Estudo parece ter descoberto por que o parto normal é tão difícil em humanos

Já é de senso comum dentro da comunidade científica que fisiologia humana é única, sendo diferente da de qualquer outro primata. Isso, no entanto, acaba tornando os partos de nossa espécie ainda mais difíceis. Para encontrar os motivos, pesquisadores exploraram a tecnologia de modelagem biomecânica, descobrindo alguns fatos importantes.

Os cientistas contam que formato do canal do parto humano é estreito e dobrado na entrada, e as contrações sentidas no momento do nascimento precisam girar o cérebro grande dos bebês, além de seus ombros largos, em quase 90 graus para caber na pelve.

Se o bebê ficar preso, a vida da criança e da mãe podem estar em risco e, infelizmente, isso acontece em cerca de 6% de todos os nascimentos do mundo.

Até hoje, muitas das partes mais fundamentais da gravidez humana ainda são mistérios e, tradicionalmente, a pelve humana deveria ser moldada para ajudar a pessoa na hora de caminhar. Porém, na questão evolutiva, ser um animal bípede não favorece a hora do parto.

Os pesquisadores explicam que se a entrada do útero para o canal do parto fosse oval e mais profunda, o bebê poderia deslizar direto para fora, sem a necessidade de fazer movimentos muito complicados, como fazem outros primatas.

No entanto, em humanos, a pelve precisaria se inclinar em um grau ainda maior, o que acabaria resultando em uma curva mais profunda na parte inferior das costas, comprometendo a estabilidade e a saúde da nossa coluna.

Então, provavelmente essa é a razão para que o canal de parto tenha evoluído e chegado nessa forma. No caso dos chimpanzés, os filhotes precisam somente girar um pouco a cabeça para sair, enquanto os bebês humanos precisam se mover em quase 90 graus.

Mesmo depois dessa movimentação, o bebê ainda não terá uma saída reta, precisando girar mais uma vez para conseguir tirar os ombros do canal de parto, uma vez que são mais largos que a cabeça.

As pesquisas dos cientistas sugerem, então, que a região tem esse formato para trazer um melhor suporte ao assoalho pélvico, que ajuda os ossos a sustentarem os órgãos abdominais. Se o canal de parto inferior tivesse uma saída ainda mais larga, a estabilidade do assoalho pélvico seria aprimorada, mas o parto seria muito mais arriscado.

De acordo com estudos evolutivos, os canais de parto das mulheres Neandertais eram semelhantes aos dos chimpanzés, o que sugere que a torção é relativamente recente e exclusiva dos humanos.

Visto que os Neandertais também se levantavam e andavam sobre os dois pés, assim como nós, se torna mais interessante para os cientistas entenderem o porquê de a pélvis dos Homo sapiens se destacarem.

O estudo foi publicado na revista científica BMC Biology.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …