Apocalipse zumbi aniquilaria a raça humana em 100 dias

O apocalipse zumbi não demoraria muito. Um novo artigo em um jornal estudantil revisado por pares aponta que as hordas de zumbis reduziriam a população da Terra a apenas 273 sobreviventes em 100 dias.

O artigo, publicado no Journal of Physics Specials da Universidade de Leicester, na Inglaterra, é um uso fantasioso do chamado modelo SIR, que é usado na epidemiologia para simular como as doenças se espalham ao longo do tempo.

Esta não é a primeira vez que os zumbis foram usados como uma metáfora para a saúde pública. Em dezembro de 2015, por exemplo, a revista médica britânica The Lancet publicou um artigo intitulado “Infecções Zumbis: epidemiologia, tratamento e prevenção”.

Também um blog dos CDC, Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA usou as preparações para um apocalipse zumbi como uma metáfora para a preparação para desastres na vida real.

Na nova análise, os universitários da Universidade de Leicester assumiram que cada zumbi teria 90% de sucesso em encontrar e infectar um humano por dia – uma taxa que tornaria o vírus zumbi duas vezes mais contagioso do que a Peste Negra, a praga que devastou a Europa no século 14.

Os pesquisadores ainda estimaram que cada zumbi poderia viver 20 dias sem comida – cérebros humanos, no caso.

Considerando uma população inicial de 7,5 bilhões de pessoas, aproximadamente a população mundial de hoje, os alunos calcularam que levaria 20 dias para um único zumbi iniciar uma epidemia de proporções notáveis.

Nesse ponto, a pandemia teria começado.

Assumindo que não houvesse nenhum isolamento geográfico, de fato, a população humana cairia para 181 no dia 100 da epidemia, com 190 milhões de zumbis vagando por aí.

Há esperança!

Com algum isolamento geográfico, a situação seria um pouquinho melhor para os seres humanos.

Assumindo que o vírus zumbi teria que se espalhar por regiões contíguas e que os zumbis seriam um pouco limitados em sua capacidade de viajar (não deixando sua região atual até que houvesse 100.000 zumbis vagando para lá), seriam 273 os sobreviventes humanos no dia 100, de acordo com o estudo.

Um modelo mais realista assumiria que cada zumbi poderia encontrar menos vítimas humanas ao longo do tempo, escreveram os alunos, porque simplesmente haveria menos humanos a encontrar.

“Nós também não incluímos a possibilidade de os humanos matarem os zumbis”, escreveram.

Em um artigo de acompanhamento, os alunos fizeram exatamente isso. Eles estenderam a vida zumbi para um ano, a fim de aumentar o desafio um pouco, mas também deram a cada humano uma chance de 10% de matar um zumbi a cada dia.

Eles também representaram a reprodução humana, supondo que mulheres em idade reprodutiva seriam capazes de ter um bebê uma vez a cada três anos.

Estas suposições forneceram alguma esperança para a humanidade. Sob este modelo, a população humana rapidamente cai para algumas centenas novamente. No entanto, os zumbis morreriam após 1.000 dias, sob este modelo.

10.000 dias após o início da epidemia, a população humana começaria a se recuperar novamente. Parece que nem tudo está perdido.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …