Amazon abre tecnologia da Alexa para montadoras de carros e outras empresas

A Amazon anunciou nesta sexta-feira (15) que dará a empresas terceiras a possibilidade de acessar a inteligência artificial central que sustenta a Alexa, a assistente de voz da marca.

E as montadoras de automóveis serão as primeiras a usarem a tecnologia de Inteligência Artificial da gigante do e-commerce. O objetivo é desenvolver assistentes digitais personalizados para seus carros.

As montadoras – e também outras empresas – acessarão o chamado Alexa Custom Assistant para ter mais controle sobre a experiência do software. Com o código em mãos, as empresas poderão criar suas próprias palavras de ativação e interação para o assistente, além de desenvolver recursos customizados. A Amazon também informou que esses assistentes personalizados coexistirão com a Alexa. Ou seja, a companhia de Jeff Bezos também terá seu software integrado nos futuros carros.

“O Alexa Custom Assistant reduz o custo e a complexidade da construção de assistentes inteligentes em automóveis, eletrônicos de consumo, aplicativos móveis, propriedades inteligentes e videogames”, afirmou a Amazon no blog oficial da Alexa. “Construir um assistente inteligente é complexo, demorado e caro. Além disso, a taxa de inovação e mudança está acelerando e os assistentes estão sempre melhorando e ficando mais inteligentes, exigindo investimentos contínuos substanciais. O Alexa Custom Assistant aborda esse desafio, permitindo que as empresas aproveitem a tecnologia de primeira classe da Alexa para criar seu próprio assistente inteligente sem o investimento, longos ciclos de desenvolvimento e recursos para construí-lo do zero e manter ao longo do tempo”.

O que a Alexa Custom Assistant oferece?

A Amazon explica que o Alexa Custom Assistant baseia-se no aprimoramento constante da compreensão da linguagem falada, roteamento de intenções e orquestração de respostas para fornecer uma interface / interação natural, inteligente e conversacional. Além disso, as empresas terão acesso às chamadas wake words personalizadas, que são criadas usando o mesmo processo de última geração utilizado para desenvolver a wake word da Alexa e implantadas por meio do mecanismo de alta precisão Alexa da marca.

Além disso, para criar respostas de voz naturais, cada marca pode escolher a sua própria voz, que será exclusiva. A Amazon afirma que disponibilizará especialistas em ciências da voz que trabalham na Alexa. Eles guiarão as outras companhias ao longo do processo de gravação e do desenvolvimento desta voz customiza. Para isso, usarão algoritmos avançados de aprendizado de máquina para criar a biblioteca de áudio. Por fim, os desenvolvedores podem aproveitar os recursos pré-construídos da Alexa, como pesquisa local, clima, cronômetros e alarmes, para acelerar ainda mais o tempo de lançamento no mercado.

Outra característica do Alexa Custom Assistant é que ele permite que o assistente da marca terceira e a Alexa cooperem para atender ao pedido do cliente. Esse recurso é habilitado por Inteligência Artificial para garantir que cada solicitação seja encaminhada ao assistente que seja mais capaz de fornecer a experiência mais relevante e agradável. Por exemplo, se um cliente pede a Alexa para abrir a janela de um carro ou pergunta como solucionar um problema de dispositivo, a solicitação será encaminhada para o assistente da marca. Se um cliente pedir ao assistente da marca para tocar um audiolivro, a solicitação será encaminhada para Alexa. E assim por diante.

Além disso, a presença da Alexa ao lado do assistente desenvolvido pela marca terceira também fornece aos clientes, acesso a dezenas de milhares de habilidades e integrações, como casa inteligente, entretenimento, curiosidades, jogos, compras, pedido de alimentos e bebidas, serviços de mobilidade e muitos outros. Na questão da sensibilidade das informações, a Amazon garante que gerencia os dados e aplica as mesmas políticas de privacidade e segurança em vigor para Alexa.

Fiat Chrysler será a primeira a usar a Alexa Custom Assistant

A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) anunciou também nessa sexta-feira que será a primeira montadora a implementar a Alexa Custom Assistant. A solução será integrada diretamente no espaço da Alexa, dentro do sistema Uconnect da FCA e pode ser adaptada para a personalidade de cada marca do grupo.

A FCA afirma que aproveitará a capacidade de ter duas assistentes de voz no veículo, para que elas cooperem simultaneamente para atender às solicitações do cliente. Isso permite que a assistente inteligente da FCA atue como especialista do produto com recursos e capacidades específicos para o veículo, enquanto a Alexa ajuda o consumidor com o clima, controle da casa, música, entre outras necessidades diárias.

“Nossos clientes esperam se conectar facilmente com seus estilos de vida digitais onde quer que estejam e hoje respondemos com planos para oferecer novas experiências inteligentes construídas na tecnologia de IA de voz de classe mundial da Alexa”, disse Mark Stewart, presidente da FCA para a América do Norte. “Esperamos expandir a parceria com a Amazon e a integração da Alexa Custom Assistant em nosso sistema, o Uconnect, à medida que continuamos em nosso caminho para colocar as necessidades e expectativas do usuário no centro de tudo o que fazemos.”

A FCA afirma ainda que já iniciou o processo de planejamento para a integração da Alexa Custom Assistant em seus futuros modelos.

A exemplo de Apple e Google que já estão nessa área há mais tempo, a Amazon fechou alguns acordos com fabricantes de automóveis, mais recentemente com a Lamborghini e a startup de veículos elétricos Rivian, anunciados nessa semana, durante a CES 2021. Eles terão integrações diretas com a Alexa e a plataforma Echo Auto, também da Amazon, pode ser acessada através de um aplicativo móvel ou por um dongle que o usuário conecta ao carro.

Por fim, a Amazon diz que o Alexa Custom Assistant está disponível a partir desta sexta-feira em qualquer país onde a Alexa já atue: EUA, Canadá, Reino Unido, Áustria, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Espanha, Japão, Índia, Austrália, Nova Zelândia, México e Brasil. Outras nações serão adicionadas posteriormente.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …