Autor de ataques a mesquitas na Nova Zelândia é condenado a prisão perpétua

John Kirk-Anderson / EPA

Brenton Tarrant

O processo do terrorista Brenton Tarrant, autor dos ataques contras as mesquitas de Christchurch, em março de 2019, terminou nesta quinta-feira (27) após três dias de audiências. O supremacista branco foi condenado à prisão perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional, uma sentença sem precedentes na história judicial da Nova Zelândia.

“O pior assassinato da história da Nova Zelândia”. Foi assim que Mark Zarifeh, o procurador geral da Suprema Corte de Christchurch, qualificou Brenton Tarrant. O australiano, de 29 anos, foi condenado pelo assassinado de 51 pessoas, todas muçulmanas.

Ao proferir a sentença, o juiz Cameron Mandera se dirigiu ao condenado, afirmando que ele “não mostrou nenhuma piedade”. “Não há dúvidas de que você veio à Nova Zelândia para atacar a comunidade muçulmana”, disse ainda Mandera. O juiz concluiu o veredicto afirmando que “não há lugar neste país e em nenhum lugar do mundo para crimes como este”.

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, saudou a sentença. Ela declarou esperar que “esta seja a última vez” que o país tenha que “ouvir ou pronunciar o nome do terrorista (que) merece uma vida de silêncio absoluto“.

Brenton Tarrant se manteve impassível durante as audiências e não reagiu após o anúncio da sentença. Ele já havia pedido a um advogado para informar que não se opunha ao pedido da Procuradoria da pena de prisão perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional. Para o procurador Mark Zarifeh, a prisão perpétua era “a única condenação apropriada” para o massacre “motivado por uma ideologia racista e xenófoba enraizada”.

A justiça neozelandesa se pergunta agora se vale a pena manter no país o detento que poderá custar milhões de dólares aos cofres públicos. Uma eventual troca com um prisioneiro australiano é levantada para que o autor do pior massacre da história da Nova Zelândia cumpra sua pena na Austrália, seu país de origem.

Em 15 de março de 2019, o supremacista branco matou a sangue frio 51 fiéis em duas mesquitas de Christchurch, cidade do sul da Nova Zelândia, durante as orações de sexta-feira, e transmitiu ao vivo o massacre pela Internet, provocando uma onda de indignação no mundo.

Tarrant foi declarado culpado por 51 assassinatos, 40 tentativas de assassinato e por um ato terrorista, depois de se declarar culpado em março.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …