Afrouxar uso de máscaras é “pensamento neandertal”, diz Biden

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, criticou nesta quarta-feira (03/03) a decisão dos estados do Texas e do Mississippi de suspender a obrigatoriedade do uso máscaras para conter a propagação do coronavírus. O democrata classificou a suspensão de “um pensamento neandertal”.

“Eu acho que é um grande erro. Espero que todos já tenham percebido que as máscaras fazem a diferença”, declarou Biden a repórteres na Casa Branca, ao ser questionado sobre a decisão dos governadores republicanos do Texas, Greg Abbott, e do Mississippi, Tate Reeves, de revogar a ordem do uso obrigatório de máscaras em seus estados.

O presidente afirmou que o avanço da vacinação e o aumento da capacidade de produção dos imunizantes contra a covid-19 estão fazendo a diferença no combate à pandemia, porém, frisou que medidas de distanciamento social e de higiene, além do uso de máscaras, continuam sendo fundamentais na luta contra o coronavírus.

“A última coisa de que precisamos é o pensamento neandertal de que está tudo bem, ‘tirem suas máscaras e esqueçam”‘, ressaltou Biden.

Durante a coletiva, o presidente repetiu ao menos quatro vezes a palavra “vital” para ressaltar que é importante que os líderes estaduais mantenham as recomendações dos cientistas, tais como lavar as mãos, usar uma máscara facial e manter distanciamento social.

Decisão do Texas e Mississippi

Nesta terça, o Texas suspendeu a ordem estadual que determinava o uso obrigatório de máscara, tornando-se o primeiro grande estado a eliminar a medida, apesar das advertências das autoridades médicas em meio à pandemia de covid-19. A decisão foi seguida então pelo governador Mississippi.

Os governadores justificaram a decisão apontando uma queda no número de casos e internações por covid-19 e o ritmo da vacinação, que eles consideram bom. Mas no Texas, no entanto, apenas 9,2% da população já recebeu as duas doses do imunizante.

Em entrevista coletiva, o governador do Texas, Greg Abbott, afirmou também que, a partir de 10 de março, todos os estabelecimentos no estado poderão abrir sem nenhuma restrição. “Muitos texanos foram privados de oportunidades de emprego.

“Muitos proprietários de pequenos negócios têm lutado para pagar as contas. Isso tem de acabar. Está na hora de abrir o Texas em 100%. Além disso, dou fim à ordem da máscara”, disse.

Texas, o segundo estado mais populoso dos EUA, com 30 milhões de habitantes, é o terceiro, atrás de Nova York e Califórnia, com o maior número de mortes por covid-19, com mais de 40 mil óbitos. A ordem de uso da máscara estava em vigor no estado há oito meses.

Ao ser questionada sobre situação de Texas e Mississippi, a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, criticou a forma como o governo anterior, do ex-presidente Donald Trump, combateu o coronavírus. “O país inteiro paga o preço por líderes políticos que ignoraram a ciência quando se trata da pandemia”, afirmou.

Os Estados Unidos são o país mais afetado pela pandemia. De acordo com a Universidade Johns Hopkins, foram registrados mais de 28,7 milhões de casos da doença nos EUA e 518 mil mortes.

Cerca de 15,5% dos americanos já receberam pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19, e 8% já receberam as duas doses necessárias. Autoridades americanas estimam que 80% da população precisa ser vacinada para alcançar a imunidade de rebanho.

Ciberia // Deutsche Welle

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Ferido em tiroteio, Presidente do Chade morre depois de 30 anos no poder

O Presidente do Chade, Idriss Déby Itno, no poder há 30 anos, morreu nesta terça-feira (20) em decorrência de ferimentos que sofreu no fim de semana, quando comandava uma operação do Exército no combate …

O que acontece com as doses das vacinas AstraZeneca e Janssen que países europeus decidiram não usar?

Enquanto alguns países lutam para obter mais vacinas, outros se perguntam o que fazer com as doses que encomendaram, mas não usarão mais por causa de preocupações com sua segurança. Vários países restringiram o uso das …

Flávio Bolsonaro trabalha com nome favorito para indicação ao STF, diz jornal

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, é o nome preferido de Flávio Bolsonaro para ser o próximo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com a jornalista Bela Megale, do jornal …

Greta Thunberg doa 100 mil euros a consórcio de vacinas

A ativista do clima sueca Greta Thunberg anunciou nesta segunda-feira (19/04) que a fundação que leva seu nome doará 100 mil euros ao consórcio Covax Facility, um programa apoiado pelas Nações Unidas que visa um …

Nasa faz história com primeiro voo de helicóptero direto de Marte

A Agência Espacial dos EUA (NASA) conseguiu executar o primeiro vôo do helicóptero Ingenuity, um pequeno robôzinho voador que vai pairar pela atmosfera de Marte. A máquina conseguiu levantar aos ares do planeta vermelho nessa segunda-feira …

NASA lança telescópio para captar partículas da borda do Sistema Solar

Todo o Sistema Solar está à deriva em um aglomerado de nuvens, uma área limpa por antigas explosões de supernovas. Os astrônomos chamam essa região de Bolha Local. Uma nova missão da agência espacial norte-americana NASA …

Depressão pode ser diagnosticada com um simples exame de sangue

Um exame recém-desenvolvido que monitora biomarcadores sanguíneos ligados a distúrbios de humor poderia levar a novos métodos de diagnosticar e tratar a depressão e o transtorno bipolar, com um simples exame de sangue. Embora a depressão …

EUA aplicaram vacina contra covid-19 em mais da metade dos adultos

Governo americano afirma que quase 130 milhões de pessoas com mais de 18 anos receberam pelo menos uma dose do imunizante contra o coronavírus no país. Mais da metade de toda a população adulta dos Estados …

Covid: Variante acelera intubação de jovens e SP orienta procurar ajuda no 1º dia de sintomas

O avanço da variante P.1, descoberta em Manaus em janeiro, levou a cidade de São Paulo a mudar sua orientação para todos aqueles que forem infectados por coronavírus. Agora, eles devem procurar uma unidade de …

Nepal vê população de rinocerontes aumentar com queda de turismo por pandemia

O Nepal está vendo um crescimento em sua população de rinocerontes. O país abriga boa parte dos dos rinos com um chifre só e eles estão ameaçados de extinção. O país observou que, durante a pandemia …