Bebês nascidos de cesárea não têm micróbios essenciais no organismo

De acordo com o maior estudo de seu tipo, feito com quase 600 bebês recém-nascidos no Reino Unido, crianças que nascem pelo método da cesárea ao invés de parto normal tendem a não ter micróbios intestinais essenciais para a saúde, enquanto podem ter alguns micróbios prejudiciais encontrados comumente em hospitais.

Diversos estudos científicos já mostraram a importância da microbiota – os micróbios que vivem em nossos organismos – para a saúde humana.

Também várias pesquisas indicaram que o parto natural pode ser melhor para a microbiota da criança, que passa pelo canal vaginal da mãe e adquire os micróbios essenciais desta forma.

O fato de que os bebês nascidos por cesárea continham micróbios prejudiciais, entretanto, é que foi mais surpreendente no novo estudo.

“O nível de colonização por patógenos é chocante nessas crianças. Quando vi os dados pela primeira vez, não pude acreditar”, disse o principal autor do estudo, o microbiologista Trevor Lawley, do Instituto Wellcome Sanger em Hinxton (Reino Unido).

O estudo envolveu 596 bebês, 314 nascidos pela vagina e 282 por cesárea, pelas mãos de parteiras ou médicos em três hospitais nas cidades de Londres e Leicester.

A equipe de Lawley analisou o DNA dos micróbios nas fezes de todos eles em três períodos diferentes: quatro, sete e 21 dias após o nascimento.

As diferenças entre as microbiotas intestinais eram tão absurdas que os pesquisadores podiam dizer quais bebês haviam nascido de qual forma somente olhando para as bactérias presentes em suas fezes.

Bebês nascidos por cesariana não tinham cepas de bactérias comensais normalmente vistas em pessoas saudáveis. Por sua vez, tais bactérias compunham a maior parte da microbiota de bebês nascidos pelo canal vaginal. A pior notícia, entretanto, foi que o intestino de bebês nascidos por cesariana também continha bactérias “oportunistas” como Enterococcus e Klebsiella.

Os pesquisadores observaram que, alguns meses depois do nascimento, a microbiota dos bebês ficou mais semelhante, com exceção de um gênero comum chamado Bacteroides, quase ausente em crianças nascidas por cesárea.

Em média, nove meses depois, 60% dos bebês cesarianos ainda não tinham Bacteroides em seus intestinos, sendo que estudos anteriores sugeriram que essas bactérias podem afetar o sistema imunológico e diminuir a inflamação.

Além disso, análises genômicas realizadas nos micróbios de bebês nascidos de cesárea mostraram genes responsáveis por vírus e resistência a antibióticos, ligados às bactérias oportunistas com as quais nasceram.

É bom lembrar que fatores além do método de nascimento dos bebês podem influenciar sua microbiota, incluindo o fato de que mães que realizam cesáreas recebem antibióticos que podem afetar o bebê durante a amamentação e que estes bebês costumam passar mais tempo em um ambiente hospitalar.

Por fim, enquanto o estudo pode ajudar os cientistas a desenvolverem métodos de fornecer a mesma microbiota essencial que vem com o parto natural a bebês nascidos por cesárea, isso ainda está longe de se tornar realidade.

“A ideia de colocar micróbios indefinidos em crianças imunologicamente subdesenvolvidas é muito arriscada. Nossos dados não suportam isso”, resume Lawley. Um artigo sobre a pesquisa foi publicado na revista científica Nature.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …