França investiga emprego público fictício de mulher de Fillon

Remi Jouan / Wikimedia

François e Penelope Fillon

A procuradoria financeira francesa anunciou esta quarta-feira (25), a abertura de um inquérito sobre um alegado “emprego fictício” da esposa de François Fillon, quando este era deputado.

O candidato de Os Republicanos às eleições presidenciais, François Fillon, vê sua campanha manchada pela polémica criada pelo semanário Le Canard Enchaîné.

François Fillon, que foi primeiro-ministro durante a presidência de Nicolas Sarkozy, é o favorito na eleição presidencial de abril e maio de 2017, e as pesquisas colocam-no como provável adversário da líder da extrema direita, Marine Le Pen, no segundo turno.

Na sequência da notícia, a procuradoria financeira francesa anunciou a abertura de um inquérito sobre as suspeitas que a esposa de François fillon, Pénélope, tenha usufruído de um alegado “emprego fictício” como assistente parlamentar do marido. O inquérito foi aberto por “desvio de fundos públicos e abuso de bens sociais”.

Esta quarta-feira, o Le Canard Enchaîné revelou que Pénélope Fillon foi colaboradora parlamentar do marido, algo que ninguém sabia, segundo o jornal.

A esposa de Fillon, Penelope Fillon, teve um emprego fantasma de assistente parlamentar do próprio marido e de seu sucessor, Marc Joulaud, e embolsou 500 mil euros dos cofres públicos sem trabalhar, denunciou o jornal satírico Le Canard Enchaîné.

“No total, Pénélope recebeu 500.000 euros brutos das caixas parlamentares”, diz o jornal.

Empregar familiares como colaboradores na Assembleia ou no Senado não é proibido, desde que não se trate de um “emprego fictício”, mas o jornal emite dúvidas sobre a realidade do trabalho da esposa do antigo primeiro-ministro.

O Canard Enchaîné afirma que a esposa de Fillon era dona de casa e não aparecia na sede do legislativo para trabalhar. A publicação cita uma ex-assistente parlamentar, que diz que “nunca trabalhou com ela”.

Segundo o “Canard”, Penelope Fillon foi assistente parlamentar de François Fillon entre 1998 e 2002 quando ele era deputado da região de Sarthe, e, entre 2002 e 2007 teria sido assistente do deputado que substituiu o marido quando este entrou no governo.

Em 2012, ela teria sido remunerada “durante seis meses, pelo menos” quando o marido voltou a ser deputado.

Thierry Solère, porta-voz de François Fillon, disse à AFP que Penelope Fillon “foi realmente colaboradora de François Fillon”.

Durante uma viagem a Bordeaux, Fillon disse estar escandalizado com a publicação da denúncia e acusou o semanário de querer prejudicá-lo politicamente. “Como é que minha esposa não tem direito a trabalhar?“, questionou.

// RFI / DW

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …