Astrônomos mapeiam 1 milhão de galáxias previamente desconhecidas

ESA/Hubble & NASA, A. Bellini et al.

Cerca de um milhão de galáxias previamente desconhecidas para além da Via Láctea foram adicionadas a um mapa detalhado de seção de espaço.

Pesquisas sobre o espaço normalmente demoram anos para serem completas, mas um novo estudo usando radiotelescópio australiano ASKAP, desenvolvido e operado pela Organização de Pesquisa Científica e Industrial da Comunidade das Nações (CSIRO, na sigla em inglês), a agência científica nacional da Austrália, demorou menos que duas semanas.

Os dados recolhidos contêm imagens cinco vezes mais sensíveis e duas vezes mais detalhadas que as anteriores. Os resultados foram publicados no periódico Publications of the Astronomical Society of Australia.

A divisão de Astronomia e Ciência Espacial da CSIRO conseguiu estudar 83% do céu em 300 horas, ou 12,5 dias.

Durante o estudo foram produzidas 903 imagens, cada uma delas requerendo 15 minutos de exposição. Essas imagens foram adicionadas a um único mapa cobrindo todo o céu do sul.

O panorama feito é extraordinário, dado que a maioria dos pontos brilhantes são galáxias inteiras, não apenas estrelas individuais. Os amantes de astronomia podem explorar o céu do sul por si mesmo, fazendo um tour virtual.

Os cientistas identificaram cerca de três milhões de galáxias no mapa do céu, muito mais do que durantes um estudo similar anteriormente realizado pela Universidade de Sydney, Austrália, que identificou 260 mil galáxias.

Este novo estudo dá oportunidade de seguir quaisquer diferenças entre as galáxias encontradas.

“Este censo do Universo será usado pelos astrônomos em todo o mundo para explorar o desconhecido e estudar tudo, desde a formação de estrelas até como as galáxias e seus buracos negros supermassivos evoluem e interagem”, comentou o autor principal do estudo e astrônomo da CSIRO, dr. David McConnell, citado no comunicado de imprensa.

O novo estudo da CSIRO só foi possível devido aos grandes saltos recentes em tecnologias espaciais. Os engenheiros instalaram receptores de rádio com antenas faseadas e processadores de sinais digitais de alta velocidade produzidos especificamente para o telescópio ASKAP.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

O maior mar da lua Titã pode ter mais de 300 metros de profundidade

Os oceanos da Terra não são os únicos que guardam vários mistérios ainda não explorados: os lagos e mares de Titã, a maior lua de Saturno, também são enigmáticos. Assim, em um novo estudo, astrônomos …

Xi deixa alerta para Biden: protecionismo norte-americano pode gerar 'nova Guerra Fria'

O líder chinês deixou um aviso para o presidente norte-americano, Joe Biden: os EUA arriscam entrar em uma nova Guerra Fria se continuarem com as políticas protecionistas do ex-presidente Donald Trump. Em um discurso virtual na …

Polícia prende ladrões que abriam túmulos e roubavam crânios para rituais nos EUA

A polícia do condado de Lake, no estado da Flórida, nos EUA, prendeu dois homens acusado de violarem sepulturas e roubarem crânios e ossos no cemitério Edgewood, na região. A investigação utilizou DNA encontrado em charuto, …

Instituto Pasteur abandona projeto de vacina contra Covid-19

O Instituto Pasteur da França anunciou nesta segunda-feira o abandono do seu principal projeto de vacina contra a Covid-19, após os resultados decepcionantes dos primeiros testes clínicos. "As respostas imunológicas induzidas foram inferiores às observadas …

Biden reimpõe restrições para passageiros procedentes do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, restabeleceu nesta segunda-feira (25/01) a proibição da entrada no país de pessoas procedentes da União Europeia, Reino Unido e Brasil para conter a pandemia de covid-19. A nova …

Quem é 'el Chapo asiático' que foi preso acusado de controlar mercado de drogas de R$ 380 bilhões

A polícia holandesa prendeu o suposto chefe de uma das maiores quadrilhas de tráfico de drogas do mundo: Tse Chi Lop, apelidado de "El Chapo" da Ásia. O cidadão canadense nascido na China é apontado como …

Homem recebe primeiro transplante duplo de braço e ombro

A ciência cada vez mais evoluída. Um homem da Islândia foi o primeiro do mundo a receber um transplante duplo de braço e ombro. A cirurgia foi um sucesso e o paciente, o islandês Felix Gretarsson, …

Bolsonaro pode enfrentar um tribunal internacional por crimes contra a humanidade

Jair Bolsonaro pode enfrentar acusações no Tribunal Penal Internacional (TPI) depois de ser acusado de crimes contra a humanidade. Líderes indígenas no Brasil e grupos de direitos humanos estão pedindo ao tribunal que investigue o presidente …

Presidente mexicano López Obrador é diagnosticado com Covid-19

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, 67 anos, entrou para a lista dos líderes mundiais que foram infectados pela Covid-19. Ele informou nesse domingo (24) que testou positivo para o novo coronavírus, …

Desenterram em Jerusalém granada de mão britânica da 1ª Guerra Mundial

Em pleno centro da cidade de Jerusalém, foi desenterrada uma granada de mão britânica da Primeira Guerra Mundial. O artefato perigoso foi descoberto em uma antiga cisterna por Oscar Becherno, responsável pela escavação arqueológica em nome …