Caribe em alerta: vulcão submarino corre o risco de entrar em erupção nas próximas 24 horas

As autoridades caribenhas aumentaram o nível de alerta de amarelo para laranja. A medida é imposta principalmente à navegação marítima, mas não há alerta de tsunami.

O vulcão submarino fica ao norte da ilha de Granada e pode estar prestes a entrar em erupção. De acordo com um centro de pesquisa sísmica do Caribe, a erupção não levantará qualquer ameaça de tsunami para a região.

As autoridades já garantiram que as comunidades dos Barbados, St. Vicent e Trinidad não serão, de forma alguma, afetadas pela erupção.

O Centro de Pesquisa Sísmica da Universidade das Índias Ocidentais adiantou que a principal ameaça colocada pelo vulcão Kick ‘em Jenny é à navegação marítima, informa o Diário de Notícias.

As autoridades caribenhas e a Organização Nacional de Salvamento Marítimo e Segurança dos Espaços Aquáticos da Venezuela alertaram para uma “área de exclusão” para a navegação marítima de 5 quilômetros, em virtude da atividade que o vulcão tem apresentado.

O Centro de Pesquisa Sísmica da Universidade das Índias Ocidentais elevou o nível de alerta de amarelo para laranja, perante um aumento “substancial” da atividade sísmica, prevendo que a erupção possa começar dentro das próximas 24 a 48 horas, como informou o diretor da Universidade das Índias Ocidentais, Richard Robertson.

O diretor da universidade salienta, no entanto, que “se houver uma erupção suficientemente grande, explosiva, alguns materiais, como fragmentos de lava poderão chegar à costa norte”. Apesar disso, Robertson lembra que a profundidade do vulcão – a 200 metros da superfície – torna esse cenário bastante improvável.

A ONSA recomendou, no entanto, que um “estado de alerta” seja declarado para as atividades marítimas e áreas costeiras à leste da Venezuela, como Pampatar, Puerto Sucre e Carúpano, “em relação à atividade que pode ser gerada em caso de erupção“.

O Kick ‘em Jenny já teve pelo menos uma dúzia de erupções desde os anos 1930, mas não causou mortos ou feridos.

A mais violenta erupção do vulcão aconteceu em 1939, quando o Kick ‘em Jenny lançou uma coluna de gases e cinza 275 metros acima da superfície, gerando uma série de ondas com até 2 metros de altura.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e aposentar as baterias no futuro

O mundo já conhece os benefícios da tecnologia 5G como a alta velocidade na transmissão de dados e baixa latência. Agora, os cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, descobriram que essas redes …

Covid: como evitar a trágica marca de 5 mil mortes por dia no Brasil?

No dia 19 de maio de 2020, o Brasil atingiu pela primeira vez a marca das mil mortes diárias por covid-19. Esse número permaneceu relativamente estável, em um patamar considerado alto, durante todo o segundo semestre …

Físicos afirmam que o universo é um computador de aprendizado de máquina

Físicos teóricos que trabalham com a Microsoft lançaram um artigo na sexta-feira afirmando que o universo é essencialmente um computador de aprendizagem de máquina (machine learning, em inglês). Os pesquisadores, vários afiliados à Microsoft, pré-publicaram um …

Mundo ainda tem países sem uma única dose de vacina

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 600 milhões de doses de vacina contra a covid-19 já foram aplicadas em todo o mundo. Mas a discrepância entre países é alta: enquanto, …

Covid: site calcula quando você será vacinado. Resultados não animam

Um grupo de voluntários chamado CoronavirusBra desenvolveu uma plataforma para calcular quando você será vacinado contra a covid-19. O ‘Quando vou ser vacinado?’ utiliza dados públicos como a média de imunizados com o número de pessoas …

Rússia inicia desenvolvimento de mais uma vacina contra COVID-19

Sendo o primeiro país a registrar uma vacina contra a COVID-19, a Rússia anunciou o início do desenvolvimento de mais uma vacina contra o coronavírus. A criação do novo medicamento estará a cargo do Instituto Smorodintsev …

Especialista chinês: ascensão da China faz EUA entrarem em pânico e ficarem nervosos

O desenvolvimento econômico e a ascensão do país asiático fazem os EUA ficarem nervosos e entrarem em pânico, mas este medo se origina em seus preconceitos, disse em entrevista à Sputnik um especialista chinês. Li Junru, …

Interação de múons, a nova força da natureza que cientistas acreditam ter descoberto

Desde colar um ímã na porta de uma geladeira até jogar uma bola em uma cesta de basquete, as forças da física funcionam em todos os momentos de nossas vidas. Todas as forças que experimentamos todos …

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …