A luta pela vida de bebê com doença rara que recebeu doações de quase 1 em cada 10 belgas

Quase um em cada dez belgas colaborou com a campanha de um casal para arrecadar 1,9 milhão de euros (cerca de R$ 8,6 milhões) e salvar a vida de seu bebê.

Pia, de nove meses, tem atrofia muscular espinhal (AME), condição genética que impede o desenvolvimento adequado dos músculos e, na sua versão mais grave, costuma causar a morte antes dos dois anos de idade. Ela precisa tomar um medicamento chamado Zolgensma, conhecido como o remédio mais caro do mundo.

“Posso voar em vez de engatinhar”, diz uma mensagem no site TeamPia (“Time Pia”, em tradução livre), criado para aumentar a conscientização sobre a doença e arrecadar fundos para o tratamento.

A família, que mora em Antuérpia, arrecadou dinheiro suficiente para cobrir o custo de uma dose única da medicação — que ainda não foi aprovada na Europa, mas está disponível nos EUA.

A Bélgica tem uma população de 11,4 milhões de habitantes — e mais de 950 mil contribuíram com a campanha, segundo Ellen De Meyer, mãe de Pia. O dinheiro foi arrecadado por meio de um serviço de doação via SMS — 2 euros (cerca de R$ 9) por mensagem de texto — lançado há poucos dias, e por meio da plataforma digital de arrecadação de fundos GoFundMe.

“É impressionante que um país possa se unir para algo assim“, afirmou De Meyer à emissora belga VRT News. A família disse à BBC que está tentando agora que a empresa de telecomunicações reduza as taxas de serviço cobradas usualmente pelas mensagens de texto.

De Meyer afirmou que o dinheiro arrecadado será transferido para uma conta bancária criada para Pia dentro de 40 dias, e que a família viajará em seguida para os EUA, onde a menina fará o tratamento.

A atrofia muscular espinhal é uma condição genética que afeta os nervos da medula espinhal, enfraquecendo os músculos e dificultando a movimentação, respiração e deglutição dos pacientes. A doença pode ser de quatro tipos e se manifesta principalmente na infância – Pia nasceu em 27 de novembro e foi diagnosticada com EMA tipo 1 em maio.

O tipo 1 é o mais agressivo, e os bebês que sofrem desta condição têm uma expectativa de vida de até dois anos. Apesar de não ter cura, existem medicamentos que ajudam a neutralizar os efeitos da doença e, dentre eles, o mais revolucionário é o Zolgensma.

No site TeamPia, a família publicou uma mensagem destacando a necessidade do novo tratamento “milagroso”. “Um medicamento maravilhoso foi inventado, chamado Zolgensma. É uma terapia genética, administrada de uma vez só, que vai inserir [o gene ausente] no meu DNA”, explica a postagem, escrita em nome de Pia.

“Os primeiros resultados deste medicamento são muito promissores. Eu poderia levar uma vida longa e bonita, em que poderia até aprender a andar, ou pelo menos ser mais independente.”

O tratamento, que envolve uma única dose de Zolgensma administrada por injeção, foi testado com sucesso em algumas crianças nos EUA. Mas, embora tenha trazido esperança a muitos pais, seu preço provocou uma onda de críticas à empresa farmacêutica dona da patente, a Novartis.

A companhia afirma que o custo do tratamento é alto porque se trata de “uma terapia única e transformadora para uma doença extremamente rara“. “Estamos cientes da Pia e dos esforços para facilitar seu acesso ao tratamento”, afirmou a Novartis em comunicado divulgado na terça-feira. “Também reconhecemos que pacientes e famílias em todo o mundo estão interessados em obter acesso ao tratamento o mais rápido possível.”

A medicação não está disponível na Europa, depende ainda da aprovação da Agência Europeia de Medicamentos (EMA). A ministra da Saúde da Bélgica, Maggie De Block, afirmou que, embora a medicação fosse extremamente cara, as negociações sobre o custo não seriam realizadas até que recebessem a aprovação europeia.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Polícia da Holanda encontra família que diz ter passado 9 anos fechada em quarto secreto ‘esperando o fim do mundo’

Uma família de seis pessoas que passou nove anos em uma fazenda "esperando o fim do mundo" foi descoberta pela polícia na Holanda, depois que um deles apareceu em um bar da região de Ruinerworld. Um …

Ter um cachorro pode te ajudar a viver mais, aponta estudo

Nos últimos anos diversas pesquisas apontaram as vantagens de se ter um cachorro em casa. Nossos fiéis amigos de quatro patas são muito mais do que companheiros, mas podem nos ajudar a viver mais. É …

Desde 1970 a NASA sabe que existe vida em Marte, diz ex-engenheiro da agência

Em um artigo publicado na terça-feira (15) na revista Scientific American, Gilbert Levin, um ex-engenheiro da NASA que trabalhou nas missões Viking, faz uma afirmação polêmica: a de que, desde a década de 1970, a …

Brexit: União Europeia e Reino Unido anunciam um acordo em Bruxelas

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson anunciou na manhã desta quinta-feira (17) que encontrou um "excelente novo acordo" para o Brexit com a União Europeia, a poucas horas da cúpula da UE para selar a saída …

Câmara dos EUA condena retirada militar do norte da Síria

Por 354 votos a 60, deputados rejeitaram decisão de Trump de abandonar forças curdas que lutavam ao lado dos EUA. Resolução contou com apoio de mais da metade da bancada republicana. A Câmara de Representantes dos …

Vacina contra o câncer de mama pode estar disponível em 8 anos, diz a Clínica Mayo

Pesquisadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o câncer ovário e de mama que poderia estar disponível dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes a …

Líder de Hong Kong abandona discurso no Parlamento após protestos

Parlamentares pró-democracia forçam Carrie Lam a interromper pronunciamento anual. Sem conseguir completar fala, chefe do Executivo faz discurso sobre futuro político da região administrativa especial da China em vídeo. A chefe do Executivo de Hong Kong, …

Barcelona se prepara para novos protestos, depois de noite tensa em aeroporto

A Catalunha se prepara para um novo dia de indignação, depois que milhares de ativistas pela independência cercaram o aeroporto de Barcelona, na segunda e terça-feira, para denunciar a condenação de seus líderes a sentenças …

Erdogan acusa militares sírios de bombardear posições turcas

Dois soldados turcos foram mortos na área de Manbij pelo Exército do governo sírio, disse o presidente turco Recep Tayyip Erdogan. No dia anterior foi noticiada a morte de mais dois soldados turcos durante um ataque …

Operação da PF amplia briga interna no PSL

A disputa pública pelo comando do PSL, o partido do presidente Jair Bolsonaro, ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (15/10) quando agentes da Polícia Federal (PF) realizaram uma operação de busca e apreensão na casa …