Ataque a tiros deixa 3 mortos e vários feridos em Utrecht, na Holanda

Robin Van Lonkhuijsen / EPA

Atirador dispara contra um bonde na cidade holandesa e deixa três pessoas mortas e várias feridas. Suspeito está foragido e é procurado pela polícia, que fala em terrorismo.

Pelo menos três pessoas morreram e nove foram feridas, sendo três com gravidade, por disparos efetuados por um homem num bonde na cidade holandesa de Utrecht, na manhã desta segunda-feira (18/03). O prefeito de Utrecht, Jan van Zanen, confirmou o número de vítimas.

Segundo testemunhas, um homem sacou uma arma e começou a disparar de forma aleatória num bonde na praça 24 de Outubro, onde passam várias linhas do transporte público. Depois ele fugiu, e seu paradeiro é desconhecido, afirmou a polícia, que iniciou uma operação de busca.

A polícia divulgou, algumas horas depois, que procura um homem de 37 anos, nascido na Turquia e identificado como Gökman Tanis. Um foto o mostra dentro de um bonde do transporte público. Ele é considerado o principal suspeito.

O diretor da Agência Nacional de Segurança e Antiterrorismo, Pieter-Jaap Aalbersberg, disse que “houve disparos esta manhã em Utrecht em vários lugares”, sem dar mais detalhes.

A polícia alemã afirmou que foi avisada pelas autoridades holandesas para ficar de olho num carro Renault Clio, mas que mais tarde as mesmas autoridades comunicaram que o veículo fora encontrado, abandonado. O carro provavelmente foi usado pelo suspeito na fuga.

A imprensa local noticiara inicialmente que ao menos uma pessoa fora morta no ataque. O corpo dela está deitado no chão, ao lado dos trilhos do bonde, e foi coberto com um lençol, afirmou a agência de notícias holandesa ANP.

A polícia comunicou que as investigações consideram que se trata de um ato terrorista, apesar de as motivações ainda não estarem claras. O governo da Holanda elevou o alerta de terrorismo ao nível máximo na província de Utrecht, porque o atirador está foragido.

O primeiro-ministro Mark Rutte afirmou que a Holanda “se viu surpreendida por um ataque” em Utrecht e disse que “um ato de terrorismo é um ataque a uma sociedade tolerante” como a holandesa. “Se for um ato de terrorismo, só há uma resposta: o nosso Estado de Direito e democracia são mais fortes que a violência“, ressaltou.

// DW

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Problemas cardíacos duradouros se apresentam em 78% dos pacientes de coronavírus

O entusiastas do retorno da economia para a normalidade defendem suas opiniões geralmente com base no fato da maioria dos pacientes exibirem sintomas leves ou sequer ter qualquer sintoma de coronavírus, comparando negligentemente o Covid-19 …

Governo britânico vai pagar parte da conta de consumo em pubs e restaurantes

Incentivos não vão faltar para quem estava com saudades de frequentar bares, pubs e restaurantes no Reino Unido. Durante o mês de agosto, o governo britânico vai bancar parte da conta de quem sair …

Cientistas revelam origem de estranhos meteoritos encontrados na Terra

Uma equipe de cientistas norte-americanos teoriza que alguns dos meteoritos, que não se encaixam nas duas categorias principais, têm uma origem até hoje desconhecida por astrônomos. Um grupo significante de meteoritos, que existem hoje na Terra, …

Twitter pode ser multado em US$ 250 milhões por abuso de dados dos usuários

O Twitter confessou que, possivelmente, será multado em até US$ 250 milhões pela Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC, no original em inglês) por ter desrespeitado um acordo firmado em 2011 com a agência …

OMS afirma que não há solução milagrosa para lutar contra Covid-19

A Organização Mundial de Saúde avisou na segunda-feira que não há, nem haverá uma solução milagre contra a pandemis de Covid-19, não obstante a corrida que se verifica actualmente de forma a descobrir uma vacina …

Alemanha quer exigir de viajantes teste de covid-19 feito antes de embarque

Ministro da Saúde alemão defende que passageiros vindos de territórios de risco, incluindo o Brasil, apresentem exame negativo realizado em país de origem para entrar na Alemanha. O ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, defendeu nesta …

Uma poção medieval provou ser eficaz contra bactérias

Uma fórmula de mil anos de idade para o tratamento infecções nos olhos talvez leve os cientistas a um novo caminho para lutar contra a resistência aos antibióticos. A poção parece mesmo bruxaria: cebola, vinho, alho …

Microsoft confirma intenção de comprar o TikTok

Em um final de semana conturbado para o aplicativo TikTok, o presidente norte-americano Donald Trump deu um prazo de 45 dias para a Microsoft concretizar a aquisição da rede social chinesa. A notícia divulgada pela agência …

Com 200.000 mortes, América Latina é segunda região do mundo mais afetada pela Covid-19

A região da América Latina e do Caribe alcançou a fúnebre marca de 200.212 mortes pelo novo coronavírus e é a segunda no mundo mais afetada pela pandemia, depois da Europa (210.435 óbitos para …

Autoridade de saúde da administração Trump rejeita hidroxicloroquina como tratamento para COVID-19

O responsável por coordenar a aplicação de testes de COVID-19 nos EUA afirmou neste domingo (2) que não há evidências de que a hidroxicloroquina seja um tratamento eficaz contra o novo coronavírus. O secretário assistente do …