Suspeito detido por atentado em discoteca de Istambul foi talibã e da Al-Qaeda

@LatestAnonNews / Twitter

O principal suspeito do atentado na discoteca Reina, em Istambul

O principal suspeito do atentado na discoteca Reina, em Istambul

A polícia turca deteve na noite desta segunda-feira (16) Abdulgadir Masharipov, o presumível autor do atentado perpetrado contra a discoteca Reina na noite de Réveillon, em Istambul, que vitimou 39 pessoas, informou a agência semi-pública turca Anadolu.

O governador de Istambul afirmou que o homem detido na segunda-feira pela polícia turca confessou o ataque. “O terrorista confessou o seu crime“, disse Vasip Sahin, aos jornalistas, identificando o suspeito como Abdulgadir Masharipov, natural do Uzbequistão.

O autor do atentado contra uma discoteca na noite de passagem de ano terá encetado o seu contacto com organizações terroristas num grupo armado do Uzbequistão. Mais tarde, ter-se-á unido aos talibãs do Afeganistão e depois à Al-Qaeda, antes de se juntar ao movimento extremista Daesh em 2013, segundo avança a estação televisiva CNNTürk.

O atentado, perpetrado no clube Reina, na Turquia, com uma arma automática, vitimou 39 pessoas. A autoria foi reivindicada pelo Daesh.

Abdulkadir Masharipov, de 34 anos, foi detido na noite de segunda-feira pela polícia turca no bairro de Esenyurt, na periferia de Istambul. Segundo o diário Hürriyet, o alegado autor do atentado encontrava-se junto do seu filho de quatro anos quando foi detido numa operação durante a qual não sofreu ferimentos.

Além de Abdulkadir Masharipov, que tinha sido identificado inicialmente como, Iakhe Mashrapov, foram detidas outras quatro pessoas, incluindo três mulheres e um homem.

Cerca de mil agentes analisaram 100 mil horas de gravações de câmaras de videovigilância urbanas para poder encontrar o presumível autor do atentado perpetrado contra a discoteca Reina na noite de passagem de ano.

Antes de ser detido, o suspeito escapou por pouco, em três ocasiões, a rusgas levadas a cabo pela polícia. Numa das operações, foi mesmo encontrado um cigarro ainda aceso no interior da casa onde estava escondido.

A polícia turca sabia, há três dias, do seu último paradeiro, mas limitou-se a vigiar a vivenda para apurar quem o visitava antes de lançar a operação que culminou na sua detenção na noite de segunda-feira.

O homem foi levado para esquadra central de Vatan em Istambul, enquanto prosseguem operações simultâneas contra outras células da mesma rede, segundo indicou a agência de notícias turca Anadolu.

Poucos dias depois do ataque, as forças de segurança detiveram a mulher e outros familiares do presumível autor na cidade de Konya, no centro do país.

A mulher declarou a jornal Cumhuriyet que não sabia que Masharipov pertencia ao EI e explicou que ele e a sua família chegaram a 20 de novembro, num voo procedente do Quirguistão, a Istambul, donde seguiram para Ancara e depois, a 22, para Konya, em busca de emprego.

Naquela cidade, segundo o mesmo jornal, arrendaram um estúdio por cerca de 300 dólares e adiantaram o pagamento de três meses de renda.
Masharipov terá viajado, de carro, para Istambul, a 29 de novembro, de acordo com o Cumhuriyet.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …