América Latina pode levar ‘muitos anos’ para superar impacto da pandemia, alerta FMI

Os efeitos negativos da pandemia de Covid-19 em termos de produtividade, emprego e capital humano na América Latina e Caribe podem "demorar muitos anos para serem revertidos". O alerta foi feito nesta quinta-feira (21) pelo …

Dinossauro “garça do inferno com cara de crocodilo” é descoberto

Dois dinossauros carnívoros de dentes pontiagudos com crânios de crocodilo apareceram uma vez nas margens do rio na Ilha de Wight, na Inglaterra, revelam novos fósseis. Os cientistas deram às criaturas nomes científicos que se traduzem …

As 9 acusações contra Bolsonaro no relatório da CPI - e a manobra governista para tentar blindá-lo

Após o relatório da CPI da Covid no Senado acusar o presidente Jair Bolsonaro de nove crimes durante a pandemia, um senador da bancada governista tentou uma manobra para "blindar" o chefe do Executivo e …

Nova onda de covid-19 atinge o Leste Europeu

Uma nova onda de covid-19 se alastra pela Europa, sobretudo em países do Centro e do Leste, onde as taxas de imunização se mantêm mais baixas. A alta nos casos em vários países faz com …

Ator Alec Baldwin mata acidentalmente cineasta e fere diretor em set de filmagem nos EUA

O ator Alec Baldwin disparou uma arma que não devia estar carregada, utilizada nas filmagens no Novo México (EUA), matando a cineasta Halyna Hutchins e ferindo o diretor Joel Souza, segundo as autoridades. O incidente se …

Covid-19: terceira dose da vacina da Pfizer é 95,6% eficaz contra formas sintomáticas

A terceira dose da vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech tem eficácia de 95,6% contra as formas sintomáticas da doença. É o que mostra um estudo coordenado pelos dois laboratórios, publicado nesta quinta-feira (21). O …

Trump anuncia lançamento da Truth Social, sua nova rede social

Plataforma começará a ser testada em novembro. Ex-presidente dos EUA também prevê lançamento de serviço de vídeos. Republicano foi banido de Facebook e Twitter após incitar invasão do Capitólio. Nove meses depois de ser expulso de …

Cientistas determinam causa do desaparecimento dos mamutes na Sibéria

Cerca de 4.000 anos atrás desapareceram os últimos mamutes-lanosos que habitavam nas regiões gélidas do Ártico, incluindo a Sibéria. Durante décadas os cientistas acreditaram que estes ancestrais majestosos dos atuais elefantes se extinguiram porque eram constantemente …