Bloco de gelo se solta da Antártida e forma iceberg maior que o Distrito Federal

John Sonntag / NASA

Foto aérea da NASA revela uma enorme rachadura na geleira Larsen C

Foto aérea da NASA revela uma enorme rachadura na geleira Larsen C

Tem um trilhão de toneladas e é um dos maiores icebergs já vistos. Depois de ameaçar se soltar há mais de seis meses, o iceberg gigante se desprendeu nesta quarta-feira (12) do continente antártico, disseram pesquisadores da Universidade de Swansea, no Reino Unido.

“O icerbeg surgiu entre segunda e quarta-feira“, indicaram os especialistas, que monitoram a evolução deste bloco de gelo gigantesco.

Segundo o The Guardian, o bloco de gelo, com 5.800 km2, é maior que o Distrito Federal, e se separou agora da plataforma de gelo Larsen C, na Antártida Ocidental, a sul do continente americano. A separação era esperada pelos cientistas, que há mais de dez anos seguiam uma grande fenda, cuja propagação se acelerou a partir de 2014.

Os cientistas não consideram que a fissura tenha aparecido devido às alterações climáticas: a abertura destas grandes fendas é um efeito habitual dos movimentos internos da Terra.

No mês passado, quando a plataforma já estava presa ao continente por apenas 20 quilômetros de gelo, os cientistas já adivinhavam o desprendimento do segundo maior iceberg da história aconteceria em breve. No dia seguinte, já faltavam apenas 13 quilômetros.

A massa de gelo, com 200 metros de espessura, não deverá se mover para longe nem muito depressa, mas deverá continuar a ser monitorada. Correntes e ventos podem eventualmente empurrar o iceberg para norte do Antártico, o que causaria dificuldades à navegação.

MIDAS/ESA/USGS

Imagem de satélite mostra a região da plataforma Larsen C que ameaça se separar da Antártida, vista em 1º de Maio

Imagem de satélite mostra a região da plataforma Larsen C que ameaça se separar da Antártida, vista em 1º de Maio

Segundo os cientistas, a separação não irá afetar o nível do mar porque o gelo que se desprendeu já estava no oceano, embora alguns especialistas admitam que possa acelerar a desestabilização da Larsen C.

Segundo afirmam a Agência Espacial Europeia (ESA) e o cientista Noel Gourmelen, da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, o iceberg criado com a separação deste bloco de gelo é um dos maiores da jamais vistos, com 1.155 quilômetros cúbicos de gelo, equivalente à água necessária para encher 462 milhões de piscinas olímpicas.

O tamanho desse iceberg apenas é superado pelo do iceberg B-15, o maior icebergue alguma vez registrado no mundo. Com uma área de mais de 11 mil km², o B-15 era maior que a ilha da Jamaica.

A mesma agência assinalou também que as plataformas vizinhas, Larsen A e Larsen B, experimentaram um processo similar com “fragmentações espetaculares” em 1995 e 2002, respectivamente.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Com abstenção recorde de 51,5%, ministro da Educação considera Enem um 'sucesso'

A abstenção no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, realizado neste domingo (17), foi recorde e atingiu 51,5%. O nível de abstenção supera o pior índice registrado até agora, em 2009, quando …

Álcool danifica o cérebro na adolescência

Se nós confiarmos apenas nas propagandas parece que o álcool de uma cerveja, uma taça de vinho ou de algum destilado serve apenas para unir as pessoas e deixá-las alegres. Mas o álcool pode ter …

Joe Biden reverterá políticas trumpistas logo após posse

Já nas primeiras horas após assumir, novo chefe de Estado americano assinará uma série de decretos presidenciais abordando pandemia, dificuldades da economia nacional, injustiça racial e mudança climática. O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, …

Rússia prende opositor Alexei Navalny no desembarque em Moscou

O Serviço Prisional Russo (FSIN) confirmou ter prendido o opositor Alexei Navalny neste domingo, na chegada dele a Moscou. O Kremlim o acusa de ter violado as condições de uma pena de prisão suspensa …

Ikea agora vende mini casas móveis para quem quer uma vida simples, livre e sustentável

Quem sonha com uma vida mais nômade, livre de amarras e principalmente ecologicamente correta poderá encontrar na IKEA uma parceira capaz de tornar tal sonho em realidade: em uma casa móvel, sustentável, bonita e praticamente …

O zumbido de fundo do universo pode ter sido ouvido pela primeira vez

Baseado no que sabemos sobre ondas gravitacionais, o Universo deve estar cheio delas. Cada par de buracos negros ou estrelas de nêutrons e colisão, cada supernova com núcleo em colapso — até mesmo o próprio …

"Não comemorei ou me orgulhei de ter banido Trump do Twitter", diz Jack Dorsey

Em uma série de tuítes, Jack Dorsey, cofundador e CEO do Twitter, defendeu o banimento de Donald Trump da rede social na última sexta-feira (8). Segundo o executivo, essa foi a medida certa para a …

EUA adicionam Xiaomi e mais 8 empresas chinesas à lista de companhias ligadas a militares

Departamento de Defesa dos EUA lista Xiaomi e mais oito empresas por ligações com militares chineses. Para analistas, a listagem é um "frenesi final" do governo Trump em sua campanha anti-China. Na quinta-feira (14), o Departamento …

Petrobras é a segunda maior do mundo em operações no oceano

Entre as 100 maiores corporações transnacionais que operam nos oceanos mundo afora, a Petrobras aparece em segundo lugar. A lista, divulgada nesta quarta-feira (13/01), é parte de uma pesquisa publicada na renomada revista Science Advances, …

Estudo detecta pela 1ª vez em que resulta colisão de 3 buracos negros

Um novo estudo da agência espacial norte-americana NASA revela novas informações sobre o que acontece após colisões entre três buracos negros supermassivos. Com a ajuda do Observatório de Raios X Chandra, da NASA, e vários outros …