“Apenas” 1.370 mortes: abril foi o mês menos mortífero dos últimos 6 anos na Síria

(dr) UNRWA

ONU entrega ajuda humanitária na cidade de Yarmouk, na Síria

Abril foi o mês menos mortífero dos últimos seis anos, desde que começou o conflito na Síria, com 1.370 pessoas mortas, 395 civis, segundo um balanço nesta terça-feira (1º) publicado pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

Segundo indica o relatório, citado pela EFE, a principal causa da morte dos civis, incluindo 101 menores, foram os bombardeios russos e sírios, seguida dos disparos da artilharia das forças governamentais, que provocaram a morte a 233 pessoas.

Pelo menos 4 civis foram assassinados pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI), enquanto 8 morreram devido aos bombardeios da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos e 35 mortes aconteceram pelo impacto de mísseis lançados por facções rebeldes e islamitas. Outra das razões para as mortes de civis foi o tiroteio da guarda fronteiriça turca, que causou a morte de 12 pessoas.

Em abril, as facções rebeldes e islamitas, assim como as Forças da Síria Democrática – uma aliança armada encabeçada por milícias curdas – sofreram 305 baixas, todas de nacionalidade síria.

O governo sírio perdeu 176 efetivos das forças regulares, 224 combatentes sírios de milícias pró-governo e membros do movimento xiita libanês, e 65 milicianos xiitas de outras nacionalidades.

Além disso, morreram pelo menos 194 jihadistas, pertencentes à Organização de Libertação do Levante – aliança da ex-filial Síria da Al-Quaida –, ao EI, ao partido islâmico turco e ao Exército dos Emigrantes e Seguidores. Somam-se a todas essas vítimas 11 pessoas, cuja identidade não foi possível apurar, refere ainda o relatório do Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

Desde março de 2011, a Síria está em um conflito que já causou mais de 350 mil mortes, segundo a última contagem dessa organização não-governamental.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Uber ganha 18 meses de licença para atuar em Londres

Após uma longa batalha jurídica, a Uber ganhou uma licença para restabelecer suas operações em Londres pelos próximos 18 meses. Em novembro de 2019, a empresa havia sido impedida de atuar na capital inglesa, depois que …

Testes de DNA da moda não identificam indígenas brasileiros

Testes de DNA estão na moda. Se você pensou em exames para comprovar paternidade ou algo nesse sentido: não é disso que estamos falando (embora pudéssemos). A nova tendência — entre aqueles que têm condições para …

EUA e Brasil querem barrar governo Maduro na Organização Pan-Americana da Saúde

Os Estados Unidos, o Brasil e outros 11 países rejeitaram nesta segunda-feira (28) a legitimidade do governo de Nicolás Maduro na Venezuela para participar do Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A …

Água líquida em Marte: descobertas mais reservas no polo sul do Planeta Vermelho

Em 2018, pesquisadores italianos anunciaram que haviam encontrado evidências da existência de água líquida em Marte, abaixo da calota polar sul. Agora, a equipe voltou em mais uma série de informações que não apenas sustentam essa …

Cientistas russos encontram nova forma de tratamento para covid-19

Uma equipe de cientistas russos sugeriu tratar os pacientes gravemente afetados pelo coronavírus SARS-CoV-2 da mesma maneira que são tratados alguns casos de intoxicação. De acordo com os especialistas do Instituto de Pesquisa de Medicina de …

Covid-19 já causou a morte de um milhão de pessoas no mundo

Nove meses após seu surgimento na China, a pandemia de Covid-19 superou, neste domingo (27), o número simbólico de um milhão de mortos no mundo. No total, o coronavírus causou 1.000.009 mortes e 33.018.877 casos …

Homem que comia alcaçuz todos os dias morre e médicos alertam sobre riscos à saúde

Um homem de 54 anos morreu após consumir alcaçuz em excesso. Segundo os médicos do Hospital Geral de Massachussets (EUA), após duas semanas ingerindo alcaçuz preto em excesso, o homem teve uma overdose de uma …

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …