Dinossauro “garça do inferno com cara de crocodilo” é descoberto

(dr) Anthony Hutchings

A ilustração do artista mostra como os Spinosaurídeos seriam naquela época. Ceratosuchops inferodios é mostrado em primeiro plano e Riparovenator milnerae em segundo plano.

Dois dinossauros carnívoros de dentes pontiagudos com crânios de crocodilo apareceram uma vez nas margens do rio na Ilha de Wight, na Inglaterra, revelam novos fósseis.

Os cientistas deram às criaturas nomes científicos que se traduzem como “garça do inferno com chifres e cara de crocodilo” e “caçador de beira de rio”. Os predadores são as primeiras espécies de espinossaurídeos, parentes do estranho e possivelmente anfíbio Spinosaurus, que era maior do que o Tyrannosaurus rex e tinha uma grande “vela” nas costas.

As duas novas espécies exibiam o crânio alongado semelhante ao de um crocodilo, muito parecido com o Spinosaurus, mas não há evidências das “velas”. Ceratosuchops inferodios, a recém-descoberta “garça do inferno”, é conhecida apenas por alguns fragmentos de crânio, enquanto a “caçadora de margem do rio” Riparovenator milnerae, nomeada em homenagem à falecida paleontóloga britânica Angela Milner, é conhecida por pedaços de crânio e alguns ossos do cóccix.

Anteriormente, apenas um tipo de espinossaurídeo havia sido encontrado no Reino Unido: um caçador com garras impressionantes conhecido como barionix.

“Já sabemos há algumas décadas que dinossauros semelhantes ao Baryonyx aguardavam ser descobertos na Ilha de Wight, mas encontrar os restos mortais de dois desses animais em sequência foi uma grande surpresa”, disse o co-autor do estudo Darren Naish, um Paleontólogo britânico independente, em um comunicado. Naish também escreveu sobre as descobertas em seu blog, Tet Zoo.

Diversidade de predadores

Embora as duas novas espécies sejam conhecidas apenas por alguns ossos, os fragmentos de ossos descobertos foram muito reveladores, pois incluíam as caixas cranianas e os dentes dos dinossauros. A caixa craniana contém muitas pistas anatômicas para identificar diferentes espécies, incluindo a posição de nervos e ligamentos musculares. C. inferodios exibia uma testa protuberante com chifres baixos e saliências.

“Descobrimos que os crânios diferem não apenas do Baryonyx, mas também um do outro, sugerindo que o Reino Unido abrigava uma diversidade de espinossaurídeos maior do que se pensava anteriormente”, Chris Barker, estudante de doutorado da Universidade de Southampton e principal autor do estudo, disse na declaração.

As duas novas espécies viveram há cerca de 125 milhões de anos, no início do período Cretáceo – cerca de 25 milhões de anos antes do dramático Spinosaurus, esportivo de vela. Eles provavelmente perseguiam os cursos d’água de uma antiga planície inundada, caçando como garças enormes e dentuças. Eles provavelmente abocanhavam peixes e presas terrestres usando suas mandíbulas, que eram bem adequadas a esse estilo de caça. Ambas as espécies provavelmente cresceram até cerca de 9 metros de comprimento, com base no tamanho de seus crânios (1 m).

As diferentes formas de crânio das duas espécies sugerem que elas poderiam ter estilos de caça ligeiramente diferentes, o que pode ter permitido que Baryonyx, C. inferodios e R. milnerae encontrassem muita comida em uma região compartilhada.

“Pode parecer estranho ter dois carnívoros semelhantes e intimamente relacionados em um ecossistema, mas na verdade isso é muito comum tanto para dinossauros quanto para vários ecossistemas vivos”, afirmou o coautor David Hone, conferencista sênior e diretor de programas de ciências biológicas do Queen Mary University of London, no comunicado.

Árvore genealógica dos espinossaurídeos

A história e a evolução da família dos espinossaurídeos são um pouco controversas; na verdade, os pesquisadores nem mesmo concordam se o espinossauro do final do cretáceo agia como uma garça ou como um crocodilo. Mas a nova descoberta sugere que este grupo de dinossauros pode ter evoluído no que é hoje a Europa antes de se espalhar para a Ásia e o supercontinente Gondwana, que mais tarde se dividiu em África e América do Sul, escreveram os pesquisadores na quarta-feira (29 de setembro) na revista Nature Communications.

Os pesquisadores tentaram construir uma árvore genealógica, o que coloca os novosespinossaurídeos em um ramo separado (os baryonychines, para os amantes de taxonomia) essa divisão do ramo que deu origem ao Spinosaurus (os spinosaurines) cerca de 145 milhões de anos atrás.

Ainda há muito a aprender – a quase total ausência de táxons [grupos] de espinossaurídeos jurássicos continua sendo um problema! – mas, por enquanto, parece que o grupo se originou na Europa e se espalhou pela Ásia e África”, escreveu Naish em Tet Zoo. “A presença de barioniquíneos e espinossauros na África indica eventos separados de migração para esses clados.”

Os pesquisadores agora estão trabalhando em um artigo mais detalhado sobre a cauda de R. milnerae, escreveu Naish. Os ossos da cauda sugerem uma cauda alta e achatada, semelhante à forma vista no caimã moderno. Eles também planejam explorar mais as relações entre os diferentes parentes dos espinossaurídeos por todo o mundo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …