Amazon abre tecnologia da Alexa para montadoras de carros e outras empresas

A Amazon anunciou nesta sexta-feira (15) que dará a empresas terceiras a possibilidade de acessar a inteligência artificial central que sustenta a Alexa, a assistente de voz da marca.

E as montadoras de automóveis serão as primeiras a usarem a tecnologia de Inteligência Artificial da gigante do e-commerce. O objetivo é desenvolver assistentes digitais personalizados para seus carros.

As montadoras – e também outras empresas – acessarão o chamado Alexa Custom Assistant para ter mais controle sobre a experiência do software. Com o código em mãos, as empresas poderão criar suas próprias palavras de ativação e interação para o assistente, além de desenvolver recursos customizados. A Amazon também informou que esses assistentes personalizados coexistirão com a Alexa. Ou seja, a companhia de Jeff Bezos também terá seu software integrado nos futuros carros.

“O Alexa Custom Assistant reduz o custo e a complexidade da construção de assistentes inteligentes em automóveis, eletrônicos de consumo, aplicativos móveis, propriedades inteligentes e videogames”, afirmou a Amazon no blog oficial da Alexa. “Construir um assistente inteligente é complexo, demorado e caro. Além disso, a taxa de inovação e mudança está acelerando e os assistentes estão sempre melhorando e ficando mais inteligentes, exigindo investimentos contínuos substanciais. O Alexa Custom Assistant aborda esse desafio, permitindo que as empresas aproveitem a tecnologia de primeira classe da Alexa para criar seu próprio assistente inteligente sem o investimento, longos ciclos de desenvolvimento e recursos para construí-lo do zero e manter ao longo do tempo”.

O que a Alexa Custom Assistant oferece?

A Amazon explica que o Alexa Custom Assistant baseia-se no aprimoramento constante da compreensão da linguagem falada, roteamento de intenções e orquestração de respostas para fornecer uma interface / interação natural, inteligente e conversacional. Além disso, as empresas terão acesso às chamadas wake words personalizadas, que são criadas usando o mesmo processo de última geração utilizado para desenvolver a wake word da Alexa e implantadas por meio do mecanismo de alta precisão Alexa da marca.

Além disso, para criar respostas de voz naturais, cada marca pode escolher a sua própria voz, que será exclusiva. A Amazon afirma que disponibilizará especialistas em ciências da voz que trabalham na Alexa. Eles guiarão as outras companhias ao longo do processo de gravação e do desenvolvimento desta voz customiza. Para isso, usarão algoritmos avançados de aprendizado de máquina para criar a biblioteca de áudio. Por fim, os desenvolvedores podem aproveitar os recursos pré-construídos da Alexa, como pesquisa local, clima, cronômetros e alarmes, para acelerar ainda mais o tempo de lançamento no mercado.

Outra característica do Alexa Custom Assistant é que ele permite que o assistente da marca terceira e a Alexa cooperem para atender ao pedido do cliente. Esse recurso é habilitado por Inteligência Artificial para garantir que cada solicitação seja encaminhada ao assistente que seja mais capaz de fornecer a experiência mais relevante e agradável. Por exemplo, se um cliente pede a Alexa para abrir a janela de um carro ou pergunta como solucionar um problema de dispositivo, a solicitação será encaminhada para o assistente da marca. Se um cliente pedir ao assistente da marca para tocar um audiolivro, a solicitação será encaminhada para Alexa. E assim por diante.

Além disso, a presença da Alexa ao lado do assistente desenvolvido pela marca terceira também fornece aos clientes, acesso a dezenas de milhares de habilidades e integrações, como casa inteligente, entretenimento, curiosidades, jogos, compras, pedido de alimentos e bebidas, serviços de mobilidade e muitos outros. Na questão da sensibilidade das informações, a Amazon garante que gerencia os dados e aplica as mesmas políticas de privacidade e segurança em vigor para Alexa.

Fiat Chrysler será a primeira a usar a Alexa Custom Assistant

A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) anunciou também nessa sexta-feira que será a primeira montadora a implementar a Alexa Custom Assistant. A solução será integrada diretamente no espaço da Alexa, dentro do sistema Uconnect da FCA e pode ser adaptada para a personalidade de cada marca do grupo.

A FCA afirma que aproveitará a capacidade de ter duas assistentes de voz no veículo, para que elas cooperem simultaneamente para atender às solicitações do cliente. Isso permite que a assistente inteligente da FCA atue como especialista do produto com recursos e capacidades específicos para o veículo, enquanto a Alexa ajuda o consumidor com o clima, controle da casa, música, entre outras necessidades diárias.

“Nossos clientes esperam se conectar facilmente com seus estilos de vida digitais onde quer que estejam e hoje respondemos com planos para oferecer novas experiências inteligentes construídas na tecnologia de IA de voz de classe mundial da Alexa”, disse Mark Stewart, presidente da FCA para a América do Norte. “Esperamos expandir a parceria com a Amazon e a integração da Alexa Custom Assistant em nosso sistema, o Uconnect, à medida que continuamos em nosso caminho para colocar as necessidades e expectativas do usuário no centro de tudo o que fazemos.”

A FCA afirma ainda que já iniciou o processo de planejamento para a integração da Alexa Custom Assistant em seus futuros modelos.

A exemplo de Apple e Google que já estão nessa área há mais tempo, a Amazon fechou alguns acordos com fabricantes de automóveis, mais recentemente com a Lamborghini e a startup de veículos elétricos Rivian, anunciados nessa semana, durante a CES 2021. Eles terão integrações diretas com a Alexa e a plataforma Echo Auto, também da Amazon, pode ser acessada através de um aplicativo móvel ou por um dongle que o usuário conecta ao carro.

Por fim, a Amazon diz que o Alexa Custom Assistant está disponível a partir desta sexta-feira em qualquer país onde a Alexa já atue: EUA, Canadá, Reino Unido, Áustria, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Espanha, Japão, Índia, Austrália, Nova Zelândia, México e Brasil. Outras nações serão adicionadas posteriormente.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …