Temperaturas glaciais na Europa já provocaram mais de 60 mortes

A vaga de frio na Europa continua a ser mortífera, com mais sete vítimas verificadas essa terça-feira (10) nos Balcãs, seis na Polônia e outras tantas na Roménia desde quinta-feira, o que eleva o total para mais de 60.

De acordo com o jornal The Guardian, já há 61 vítimas confirmadas, com cerca de um terço dos casos ocorridos na Polônia, o país mais afetado, onde seis pessoas morreram apenas esta terça-feira, com o termómetro a baixar até aos -20ºC em algumas regiões, anunciou o centro governamental de Segurança Nacional (RCB).

Na Romênia, “seis mortes devido a hipotermias” foram contabilizadas ao nível nacional em seis dias, anunciou o Ministério da Saúde, no seu primeiro balanço oficial.

O conjunto do território foi colocado em alerta “temperaturas glaciais” na terça-feira. O termómetro desceu até aos -32ºC no centro do país, com o frio provocando o encerramento de escolas em Bucareste e no departamento de Constanta, no sudeste.

Nos Balcãs, foram pelo menos sete as mortes relatadas nas últimas 24 horas – Sérvia (3), Macedônia (3) e Albânia (1) – pela imprensa local.

No sul da Sérvia, onde as temperaturas desceram abaixo dos -20ºC, morreram de frio um homem de 88 anos e o filho de 64 na localidade de Duga Poljana.

No leste do país, a televisão sérvia, RTS, relatou a história de um homem que caiu num buraco profundo, do qual não foi capaz de sair durante dois dias, sobrevivendo a temperaturas inferiores a -20ºC. Socorrido por fim por um vizinho, o homem, cuja idade não foi revelada, foi internado.

A navegação no Danúbio foi suspensa ontem até nova ordem, por causa dos pedaços de gelo que se formaram no rio. Os portos no Mar Negro foram encerrados por causa dos fortes ventos.

Na Grécia, um navio da Marinha de guerra deveria sair de Atenas hoje esta noite para a ilha de Lesbos, para acolher centenas de refugiados e migrantes que aí vivem em tendas, depois das quedas de neve nos últimos dias.

A embarcação pode “receber 500 pessoas” que estão vivendo em condições miseráveis, afirmou o porta-voz da marinha de guerra, vice-almirante Spyridon Pollatos, à agência noticiosa AFP.

Esta vaga de frio vindo da Escandinávia afeta a Europa desde o fim da semana passada, provocando vítimas em outros países do Leste, como República Tcheca ou Bulgária, designadamente entre sem abrigos e migrantes, mas também na Macedônia, Bielorrússia ou Itália.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …