ALMA revela nascimento turbulento de estrelas gêmeas

ALMA (ESO/NAOJ/NRAO)

Impressão artística do sistema bebê IRAS 04191+1523

Impressão artística do sistema bebê IRAS 04191+1523

Com o ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array), uma equipe de astrônomos descobriu estrelas gêmeas recém-nascidas, de massa muito baixa, com eixos de rotação desalinhados. A descoberta é uma pista crítica para entender como se formam os sistemas binários de grande separação.

O desalinhamento indica que as estrelas se formaram em um par de nuvens de gás fragmentadas produzidas por turbulência, não através de evolução de gêmeas bem próximas uma da outra. Isto apoia fortemente a teoria de fragmentação turbulenta da formação de estrelas binárias até ao regime subestelar.

A equipe internacional de astrônomos, liderada por Jeong-Eun Lee da Universidade de Kyung Hee, na Coreia do Sul, observou o sistema duplo bebê IRAS 04191+1523 com o ALMA. Graças à alta resolução do maior telescópio do mundo, a equipe observou com sucesso a rotação dos discos de gás em redor das estrelas gêmeas de massa muito baixa e descobriu que os eixos de rotação das duas estrelas estão desalinhados.

“A revelação é particularmente interessante porque as massas das duas estrelas bebês, derivadas a partir dos dados do ALMA, correspondem a cerca de 10% da massa do Sol, o que é muito baixo. Mas o resultado é uma forte prova de que os binários largos destas estrelas de massa muito baixa, e até as anãs marrons, podem se formar da mesma maneira que as estrelas normais, via fragmentação turbulenta”, comenta Lee.

Mais de metade das estrelas no Universo nascem aos pares ou em sistemas múltiplos. Portanto, a determinação do mecanismo de formação das estrelas duplas é crucial para uma compreensão abrangente da evolução estelar.

Existem dois tipos de estrelas múltiplas: sistemas íntimos e sistemas amplamente separados. Os astrônomos testemunharam um sistema íntimo a ser formado através da fragmentação do disco de gás em torno das estrelas primogênitas. Por outro lado, não existem provas claras de quão amplamente separados os sistemas podem se formar.

Alguns pesquisadores assumem que um sistema íntimo evolui para um sistema amplo ao longo de milhões de anos devido a interações dinâmicas, mas outros acham que a turbulência em uma nuvem de gás fragmenta a nuvem em secções mais pequenas e que formam-se estrelas em cada uma das pequenas nuvens.

A formação de sistemas binários amplos

Com o objetivo de encontrar pistas sobre a formação de sistemas binários amplos, os cientistas selecionaram IRAS 04191+1523 como o alvo das observações do ALMA.

A separação das duas estrelas corresponde a mais ou menos 30 vezes a distância entre Netuno e o Sol e tal valor as classifica como um binário largo. Estima-se que a idade do sistema seja muito inferior a meio milhão de anos, sendo, portanto, um bom alvo para investigar a fase inicial da formação de binários amplos.

Segundo o estudo publicado na Nature, a equipe analisou o sinal das moléculas de dióxido de carbono nos discos para derivar seu movimento e descobriu que os dois discos ao redor das estrelas bebês não estão alinhados. O ângulo entre os eixos de rotação dos discos é de 77 graus.

“O sistema é muito jovem para o alinhamento dos eixos ter sido modificado pelas interações. Assim, concluímos que o sistema foi formado pela fragmentação turbulenta de uma nuvem, não pela fragmentação e migração do disco”, explica Lee-

Se um sistema binário é formado através da fragmentação do disco, o momento de rotação do gás alinha os eixos das duas estrelas. Este alinhamento seria mantido mesmo que a separação entre as duas aumentasse via interações de maré. O desalinhamento dos eixos do sistema bebé IRAS 04191+1523 rejeita claramente este cenário.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …