Turista será indenizado se for assaltado no Rio

Tânia Rêgo / Agência Brasil

Em almoço com empresários no Copacabana Palace, o prefeito eleito Marcelo Crivella (PRB) revelou alguns de seus desejos. E incluiu medidas heterodoxas, como indenização a turistas que forem assaltados na cidade e transformação dos pardais em câmeras de segurança, para auxiliar no combate à criminalidade.

“Se os turistas declararem o celular na chegada ao aeroporto e forem roubados, vamos indenizá-los. Não vamos aceitar, de maneira nenhuma, que nas áreas turísticas tenhamos violência ou qualquer outro tipo de problema”, garantiu Marcelo Crivella, que, mesmo sem esclarecer como seria paga a indenização, arrancou aplausos dos empresários.

Com relação à fiscalização eletrônica, ele disse que “os pardais traiçoeiros que ficam multando a gente” poderiam ter as câmeras apontadas para as calçadas. Ele também reiterou que vai usar a Guarda Municipal no policiamento comunitário, com armas não letais.

Marcelo Crivella manifestou também a intenção de assumir os restaurantes populares, que foram fechados pelo estado. “A não ser que as contingências financeira-econômicas nos impeçam. O Rio está com 250 mil desempregados, e temos que pensar nessas pessoas”, afirmou.

Sempre defendendo a parceria com o setor privado, o prefeito eleito do Rio salientou que “o turismo é a maior riqueza da nossa terra” e prometeu desburocratizar os processos de licenciamento, descrito pelos empresários como “muito confuso”.

Os empresários gostaram do primeiro contato com o prefeito eleito.

“Crivella mostrou que ainda está numa fase preliminar de planejamento, mas valeu muito pelos setores que incomodam os empresários, como a burocratização e o que vai ser feito com a segurança”, destacou a organizadora do encontro, Andréia Repsold, presidente do Grupo de Líderes Empresariais (LIDE-Rio).

O prefeito eleito também gostou. “Esse encontro é fundamental para gente começar a estabelecer relacionamento de transparência e de enfrentarmos controvérsias”. Crivella revelou que já tem “no coração” os nomes que vão compor seu secretariado, mas que pretende, antes de fazer qualquer anúncio, “mostrar para eles o cenário”.

Entretanto, adiantou que pretende reduzir a máquina. “Não é possível um governo perdulário, que não corte o número de secretarias e cargos, depois cobrar sacrifícios dos fornecedores e da classe empresarial”, discursou.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …