Atletas vítimas do acidente aéreo e “gol da vitória” são eternizados em mural no estádio da Chapecoense

No último dia 28 de novembro completou um ano do terrível acidente com o avião da Chapecoense, que vitimou 71 pessoas, com seis sobreviventes. O time viajava para a decisão da Sul-Americana daquele ano, que por fim, como tributo, acabou recebendo o título da competição. A final contra o Atlético Nacional, da Colômbia, nunca aconteceu – e é inevitável imaginar como seria.

Para eternizar não só o jogo (e o gol do título) que nunca aconteceu, assim como os atletas que estavam no avião, a Chapecoense juntou-se ao artista plástico Paulo Consentino e às tintas Coral para preparar uma sensível homenagem.

O projeto “Gol eterno” representou, através de um imenso mural nas paredes do estádio Arena Condé, em Chapecó (SC), justamente o gol que poderia ter acontecido na final da competição.

Retratando os 11 jogadores titulares do time, os reservas e, ao fundo, a bola no fundo das redes, o mural foi pintado por Consentino à frente de uma equipe com outros 5 profissionais. Foram necessários 17 dias para concluir a pintura de cerca de 500 metros quadrados.

Para completar essa comovente homenagem, o projeto contou com uma participação realmente especial. O jornalista Rafael Henzel foi convidado para narrar esse gol tão imaginado pelos torcedores, voltando no tempo e alterando a rota dos fatos por um instante, com um fundamental e emocional agravante: Henzel é um dos seis sobreviventes do voo.

No painel, foi pintado um QR Code que permite que os torcedores ouçam a narração – que agora oficializa o que já era eterno nos corações e nas lágrimas de todos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Oásis egípcio escondia tumbas da era romana

Dois túmulos da época romana foram encontrados no complexo arqueológico de Beir Al-Shaghala, no oásis egípcio de Dakhla, anunciou esta semana o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, Mostafa Waziri. Construídos com diferentes estilos arquitetônicos e …

60% das espécies de café estão em risco de extinção

Pela primeira vez, o café integra a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza como espécie em vias de extinção. De acordo com um estudo publicado esta semana nas revistas ScienceAdvances e Global Change Biology, 60% …

Pela felicidade dos professores, escola cria “licença do amor”

A escola de ensino médio de Dinglan, localizada na cidade chinesa de Hangzhou, apresentou esta semana a “licença do amor”, que visa melhorar o humor dos professores e, consequentemente, o trabalho com os alunos. Segundo relata …

Parte da Antártida está encolhendo (e não deveria)

Quando os cientistas falam sobre o derretimento da Antártida, geralmente se referem à Antártida Ocidental, onde gigantescos glaciares costeiros derramam grandes quantidades de água. Mas, do outro lado das montanhas transantárticas a leste, há um manto …

Estátua de diabo “alegre demais” gera polêmica na Espanha

Uma estátua que representa o diabo foi criticada por ser “alegre demais” pelos moradores da cidade de Segóvia, na Espanha. A escultura de bronze, que ainda não foi instalada, foi criada em homenagem a uma lenda …

Deputada britânica adiou o parto para votar contra o acordo do Brexit

Tulip Siddiq decidiu adiar o nascimento do segundo filho para poder votar contra o acordo do Brexit. A deputada trabalhista chegou ao Parlamento em uma cadeira de rodas. Tulip Siddiq decidiu adiar o nascimento do filho por …

Sorveteria em Florença cobra R$ 106 de turista por uma bola de sorvete

Uma sorveteria cobrou 25 euros (cerca de R$ 106) por um sorvete a um turista de Taiwan. Indignado, o turista reclamou ao guia que o acompanhava, que chamou a polícia. O estabelecimento foi multado em …

McDonald’s perde direitos do Big Mac para cadeia de fast food irlandesa

A irlandesa Supermac’s conseguiu uma vitória histórica: o Big Mac deixa de ser uma marca registrada na Europa. Mas a decisão ainda é passível de recurso. “É o fim do McBully”, disse Pat McDonagh, que recebeu …

Disco de gelo giratório gigantesco "invade" rio no Maine

Um enorme círculo de gelo giratório se formou esta semana no rio de Presumpscot, na cidade de Westbrook, no estado norte-americano do Maine. Esse disco bizarro, ainda que raro, é um fenômeno natural fruto da Física. …

Em um restaurante de Dubai, deixar comida no prato dá multa (e é mais cara que a refeição)

Com Dubai se tornando mais consciente do desperdício de alimentos, um restaurante se lembrou de uma maneira de fazer com que os clientes não deixem comida no prato. O restaurante Gulou Hotpot, em Al Barsha, uma sossegada …