A NASA vai mesmo visitar Psyche, o insano mundo metálico

JPL-Caltech / NASA

Conceito artístico de 16 Psyche, o insano mundo metálico

Conceito artístico de 16 Psyche, o insano mundo metálico

16 Psyche é um pequeno objeto no cinturão de asteroides do nosso sistema solar, feito inteiramente de metal de ferro-níquel. E, por essa razão, a NASA decidiu enviar uma sonda para bisbilhotar esse mundo bizarro de perto.

“A espécie humana visitou mundos rochosos e mundos gelados, mas nunca vimos um mundo metálico”, disse a cientista planetária Lindy Elkins-Tanton para a imprensa.

Lindy Elkins-Tanton é a pesquisadora principal da missão Psyche, que a NASA acaba de selecionar para receber financiamento como parte de seu programa Discovery.

Medindo apenas 210 quilômetros de diâmetro, 16 Psyche está localizado no cinturão de asteroides principal do nosso sistema solar, três vezes mais longe do sol do que a Terra. Acredita-se que ele seja o núcleo despojado de um pequeno planeta destruído nos primeiros dias do nosso sistema solar.

Visitar um mundo como 16 Psyche poderia ajudar os cientistas a aprender mais sobre os misteriosos interiores de planetas terrestres, incluindo a Terra. Essa é uma das razões pela qual a NASA escolheu investir nessa missão.

“A pressão no núcleo da Terra é mais de 3 milhões de vezes a pressão do ar. Nós nunca vamos para o núcleo da Terra. Psyche vai nos permitir visitar o espaço interior visitando o espaço exterior”, afirmou Tanton.

Mineração espacial

Outro motivo interessante para visitar o mundo metálico é mineração espacial. “Acho que uma das coisas mais importantes que vamos descobrir são quais são as condições de superfície em um asteroide de metal”, explicou Elkins-Tanton.

“A superfície de 16 Psyche pode nos dizer se será fácil ou difícil fazer a mineração de um asteroide no futuro”, disse a cientista planetária.

Psyche é uma das duas missões que a NASA acaba de selecionar, entre cinco finalistas anunciados no ano passado, para receber financiamento da Discovery.

A outra missão, chamada Lucy, vai visitar um grande asteroide seguido por seis dos assim chamados “asteroides Tróia”, localizados nas proximidades de Júpiter. Os troianos são uma coleção heterogênea de rochas espaciais influenciadas pela gravidade prodigiosa de Júpiter, e sua composição diversa pode conter pistas sobre a formação do sistema solar.

Lucy e Psyche serão lançadas em 2021 e 2023, respectivamente. Lucy fará seu primeiro encontro com os asteroides em 2025. Psyche deve chegar a seu destino metálico em 2030, orbitando-o por 20 meses, fazendo imagens, medindo a força do campo magnético e a gravidade, e determinando a composição precisa do objeto.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Davos assiste choque entre Greta Thunberg e Trump sobre o clima

A 50ª edição do Fórum Econômico Mundial de Davos começou nesta terça-feira (21) na Suíça dominada pelos debates sobre as mudanças climáticas. Pelo segundo ano consecutivo, a jovem ativista sueca Greta Thunberg foi convidada a …

China proibirá plástico não biodegradável

País asiático quer reduzir o uso de produtos como talheres e sacolas descartáveis em 30% até 2025. Plano prevê proibições escalonadas em hotéis, restaurantes e serviços de entrega do comércio eletrônico em áreas urbanas. As autoridades …

Inteligência artificial está sendo usada para combater extinção de pinguins

Uma tecnologia de inteligência artificial está sendo determinante no combate à extinção de pinguins no mundo. A ferramenta está sendo utilizada pela Gramener, empresa membro Intel AI Builder, que, a partir de imagens de regiões …

Criaram um escape room baseado em La Casa de Papel

As empresas Fever Originals, Atresmedia e Enigma Exprés criaram um escape room na Espanha baseado em “La Casa de Papel“. Mais de 80 mil pessoas participaram da primeira temporada do desafio. Vestidos com os uniformes e …

Guaidó desafia proibição de deixar Venezuela e inicia giro internacional em busca de apoio

O opositor venezuelano Juan Guaidó voltou a desafiar a proibição de deixar o país. O autoproclamado presidente interino viajou para a Colômbia, antes de seguir para Bélgica e Suíça. Ele pretende participar do Fórum …

FMI prevê melhora para economia brasileira, apesar da redução do crescimento mundial

O Fundo Monetário Internacional reduziu nesta segunda-feira (20) sua expectativa de crescimento global para este ano. A instituição é mais otimista sobre a situação do Brasil, que deve crescer nos próximos anos. O FMI disse …

Harry diz estar triste por deixar deveres reais

O príncipe Harry falou neste domingo (19/01) de sua tristeza por ser obrigado a desistir de seus deveres reais em um acordo com a família real britânica, dizendo não haver outra opção se ele e …

Ultrassom destrói células cancerosas

Cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia e do Instituto de Pesquisa Beckman da Cidade da Esperança desenvolveram uma técnica de ultrassom direcionado de baixa intensidade que mata células cancerígenas sem afetar as células saudáveis …

Robôs são maior ameaça à humanidade que mudança climática, segundo especialista

Especialista em inteligência artificial acredita que robôs podem ser hackeados por terroristas, além de outros problemas, tornando-os potencialmente perigosos para o homem. Se por um lado a tecnologia pode ajudar o homem em suas tarefas do …

Sem capacidade para reciclar, Malásia devolve lixo para países desenvolvidos

A Malásia devolveu 150 contêineres de lixo ilegal para seus países de origem. Entre eles estão os Estados Unidos, a França, o Reino Unido e o Canadá, anunciaram as autoridades nesta segunda-feira (20). Segundo …