Com 2 sóis e habitável: planeta de Star Wars é meta de busca da NASA

Os planetas, parecidos com os Tatooines do filme Star Wars (Guerra nas Estrelas), poderiam realmente possuir vida e não ser desertos, como descritos na saga de George Lucas, se estiverem a uma determinada distância dos seus dois sóis, declaram planetólogos da NASA.

“Isso significa que sistemas duplos [com dois sóis] são os candidatos perfeitos na busca de planetas habitáveis, mesmo os Tatooines recebendo uma quantidade de luz extremamente diferente em vários momentos do dia”, afirma o especialista da Universidade de Princeton (EUA), Max Popp, à revista Nature.

Nota-se que esses sistemas são bastante raros. Até hoje, cientistas descobriram apenas 11 tatooines em oito sistemas solares. O primeiro foi captado pelo telescópio Kepler em 2011. Ao mesmo tempo, é possível que sua raridade esteja ligada ao fato de ser difícil encontrar tais planetas com ajuda de telescópios.

A maioria dos astrônomos acredita que todos os tatooines devam ser gigantes gasosos, pois as forças solares os impedem de formar estruturas densas e pedregosas. Essa teoria se baseia na composição de todos os 11 planetas encontrados.

Inicialmente, os cientistas analisaram o planeta tatooine Kepler-35b — muito parecido com Saturno e que gira em torno de ambas as estrelas, completando a volta em 130 dias. Vale destacar que ele está alocado muito próximo das estrelas, ou seja, fora da “zona habitável”.

Levando Kepler-35b em consideração, os cientistas decidiram estudar outra parte do mesmo Sistema Solar e observar planetas que são 10 a 20 por cento mais afastados dos seus sóis. Com a distância sugerida pelos cientistas, o ano do planeta duraria 340 ou 380 dias (a gravidade das estrelas age muito no movimento do planeta).

Segundo os pesquisadores da NASA, tatooines localizados a tal distância dos seus sóis poderiam possuir condições climáticas estáveis, mas inconstantes. A princípio, poderiam possuir vida, mas seu clima seria frio. Além disso, os planetólogos apontam que a atmosfera de tais planetas deva conter menos nuvens do que a da Terra.

Vale destacar que quase todos os planetas, que estão localizados na parte afastada da zona habitável e perto do sistema de estrelas duplas, possuem clima desértico ou árido devido às mudanças de temperatura e à falta de água no ar.

Ao considerar este fato, os cientistas acreditam que seja bastante alta a possibilidade de descobrir um análogo “genuíno” do Tatooine com seus desertos e problemas de água.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA e Brasil querem barrar governo Maduro na Organização Pan-Americana da Saúde

Os Estados Unidos, o Brasil e outros 11 países rejeitaram nesta segunda-feira (28) a legitimidade do governo de Nicolás Maduro na Venezuela para participar do Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A …

Água líquida em Marte: descobertas mais reservas no polo sul do Planeta Vermelho

Em 2018, pesquisadores italianos anunciaram que haviam encontrado evidências da existência de água líquida em Marte, abaixo da calota polar sul. Agora, a equipe voltou em mais uma série de informações que não apenas sustentam essa …

Cientistas russos encontram nova forma de tratamento para covid-19

Uma equipe de cientistas russos sugeriu tratar os pacientes gravemente afetados pelo coronavírus SARS-CoV-2 da mesma maneira que são tratados alguns casos de intoxicação. De acordo com os especialistas do Instituto de Pesquisa de Medicina de …

Covid-19 já causou a morte de um milhão de pessoas no mundo

Nove meses após seu surgimento na China, a pandemia de Covid-19 superou, neste domingo (27), o número simbólico de um milhão de mortos no mundo. No total, o coronavírus causou 1.000.009 mortes e 33.018.877 casos …

Homem que comia alcaçuz todos os dias morre e médicos alertam sobre riscos à saúde

Um homem de 54 anos morreu após consumir alcaçuz em excesso. Segundo os médicos do Hospital Geral de Massachussets (EUA), após duas semanas ingerindo alcaçuz preto em excesso, o homem teve uma overdose de uma …

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …