Austrália proíbe entrada de condenados por violência conjugal

Bridget Samuels / Flickr

O rapper americano Chris Brown foi condenado por ter agredido a cantora Rihanna

Os visitantes condenados por violência conjugal ou crianças serão expulsos ou proibidos de entrar na Austrália. O anúncio foi feito neste domingo (3) pelo ministro australiano da Imigração, David Coleman.

O governo australiano quer mostrar que o país está intensificando sua luta contra os delinquentes estrangeiros. A nova lei entrou em vigor na última quinta-feira (28) e se baseia na legislação existente. Atualmente, pessoas condenadas a pelo menos um ano de prisão não podem entrar no país.

“A Austrália não tolera os autores de violência doméstica”, afirmou Coleman em um comunicado. “Se você foi condenado por ter cometido um crime contra a mulher ou uma criança, você não é bem-vindo neste país”, sublinhou, acrescentando que não existirá uma “pena mínima aceitável”.

O governo australiano já recusou um visto para o rapper americano Chris Brown, condenado por ter agredido, em 2009, a cantora pop Rihanna, e ao lutador de boxe Floyd Mayweather, indiciado e condenado diversas vezes por violência conjugal.

Em 2015, o governo anunciou em 2015 um investimento de € 63 milhões para lutar contra o problema. Uma pesquisa mostrou que um a cada quatro jovens australianos considera “aceitável” bater em sua namorada depois de ter bebido.

No mesmo ano, 63 mulheres foram mortas pelo marido ou pessoas próximas. O premiê Malcom Turnbull, que deixou o cargo no ano passado e foi substituído por Scott Morrison, fez do tema uma das prioridades de seu mandato.

Em fevereiro, o novo governo anunciou mais recursos para investir em programas para ajudar mulheres e crianças vítimas de violência doméstica. Um deles visa permitir que as pessoas possam continuar morando em suas casas, sob proteção. “Nosso governo está engajado no combate contra esse tipo de violência. Isso deve parar”, declarou.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e aposentar as baterias no futuro

O mundo já conhece os benefícios da tecnologia 5G como a alta velocidade na transmissão de dados e baixa latência. Agora, os cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, descobriram que essas redes …

Covid: como evitar a trágica marca de 5 mil mortes por dia no Brasil?

No dia 19 de maio de 2020, o Brasil atingiu pela primeira vez a marca das mil mortes diárias por covid-19. Esse número permaneceu relativamente estável, em um patamar considerado alto, durante todo o segundo semestre …

Físicos afirmam que o universo é um computador de aprendizado de máquina

Físicos teóricos que trabalham com a Microsoft lançaram um artigo na sexta-feira afirmando que o universo é essencialmente um computador de aprendizagem de máquina (machine learning, em inglês). Os pesquisadores, vários afiliados à Microsoft, pré-publicaram um …

Mundo ainda tem países sem uma única dose de vacina

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 600 milhões de doses de vacina contra a covid-19 já foram aplicadas em todo o mundo. Mas a discrepância entre países é alta: enquanto, …

Covid: site calcula quando você será vacinado. Resultados não animam

Um grupo de voluntários chamado CoronavirusBra desenvolveu uma plataforma para calcular quando você será vacinado contra a covid-19. O ‘Quando vou ser vacinado?’ utiliza dados públicos como a média de imunizados com o número de pessoas …

Rússia inicia desenvolvimento de mais uma vacina contra COVID-19

Sendo o primeiro país a registrar uma vacina contra a COVID-19, a Rússia anunciou o início do desenvolvimento de mais uma vacina contra o coronavírus. A criação do novo medicamento estará a cargo do Instituto Smorodintsev …

Especialista chinês: ascensão da China faz EUA entrarem em pânico e ficarem nervosos

O desenvolvimento econômico e a ascensão do país asiático fazem os EUA ficarem nervosos e entrarem em pânico, mas este medo se origina em seus preconceitos, disse em entrevista à Sputnik um especialista chinês. Li Junru, …

Interação de múons, a nova força da natureza que cientistas acreditam ter descoberto

Desde colar um ímã na porta de uma geladeira até jogar uma bola em uma cesta de basquete, as forças da física funcionam em todos os momentos de nossas vidas. Todas as forças que experimentamos todos …

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …