Telescópio no Chile descobre ingrediente-chave para a vida em torno de estrelas jovens do tipo solar

ESO / L. Calçada

-

O telescópio ALMA observou estrelas como o Sol em uma fase muito inicial de suas formações e descobriu traços de isocianato de metila — um ingrediente necessário para a vida.

Esta é a primeira vez que se detecta a molécula prebiótica em protoestrelas do tipo solar, isto é, estrelas do tipo deram origem ao Sol e, consequentemente, ao Sistema Solar. A descoberta ajuda os astrônomos a entender melhor a origem da vida na Terra.

Duas equipes de astrônomos utilizaram o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array instalado no Chile para detectar a molécula orgânica complexa prebiótica de isocianato de metila – uma substância tóxica que contém átomos de carbono, hidrogênio, azoto e oxigênio na configuração química CH3NCO – no sistema estelar múltiplo IRAS 16293-2422.

Uma das equipes foi liderada por Rafael Martín-Doménech, do Centro de Astrobiologia de Madrid, e por Víctor M. Rivilla, do INAF-Osservatorio Astrofisico di Arcetri, em Florença, e a outra foi liderada por Niels Ligterink do Observatório de Leiden, na Holanda, e por Audrey Coutens do University College London, no Reino Unido.

“Depois da descoberta dos açúcares, descobrimos agora isocianato de metila. Esta família de moléculas orgânicas está ligada à síntese de péptidos e aminoácidos, os quais formam, sob a forma de proteínas, a base biológica da vida como a conhecemos”, explicam Niels Ligterink e Audrey Coutens.

As capacidades do ALMA permitiram às duas equipes observar a molécula ao longo do espectro rádio, a vários comprimentos de onda diferentes e bem característicos.

As equipes descobriram as impressões digitais químicas únicas desta molécula nas regiões internas e densas do casulo de gás e poeira que rodeia as estrelas jovens nas suas fases mais iniciais de evolução.

Cada equipe identificou e isolou as assinaturas da molécula orgânica complexa de isocianato de metila. Depois, elaboraram modelos químicos de computador e experiências em laboratório com o intuito de compreenderem a maneira como a molécula se forma.

IRAS 16293-2422 é um sistema múltiplo de estrelas muito jovens situado a cerca de 400 anos-luz de distância na enorme região de formação estelar Rho Ophiuchi, na constelação de Serpentário. Os novos resultados do ALMA mostram que o gás de isocianato de metila rodeia cada uma destas estrelas jovens.

A Terra e os outros planetas do nosso Sistema Solar se formaram a partir de material que restou da formação do Sol. O estudo de protoestrelas do tipo solar pode, por isso, abrir aos astrônomos uma janela para o passado, permitindo observar condições semelhantes àquelas que levaram à formação do nosso Sistema Solar há cerca de 4,5 bilhões de anos.

“Estamos particularmente entusiasmados com os resultados porque estas protoestrelas são muito semelhantes ao Sol no início da sua vida, apresentando o tipo de condições propícias à formação de planetas do tamanho da Terra. Ao encontrarmos moléculas prebióticas, temos agora outra peça do quebra-cabeças que é compreender como a vida começou no nosso planeta”, afirmam os principais autores do estudo.

“Além de detectarmos moléculas, queremos também compreender como elas se formam. As nossas experiências laboratoriais mostram que o isocianato de metila pode, efetivamente, se formar em partículas sob condições de frio extremo, semelhantes às encontradas no espaço interestelar, o que implica que a molécula tem grande probabilidade de estar presente na maioria das estrelas jovens do tipo solar”, destaca Niels Ligterink.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Guerra Fria 2.0 entre EUA e China será uma batalha tecnológica, dizem especialistas

A batalha mundial pelo domínio da alta tecnologia está cada vez mais centrada em EUA e China. Com confronto aberto no caso da Huawei, especialistas do clube Valdai alertam para uma longa guerra fria tecnológica …

Combate à corrupção reduz mortalidade infantil, aponta estudo

Auditorias anticorrupção realizadas em municípios brasileiros entre 2003 e 2015 reduziram a mortalidade infantil. Esta é a principal conclusão de um estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que relacionou o …

2.300 maneiras de prevenir o Covid-19 foram mapeadas por universidade brasileira

Está disponível online a Plataforma das Universidades contra COVID-19 organizada pelo Projeto Ciência Popular e desenvolvida em parceria com a Empresa Júnior de Sistemas de Informação da EACH/USP (Síntese Jr.). Em setembro havia sido publicado o …

Debate nos EUA: Trump não disse nada de novo para reverter vantagem de Biden, diz historiador

O segundo e último debate entre o presidente americano, Donald Trump, e seu rival democrata Joe Biden, nesta quinta-feira (22), em Nashville, foi mais civilizado do que a primeira confrontação entre os dois candidatos …

Mais humanos estão evoluindo para ter três artérias nos braços; entenda porquê

Não se engane ao achar que o corpo humano não está em constante evolução. Pesquisadores australianos descobriram recentemente que o nosso organismo parece estar, aos poucos, desenvolvendo uma nova artéria no braço: a artéria mediana. Esse …

Tesla supera expectativas e apresenta quinto trimestre consecutivo de lucros

A Tesla divulgou nesta quarta-feira (21) seus resultados financeiros relativos ao terceiro trimestre de 2020. E as notícias foram boas: além de apresentar lucros pelo quinto trimestre consecutivo, a montadora elétrica apresentou os três meses …

Bitcoin alcança valor máximo anual após anúncio do PayPal

Nesta quarta-feira (21), o PayPal anunciou que vai lançar um sistema que permite efetuar compras e vendas em moedas digitais. Nesta quarta-feira (21), o bitcoin alcançou seu valor máximo neste ano, acima de US$ 13.200 (R$ …

Papa Francisco defende união civil homossexual

Pela primeira vez desde que assumiu a liderança da Igreja Católica, pontífice se manifesta a favor da união civil entre pessoas do mesmo sexo. "Gays têm direito a ter família, são filhos de Deus", diz …

Obama faz campanha para Biden e tenta ganhar votos republicanos com evento drive-in na Pensilvânia

Em seu primeiro evento presencial do ano, o ex-presidente Barack Obama vai participar de uma campanha drive-in na noite desta quarta-feira (21) na Pensilvânia. A expectativa é que Obama conquiste eleitores negros no sul …

Cientistas acabam de descobrir um órgão misterioso escondido no centro da cabeça humana

Cientistas fizeram uma descoberta anatômica surpreendente, encontrando o que parece ser um misterioso conjunto de glândulas salivares escondidas dentro da cabeça humana que de alguma forma passaram despercebidas até agora. Essa “entidade misteriosa” foi identificada acidentalmente …