A NASA vai mesmo visitar Psyche, o insano mundo metálico

JPL-Caltech / NASA

Conceito artístico de 16 Psyche, o insano mundo metálico

Conceito artístico de 16 Psyche, o insano mundo metálico

16 Psyche é um pequeno objeto no cinturão de asteroides do nosso sistema solar, feito inteiramente de metal de ferro-níquel. E, por essa razão, a NASA decidiu enviar uma sonda para bisbilhotar esse mundo bizarro de perto.

“A espécie humana visitou mundos rochosos e mundos gelados, mas nunca vimos um mundo metálico”, disse a cientista planetária Lindy Elkins-Tanton para a imprensa.

Lindy Elkins-Tanton é a pesquisadora principal da missão Psyche, que a NASA acaba de selecionar para receber financiamento como parte de seu programa Discovery.

Medindo apenas 210 quilômetros de diâmetro, 16 Psyche está localizado no cinturão de asteroides principal do nosso sistema solar, três vezes mais longe do sol do que a Terra. Acredita-se que ele seja o núcleo despojado de um pequeno planeta destruído nos primeiros dias do nosso sistema solar.

Visitar um mundo como 16 Psyche poderia ajudar os cientistas a aprender mais sobre os misteriosos interiores de planetas terrestres, incluindo a Terra. Essa é uma das razões pela qual a NASA escolheu investir nessa missão.

“A pressão no núcleo da Terra é mais de 3 milhões de vezes a pressão do ar. Nós nunca vamos para o núcleo da Terra. Psyche vai nos permitir visitar o espaço interior visitando o espaço exterior”, afirmou Tanton.

Mineração espacial

Outro motivo interessante para visitar o mundo metálico é mineração espacial. “Acho que uma das coisas mais importantes que vamos descobrir são quais são as condições de superfície em um asteroide de metal”, explicou Elkins-Tanton.

“A superfície de 16 Psyche pode nos dizer se será fácil ou difícil fazer a mineração de um asteroide no futuro”, disse a cientista planetária.

Psyche é uma das duas missões que a NASA acaba de selecionar, entre cinco finalistas anunciados no ano passado, para receber financiamento da Discovery.

A outra missão, chamada Lucy, vai visitar um grande asteroide seguido por seis dos assim chamados “asteroides Tróia”, localizados nas proximidades de Júpiter. Os troianos são uma coleção heterogênea de rochas espaciais influenciadas pela gravidade prodigiosa de Júpiter, e sua composição diversa pode conter pistas sobre a formação do sistema solar.

Lucy e Psyche serão lançadas em 2021 e 2023, respectivamente. Lucy fará seu primeiro encontro com os asteroides em 2025. Psyche deve chegar a seu destino metálico em 2030, orbitando-o por 20 meses, fazendo imagens, medindo a força do campo magnético e a gravidade, e determinando a composição precisa do objeto.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Brasil recebe vacina de Oxford em janeiro, promete Pazuello

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o primeiro lote das vacinas de Oxford chega ao Brasil em janeiro. Serão 15 milhões de doses entre janeiro e fevereiro, totalizando 260 milhões ao longo do …

Cingapura é primeiro país a aprovar venda de carne de laboratório

Empresa californiana obteve autorização da cidade-Estado para usar sua carne de frango produzida a partir de cultura celular em chicken nuggets e garante que preço será competitivo. Cingapura é o primeiro país do mundo a aprovar …

Relatório da ONU aponta que 2020 deve ser um dos 3 anos mais quentes já registrados

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) publicou um relatório que aponta que o ano de 2020 deve ser um dos três anos mais quentes desde o início dos registros de temperatura. O secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, …

Documentos oficiais mostram que a China escondeu informações sobre a Covid-19

Relatórios oficiais chineses teriam sido transmitidos à rede de TV americana CNN por meio de um informador anônimo. A investigação se chama “Wuhan files” e tem como foco o começo da pandemia de Covid-19, em …

Jovem que filmou morte de George Floyd por policiais brancos ganha prêmio por bravura

A mulher que filmou o assasinato de George Floyd pelo policial Derek Chauvin vai ser condecorada com um prêmio por sua coragem. Darnella Frazier, de 17 anos, fez o registro enquanto ia com o primo …

Remédio experimental reverteu o declínio mental da idade avançada em dias

Apenas algumas doses de um medicamento experimental podem reverter o declínio relacionados à idade na memória e flexibilidade mental em ratos, de acordo com um novo estudo realizado por cientistas da UC San Francisco. A droga, …

Bebê nasce de embrião congelado há 27 anos: quase a idade da mãe

A pequena Molly Everette Gibson, de um mês, estabeleceu um novo recorde no mundo. A garotinha, filha de Tina e Ben Gibson, nasceu de um embrião que foi congelado há 27 anos e gerado por …

Covid-19: exame pioneiro mostra danos em pulmões 3 meses depois de infecção por coronavírus

A covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, pode estar causando anormalidades pulmonares ainda detectáveis mais de três meses após os pacientes serem infectados, revela um novo estudo. Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, …

"Hyperloop de levitação": a próxima revolução nas viagens?

Imagine viajar para o trabalho a quase 1.000 km/h, pairando um pouco acima do solo, sem barulho de motor. Pode soar como um filme de ficção científica, mas este cenário se aproximou da realidade quando o …

OMS alerta para situação "muito preocupante" da Covid-19 no Brasil

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse nesta segunda-feira que a situação da pandemia de Covid-19 no Brasil é "muito, muito preocupante". A declaração foi dada durante uma entrevista …