A NASA vai mesmo visitar Psyche, o insano mundo metálico

JPL-Caltech / NASA

Conceito artístico de 16 Psyche, o insano mundo metálico

Conceito artístico de 16 Psyche, o insano mundo metálico

16 Psyche é um pequeno objeto no cinturão de asteroides do nosso sistema solar, feito inteiramente de metal de ferro-níquel. E, por essa razão, a NASA decidiu enviar uma sonda para bisbilhotar esse mundo bizarro de perto.

“A espécie humana visitou mundos rochosos e mundos gelados, mas nunca vimos um mundo metálico”, disse a cientista planetária Lindy Elkins-Tanton para a imprensa.

Lindy Elkins-Tanton é a pesquisadora principal da missão Psyche, que a NASA acaba de selecionar para receber financiamento como parte de seu programa Discovery.

Medindo apenas 210 quilômetros de diâmetro, 16 Psyche está localizado no cinturão de asteroides principal do nosso sistema solar, três vezes mais longe do sol do que a Terra. Acredita-se que ele seja o núcleo despojado de um pequeno planeta destruído nos primeiros dias do nosso sistema solar.

Visitar um mundo como 16 Psyche poderia ajudar os cientistas a aprender mais sobre os misteriosos interiores de planetas terrestres, incluindo a Terra. Essa é uma das razões pela qual a NASA escolheu investir nessa missão.

“A pressão no núcleo da Terra é mais de 3 milhões de vezes a pressão do ar. Nós nunca vamos para o núcleo da Terra. Psyche vai nos permitir visitar o espaço interior visitando o espaço exterior”, afirmou Tanton.

Mineração espacial

Outro motivo interessante para visitar o mundo metálico é mineração espacial. “Acho que uma das coisas mais importantes que vamos descobrir são quais são as condições de superfície em um asteroide de metal”, explicou Elkins-Tanton.

“A superfície de 16 Psyche pode nos dizer se será fácil ou difícil fazer a mineração de um asteroide no futuro”, disse a cientista planetária.

Psyche é uma das duas missões que a NASA acaba de selecionar, entre cinco finalistas anunciados no ano passado, para receber financiamento da Discovery.

A outra missão, chamada Lucy, vai visitar um grande asteroide seguido por seis dos assim chamados “asteroides Tróia”, localizados nas proximidades de Júpiter. Os troianos são uma coleção heterogênea de rochas espaciais influenciadas pela gravidade prodigiosa de Júpiter, e sua composição diversa pode conter pistas sobre a formação do sistema solar.

Lucy e Psyche serão lançadas em 2021 e 2023, respectivamente. Lucy fará seu primeiro encontro com os asteroides em 2025. Psyche deve chegar a seu destino metálico em 2030, orbitando-o por 20 meses, fazendo imagens, medindo a força do campo magnético e a gravidade, e determinando a composição precisa do objeto.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Eleição na Bolívia: Resultados parciais indicam 2º turno inédito entre Evo Morales e Carlos Mesa

Com quase 90% dos votos contabilizados, resultados parciais da eleição realizada neste domingo na Bolívia indicam que o atual presidente Evo Morales não teve votos suficientes para garantir já sua vitória, caminhando para disputar com …

Voo mais longo e sem escalas da história pousou em Sydney

O voo mais longo e sem escalas da história pousou nesse domingo (20) em Sydney, 19 horas e 16 minutos após a decolagem, em Nova York. Foi um teste da companhia australiana Qantas, que pretende …

Governo brasileiro publica lei que agiliza venda de bens do tráfico de drogas

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 13886/19, que pretende acelerar a destinação de bens apreendidos ou sequestrados que tenham vinculação com o tráfico ilícito de drogas. Essa lei, que converte a Medida Provisória nº 885, …

Criaram uma bebida com probióticos geneticamente modificados para prevenir ressacas

Beber moderadamente pode ser garantia de uma noite especialmente divertida, mas quem se aventura pelos bares da vida sabe que basta um pequeno erro de cálculo ou deslize nos preparativos – como, por exemplo, esquecer …

Manifestantes desafiam proibição em Hong Kong

Milhares voltam às ruas, apesar de governo ter proibido protestos na região semiautônoma, e são recebidos com jatos d'água e gás lacrimogêneo. Há quatro meses, colônia britânica atravessa a sua maior crise política. Milhares de manifestantes …

Brexit pode causar ao Brasil perdas anuais de exportações de mais de US$ 700 milhões

Nas próximas semanas, empresários e exportadores brasileiros deverão acompanhar com grande atenção os capítulos finais da novela do Brexit, como é chamada a saída do Reino Unido da União Europeia. Isso por que, a depender de …

Motivos de artrópodes se moverem em fila indiana há 480 anos são revelados

Um novo estudo revela que os fósseis de artrópodes descobertos em fila podem indicar um comportamento coletivo devido a fatores ambientais. O estudo publicado pela revista Scientific Reports sugere que o comportamento em grupo de trilobitas …

Arqueólogos encontram 20 sarcófagos de madeira perto de Luxor

Arqueólogos encontraram mais de 20 caixões antigos de madeira, ainda coloridos, na necrópole de Asasif, em Tebas, na margem oeste do rio Nilo, próximos à cidade de Luxor, no Egito. Os caixões estavam posicionados em duas …

Mão robótica aprendeu sozinha como solucionar o cubo de Rubik

Provavelmente você já deve ter passado pelo desafio de deixar o cubo de Rubik, mais conhecido como cubo magico, com as cores das faces iguais. Saiba que uma mão robótica conseguiu resolver teste desafio sozinha. Provavelmente …

Planalto suspende indicação de Eduardo Bolsonaro para embaixada nos EUA

O Palácio do Planalto decidiu deixar em suspenso a indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, para assumir a embaixada brasileira nos Estados Unidos, em meio a uma crise política …