NASA descobre Sistema Solar semelhante ao nosso com 8 planetas

A NASA anunciou a descoberta de um novo planeta no sistema Kepler-90. Isto significa que este sistema distante tem oito planetas, assim como o Sistema Solar, e com características muito semelhantes.

A descoberta da NASA, anunciada nesta quinta-feira (14), foi feita graças aos dados recolhidos pelo telescópio Kepler e à Inteligência Artificial (IA) do Google.

Os pesquisadores Christopher Shallue, engenheiro da Google, e Andrew Vanderburg, astrônomo da Universidade do Texas, nos EUA, programaram um computador com IA para que conseguisse identificar exoplanetas nas leituras de luz registradas pelo telescópio Kepler.

O Google treinou algoritmos de machine learning para aprenderem a detectar os padrões de luz deixados pelos planetas quando orbitam em torno de suas estrelas, e que são registrados pelo Kepler. Isto agilizou a análise da imensidão de dados recolhidos pelo telescópio.

Assim, foi possível detectar o novo planeta, batizado de Kepler-90i, confirmando que o sistema Kepler-90 tem tantos planetas como o Sistema Solar, ou seja oito, e com características semelhantes – os planetas menores ficam localizados perto da estrela e os maiores mais afastados, assim como no nosso sistema.

“O sistema de estrelas Kepler-90 é como uma mini-versão do Sistema Solar. Há pequenos planetas no interior e grandes planetas no exterior, mas está tudo muito mais próximo”, explica Andrew Vanderburg em comunicado da NASA.

O Kepler-90, que fica a 2.500 anos-luz de distância, é “muito mais compacto do que o Sistema Solar”, com “todos os oito mundos” muito “mais próximos da sua estrela do que a Terra está do Sol”, explica Vanderburg, citado pelo Live Science.

NASA / Wendy Stenzel

O sistema Kepler-90 que tem oito planetas, assim como o Sistema Solar

Temperaturas de 430 graus

O planeta Kepler-90i teria algumas semelhanças com a Terra mas seria, provavelmente, “muito quente para acolher vida”, já que “completa uma órbita [em torno da estrela] a cada 14,4 dias da Terra”, explica o Live Science, com base nas informações da pesquisa dos cientistas da NASA.

As temperaturas no planeta rondariam os 430 graus, salienta Vanderburg.

Além do novo planeta do sistema Kepler-90, a NASA descobriu ainda mais um planeta em outro sistema diferente, o Kepler-80g. Este é o sexto planeta do sistema que orbita uma estrela anã, localizada a cerca de 1.160 anos-luz do Sol.

Os cientistas da NASA vão continuar usando a IA do Google para procurar mais planetas “escondidos” nos dados do telescópio Kepler, que revelou mais de 2.500 mundos extraterrestres.

“Há muita quantidade de dados por explorar no sistema Kepler-90 e seria muito surpreendente se não houvesse mais planetas em torno desta estrela”, constata Vanderburg.

O cientista acredita que pode haver outros sistemas solares semelhantes ao nosso e ao Kepler-90, eventualmente já registrados na imensidão de dados recolhidos pelo telescópio Kepler.

“Os resultados demonstram o valor duradouro da missão Kepler“, constata a cientista Jessie Dotson, do Centro de Pesquisa da NASA na Califórnia, também citada no comunicado da agência espacial.

“Estou certa de que há mais novidades nos dados à espera de serem encontradas”, conclui.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas norte-americanos preveem fortes cataclismos no Leste da Rússia

Um grupo de cientistas norte-americanos, após analisar dados de satélite e de observação ao longo de 38 anos, estabeleceu que o aquecimento global provocado pelo homem pode levar a um aumento da frequência e da …

Alergias podem proteger contra o câncer de pele

De acordo com um novo estudo da Imperial College London, no Reino Unido, os componentes do sistema imunológico que provocam reações alérgicas também podem ajudar a proteger nossa pele contra o câncer. As descobertas podem um …

Físicos tentam comprovar existência de quinta dimensão

"Qual é a 5ª dimensão? Eu sei que a primeira é a altura, a segunda é a largura, a terceira é a profundidade e a quarta, o tempo. Mas ninguém parece saber o que é …

Salários na Venezuela condenam trabalhadores à pobreza extrema

O salário mínimo na Venezuela, fixado pelo chavismo governante, condena os trabalhadores do país à pobreza extrema pois está situado no equivalente a US$ 1,20 por dia, abaixo do patamar da miséria estabelecido pela ONU. Nos …

Irã ameaça EUA com "mãe de todas as guerras"

O presidente do Irã, Hassan Rohani, alertou neste domingo (22/07) para o perigo de os Estados Unidos começarem um conflito com seu país, o que seria "a mãe de todas as guerras", recomendando que Washington …

Série adaptada de livro de George R.R. Martin ganha trailer

O autor de Game of Thrones, George R.R. Martin, terá mais uma de uma de suas histórias adaptada para a televisão. Agora é a vez do conto de terror e ficção científica Nightflyers, publicado pela primeira …

Cientistas encontram vestígios de material nuclear de Fukushima em vinho californiano

Vinhos californianos produzidos nos anos seguintes ao desastre da usina nuclear de Fukushima contêm os isótopos da precipitação do acidente, informaram pesquisadores do Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica (CNRS). Após o incidente na usina nuclear …

PSL faz convenção neste domingo para lançar candidatura de Bolsonaro

O Partido Social Liberal (PSL) faz hoje (22), no Rio de Janeiro, convenção nacional para lançar a candidatura do deputado federal Jair Bolsonaro à Presidência da República. É esperado o anúncio de quem irá compor …

Pais pintam casa como 'A Noite Estrelada' para que filho autista não se perca

Um casal da Flórida, nos Estados Unidos, adotou uma solução original para evitar que seu filho autista se perdesse ao voltar para casa: contratou um artista para pintar toda a fachada do imóvel à semelhança …

Dez anos depois do arquivamento de caso Madeleine, o mistério segue aberto

Dez anos depois de a Justiça portuguesa arquivar o caso de Madeleine McCann, a menina britânica que desapareceu em Algarve em 2007, o mistério segue aberto em Portugal, onde as autoridades analisam indícios que obrigaram …