Ao longo de toda sua vida o cantor Freddie Mercury manteve o hábito de sempre presentear os amigos – feito de fato um importante compromisso, ao ponto de manter um caderno com as datas de aniversário de todas as pessoas próximas para jamais esquecer de alguém.
Era tamanha a generosidade do artista e vocalista do Queen, falecido em 24 de novembro de 1991, que nem mesmo a morte foi capaz de impedi-lo de seguir presenteando as pessoas de sua vida: passados 28 anos, seus melhores amigos seguem recebendo presentes do cantor.
Ao longo dos últimos meses de sua luta contra a Aids, Mercury fez questão de organizar todos os detalhes de sua herança, seu legado, e do que deixaria para sua família e amigos.
Foi assim que estabeleceu com a loja de departamento Fortnum & Mason, de Londres, o que já se tornou uma tradição: que uma cesta de natal fosse anualmente enviada para cada uma das pessoas de uma longa lista que o próprio artista anotou e entregou.
Os custos são debitados da herança de Freddie Mercury que, à frente do Queen, tornou-se um dos mais bem sucedidos artistas de todos os tempos: estima-se que sua banda tenha vendido cerca de 300 milhões de discos ao longo de sua carreira.
O cantor e compositor Elton John foi um dos primeiros amigos a receber um desses presentes póstumos de Freddie, cerca de um mês após seu falecimento. ““Um amigo comum apareceu na porta da minha casa e me entregou algo embrulhado em uma linda capa de travesseiro. Abri e lá dentro havia uma aquarela de um dos meus pintores favoritos”, contou Elton. “Vinha com um bilhete de Freddie, que dizia: ‘Querida Sharon, vi isto em um leilão e achei que você iria adorar. Te amo, Melina”, comentou o artista, revelando também os apelidos carinhosos com que se referiam um ao outro.
Segundo Peter Freestone, assistente pessoal de Mercury e outro membro dessa carinhosa lista de presenteados, celebrar as amizades e afetos era algo fundamental para o cantor. “Se conhecia alguém e gostasse da pessoa, pegava o caderno e anotava seu aniversário. E também enviava um bilhete de agradecimento após um jantar agradável. Era um autêntico cavalheiro”, ele disse.
// Hypeness