Telescópio no Chile descobre ingrediente-chave para a vida em torno de estrelas jovens do tipo solar

ESO / L. Calçada

-

O telescópio ALMA observou estrelas como o Sol em uma fase muito inicial de suas formações e descobriu traços de isocianato de metila — um ingrediente necessário para a vida.

Esta é a primeira vez que se detecta a molécula prebiótica em protoestrelas do tipo solar, isto é, estrelas do tipo deram origem ao Sol e, consequentemente, ao Sistema Solar. A descoberta ajuda os astrônomos a entender melhor a origem da vida na Terra.

Duas equipes de astrônomos utilizaram o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array instalado no Chile para detectar a molécula orgânica complexa prebiótica de isocianato de metila – uma substância tóxica que contém átomos de carbono, hidrogênio, azoto e oxigênio na configuração química CH3NCO – no sistema estelar múltiplo IRAS 16293-2422.

Uma das equipes foi liderada por Rafael Martín-Doménech, do Centro de Astrobiologia de Madrid, e por Víctor M. Rivilla, do INAF-Osservatorio Astrofisico di Arcetri, em Florença, e a outra foi liderada por Niels Ligterink do Observatório de Leiden, na Holanda, e por Audrey Coutens do University College London, no Reino Unido.

“Depois da descoberta dos açúcares, descobrimos agora isocianato de metila. Esta família de moléculas orgânicas está ligada à síntese de péptidos e aminoácidos, os quais formam, sob a forma de proteínas, a base biológica da vida como a conhecemos”, explicam Niels Ligterink e Audrey Coutens.

As capacidades do ALMA permitiram às duas equipes observar a molécula ao longo do espectro rádio, a vários comprimentos de onda diferentes e bem característicos.

As equipes descobriram as impressões digitais químicas únicas desta molécula nas regiões internas e densas do casulo de gás e poeira que rodeia as estrelas jovens nas suas fases mais iniciais de evolução.

Cada equipe identificou e isolou as assinaturas da molécula orgânica complexa de isocianato de metila. Depois, elaboraram modelos químicos de computador e experiências em laboratório com o intuito de compreenderem a maneira como a molécula se forma.

IRAS 16293-2422 é um sistema múltiplo de estrelas muito jovens situado a cerca de 400 anos-luz de distância na enorme região de formação estelar Rho Ophiuchi, na constelação de Serpentário. Os novos resultados do ALMA mostram que o gás de isocianato de metila rodeia cada uma destas estrelas jovens.

A Terra e os outros planetas do nosso Sistema Solar se formaram a partir de material que restou da formação do Sol. O estudo de protoestrelas do tipo solar pode, por isso, abrir aos astrônomos uma janela para o passado, permitindo observar condições semelhantes àquelas que levaram à formação do nosso Sistema Solar há cerca de 4,5 bilhões de anos.

“Estamos particularmente entusiasmados com os resultados porque estas protoestrelas são muito semelhantes ao Sol no início da sua vida, apresentando o tipo de condições propícias à formação de planetas do tamanho da Terra. Ao encontrarmos moléculas prebióticas, temos agora outra peça do quebra-cabeças que é compreender como a vida começou no nosso planeta”, afirmam os principais autores do estudo.

“Além de detectarmos moléculas, queremos também compreender como elas se formam. As nossas experiências laboratoriais mostram que o isocianato de metila pode, efetivamente, se formar em partículas sob condições de frio extremo, semelhantes às encontradas no espaço interestelar, o que implica que a molécula tem grande probabilidade de estar presente na maioria das estrelas jovens do tipo solar”, destaca Niels Ligterink.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …