Cientistas revelam ameaça de grande desabamento de plataformas de gelo na Antártida

ESA

Novo estudo demonstrou que mais de um terço da área das plataformas de gelo na Antártida pode cair no mar se as temperaturas globais aumentarem em quatro graus, em comparação com o nível pré-industrial.

De acordo com avaliações dos autores do estudo, se for possível conter o aumento da temperatura ao nível do objetivo do Acordo de Paris (dois graus), a área em risco de desabamento se reduzirá para metade, evitando assim uma elevação catastrófica do nível do mar. Os resultados do estudo foram publicados na revista científica Geophysical Research Letters.

Uma plataforma de gelo é uma massa de gelo espessa e flutuante que se forma onde as geleiras fluem até a linha de costa.

Uma equipe de pesquisadores britânicos da Universidade de Redington, usando métodos avançados de modelação do clima regional, construiu um modelo preditivo do impacto do aumento do derretimento e do escoamento de água nas plataformas de gelo da Antártica.

Segundo os cientistas, 34% de todas as plataformas antárticas correm o risco de desestabilização em caso de aumento das temperaturas em quatro graus.

Os cientistas determinaram que a plataforma de gelo Larsen, a maior do continente, está agora em maior risco de colapso. Em 2017, um enorme iceberg se desprendeu desta plataforma de gelo, diminuindo-a em 12%.

Cada verão na Antártica, a superfície das plataformas derrete, a água escorre através de rachaduras e se acumula em cavidades de ar no interior, onde no inverno volta a congelar.

No entanto, em anos em que muito gelo derrete, a água flui através das rachaduras na superfície das plataformas, aprofundando e alargando essas fendas até que partes da plataforma se separam e ficam à deriva no mar.

Os cientistas acreditam que, se a água se acumula regularmente na superfície de uma plataforma de gelo, é provável que esta desabe.

“As plataformas de gelo são importantes amortecedores que impedem o movimento livre das geleiras da costa para o oceano, o que causa a elevação do nível do mar. Se a temperatura continuar crescendo ao ritmo atual, nas próximas décadas podemos perder mais plataformas de gelo antárticas do que nunca. Os dados obtidos ressaltam a importância de contenção do aumento da temperatura global, se quisermos evitar piores consequências da mudança climática”, notou um dos autores da pesquisa, a meteorologista Ella Gilbert, citada pelo portal EurekAlert!.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudo de terapia com MDMA é tão poderoso que 67% dos voluntários foram curados de trauma

Um teste clínico em humanos inovador alcançou resultados extremamente estatisticamente significativos e uma excelente taxa de segurança, demonstrando que a terapia psicodélica assistida por MDMA pode ser um tratamento eficaz para transtorno de estresse pós-traumático …

Bolsonaro diz que pessoas que cumprem isolamento são "idiotas"

Presidente critica apelos para que brasileiros restrinjam os contatos sociais em meio à pandemia, que já provocou 435 mil mortes no país. "Tem alguns idiotas que até hoje ficam em casa", diz. O Presidente Jair Bolsonaro …

EUA vão fornecer 20 milhões de vacinas contra Covid-19 para outros países

Os Estados Unidos fornecerão 20 milhões de doses adicionais de vacinas contra a Covid-19 para outros países até o final de junho, elevando o total destinado ao exterior para 80 milhões de doses. O …

Demi Lovato vai comandar programa de TV investigativo sobre OVNIs

A atriz e cantora Demi Lovato está prestes a se aventurar em um desafio de outro mundo. A artista anunciou na última semana a sua participação em uma série limitada para a plataforma de streaming …

CPI da Covid: como 'isolamento vertical' pode virar arma contra Bolsonaro

Uma das linhas de investigação da CPI da Covid apura se o governo federal adotou a estratégia da imunidade de rebanho, ou seja, a obtenção da imunidade coletiva por meio da infecção da população, no …

Astrônomos continuam encontrando inexplicáveis anéis circulares misteriosos no céu

Nos últimos anos, astrônomos avistaram vários objetos de rádio gigantescos e quase perfeitamente circulares no universo distante. Embora ninguém tenha uma explicação para essas entidades misteriosas ainda, uma equipe adicionou recentemente outra ao seu catálogo, …

Conflito tem seu dia mais sangrento em Gaza

Bombardeios israelenses deixam pelo menos 42 palestinos mortos e elevam total de vítimas a 188. Netanyahu diz que ataques continuarão. Sem um cessar-fogo à vista, o atual conflito entre Israel e Hamas teve neste domingo (16/05) …

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …