Afinal, somos todos imigrantes extragalácticos

Z. Levay and R. van der Marel, STScI; T. Hallas; and A. Mellinger / NASA, ESA

Astrofísicos da Universidade Northwestern (EUA) descobriram que, ao contrário do que pensávamos, até metade da matéria na Via Láctea pode ter vindo de outras galáxias distantes. Como resultado, cada um de nós pode ser feito em parte de matéria extragaláctica.

Usando simulações de supercomputadores, a equipe de pesquisa descobriu que um modo importante e inesperado de como as galáxias adquirem matéria é através de transferência intergaláctica.

Segundo mostraram as simulações realizadas pelos autores do estudo, publicado nesta quarta-feira (27) na Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, as explosões de supernovas expulsam quantidades abundantes de gás das galáxias, e esses átomos podem ser transportados de uma para outra através de poderosos ventos galácticos.

A transferência intergaláctica é um fenômeno recentemente identificado, fundamental para entender como as galáxias evoluem. “Dado quanta matéria pode ter vindo de outras galáxias, poderíamos nos considerar viajantes espaciais ou imigrantes extragalácticos”, disse Daniel Anglés-Alcázar, um dos autores do estudo.

As galáxias ficam muito distantes umas das outras, então, embora os ventos galácticos se propaguem a várias centenas de quilômetros por segundo, o processo de transferência ocorre ao longo de vários bilhões de anos.

Os pesquisadores realizaram simulações numéricas sofisticadas, que produziram modelos 3D realistas de galáxias, para seguir as suas formações logo após o Big Bang até o presente.

Algoritmos de última geração analisaram essa riqueza de dados e quantificaram como as galáxias adquiriam matéria a partir do universo. O estudo, que exigiu o equivalente a vários milhões de horas de computação contínua, transformou a nossa compreensão de como as galáxias se formam.

“O que esse novo modo implica é que até metade dos átomos que nos rodeiam – inclusive no sistema solar, na Terra e em cada um de nós – não vem da nossa própria galáxia, mas de outras galáxias, até um milhão de anos-luz de distância”, disse Claude- André Faucher-Giguère, outro autor do estudo.

No futuro

Ao rastrear em detalhes os complexos fluxos de matéria nas simulações, a equipe de pesquisa descobriu que o gás flui de galáxias menores a maiores, como a Via Láctea, onde forma estrelas. Esta transferência através de ventos galácticos pode representar até 50% da matéria nas galáxias maiores.

“Em nossas simulações, conseguimos traçar as origens das estrelas em galáxias tipo a Via Láctea e determinar se elas são formadas de matéria endêmica à própria galáxia ou de gás previamente contido em outra galáxia”, disse Anglés-Alcázar.

“Nossas origens são muito menos locais do que pensávamos anteriormente. Este estudo nos dá uma sensação de como as coisas ao nosso redor estão conectadas a objetos distantes no céu”, completou Faucher-Giguère.

As descobertas abrem uma nova linha de pesquisa na compreensão da formação de galáxias. A equipe planeja agora colaborar com astrônomos observacionais para testar as previsões de sua simulação.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …