Com 2 sóis e habitável: planeta de Star Wars é meta de busca da NASA

Os planetas, parecidos com os Tatooines do filme Star Wars (Guerra nas Estrelas), poderiam realmente possuir vida e não ser desertos, como descritos na saga de George Lucas, se estiverem a uma determinada distância dos seus dois sóis, declaram planetólogos da NASA.

“Isso significa que sistemas duplos [com dois sóis] são os candidatos perfeitos na busca de planetas habitáveis, mesmo os Tatooines recebendo uma quantidade de luz extremamente diferente em vários momentos do dia”, afirma o especialista da Universidade de Princeton (EUA), Max Popp, à revista Nature.

Nota-se que esses sistemas são bastante raros. Até hoje, cientistas descobriram apenas 11 tatooines em oito sistemas solares. O primeiro foi captado pelo telescópio Kepler em 2011. Ao mesmo tempo, é possível que sua raridade esteja ligada ao fato de ser difícil encontrar tais planetas com ajuda de telescópios.

A maioria dos astrônomos acredita que todos os tatooines devam ser gigantes gasosos, pois as forças solares os impedem de formar estruturas densas e pedregosas. Essa teoria se baseia na composição de todos os 11 planetas encontrados.

Inicialmente, os cientistas analisaram o planeta tatooine Kepler-35b — muito parecido com Saturno e que gira em torno de ambas as estrelas, completando a volta em 130 dias. Vale destacar que ele está alocado muito próximo das estrelas, ou seja, fora da “zona habitável”.

Levando Kepler-35b em consideração, os cientistas decidiram estudar outra parte do mesmo Sistema Solar e observar planetas que são 10 a 20 por cento mais afastados dos seus sóis. Com a distância sugerida pelos cientistas, o ano do planeta duraria 340 ou 380 dias (a gravidade das estrelas age muito no movimento do planeta).

Segundo os pesquisadores da NASA, tatooines localizados a tal distância dos seus sóis poderiam possuir condições climáticas estáveis, mas inconstantes. A princípio, poderiam possuir vida, mas seu clima seria frio. Além disso, os planetólogos apontam que a atmosfera de tais planetas deva conter menos nuvens do que a da Terra.

Vale destacar que quase todos os planetas, que estão localizados na parte afastada da zona habitável e perto do sistema de estrelas duplas, possuem clima desértico ou árido devido às mudanças de temperatura e à falta de água no ar.

Ao considerar este fato, os cientistas acreditam que seja bastante alta a possibilidade de descobrir um análogo “genuíno” do Tatooine com seus desertos e problemas de água.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudo de terapia com MDMA é tão poderoso que 67% dos voluntários foram curados de trauma

Um teste clínico em humanos inovador alcançou resultados extremamente estatisticamente significativos e uma excelente taxa de segurança, demonstrando que a terapia psicodélica assistida por MDMA pode ser um tratamento eficaz para transtorno de estresse pós-traumático …

Bolsonaro diz que pessoas que cumprem isolamento são "idiotas"

Presidente critica apelos para que brasileiros restrinjam os contatos sociais em meio à pandemia, que já provocou 435 mil mortes no país. "Tem alguns idiotas que até hoje ficam em casa", diz. O Presidente Jair Bolsonaro …

EUA vão fornecer 20 milhões de vacinas contra Covid-19 para outros países

Os Estados Unidos fornecerão 20 milhões de doses adicionais de vacinas contra a Covid-19 para outros países até o final de junho, elevando o total destinado ao exterior para 80 milhões de doses. O …

Demi Lovato vai comandar programa de TV investigativo sobre OVNIs

A atriz e cantora Demi Lovato está prestes a se aventurar em um desafio de outro mundo. A artista anunciou na última semana a sua participação em uma série limitada para a plataforma de streaming …

CPI da Covid: como 'isolamento vertical' pode virar arma contra Bolsonaro

Uma das linhas de investigação da CPI da Covid apura se o governo federal adotou a estratégia da imunidade de rebanho, ou seja, a obtenção da imunidade coletiva por meio da infecção da população, no …

Astrônomos continuam encontrando inexplicáveis anéis circulares misteriosos no céu

Nos últimos anos, astrônomos avistaram vários objetos de rádio gigantescos e quase perfeitamente circulares no universo distante. Embora ninguém tenha uma explicação para essas entidades misteriosas ainda, uma equipe adicionou recentemente outra ao seu catálogo, …

Conflito tem seu dia mais sangrento em Gaza

Bombardeios israelenses deixam pelo menos 42 palestinos mortos e elevam total de vítimas a 188. Netanyahu diz que ataques continuarão. Sem um cessar-fogo à vista, o atual conflito entre Israel e Hamas teve neste domingo (16/05) …

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …