Autor de ataques a mesquitas na Nova Zelândia é condenado a prisão perpétua

John Kirk-Anderson / EPA

Brenton Tarrant

O processo do terrorista Brenton Tarrant, autor dos ataques contras as mesquitas de Christchurch, em março de 2019, terminou nesta quinta-feira (27) após três dias de audiências. O supremacista branco foi condenado à prisão perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional, uma sentença sem precedentes na história judicial da Nova Zelândia.

“O pior assassinato da história da Nova Zelândia”. Foi assim que Mark Zarifeh, o procurador geral da Suprema Corte de Christchurch, qualificou Brenton Tarrant. O australiano, de 29 anos, foi condenado pelo assassinado de 51 pessoas, todas muçulmanas.

Ao proferir a sentença, o juiz Cameron Mandera se dirigiu ao condenado, afirmando que ele “não mostrou nenhuma piedade”. “Não há dúvidas de que você veio à Nova Zelândia para atacar a comunidade muçulmana”, disse ainda Mandera. O juiz concluiu o veredicto afirmando que “não há lugar neste país e em nenhum lugar do mundo para crimes como este”.

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, saudou a sentença. Ela declarou esperar que “esta seja a última vez” que o país tenha que “ouvir ou pronunciar o nome do terrorista (que) merece uma vida de silêncio absoluto“.

Brenton Tarrant se manteve impassível durante as audiências e não reagiu após o anúncio da sentença. Ele já havia pedido a um advogado para informar que não se opunha ao pedido da Procuradoria da pena de prisão perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional. Para o procurador Mark Zarifeh, a prisão perpétua era “a única condenação apropriada” para o massacre “motivado por uma ideologia racista e xenófoba enraizada”.

A justiça neozelandesa se pergunta agora se vale a pena manter no país o detento que poderá custar milhões de dólares aos cofres públicos. Uma eventual troca com um prisioneiro australiano é levantada para que o autor do pior massacre da história da Nova Zelândia cumpra sua pena na Austrália, seu país de origem.

Em 15 de março de 2019, o supremacista branco matou a sangue frio 51 fiéis em duas mesquitas de Christchurch, cidade do sul da Nova Zelândia, durante as orações de sexta-feira, e transmitiu ao vivo o massacre pela Internet, provocando uma onda de indignação no mundo.

Tarrant foi declarado culpado por 51 assassinatos, 40 tentativas de assassinato e por um ato terrorista, depois de se declarar culpado em março.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA vão fornecer 20 milhões de vacinas contra Covid-19 para outros países

Os Estados Unidos fornecerão 20 milhões de doses adicionais de vacinas contra a Covid-19 para outros países até o final de junho, elevando o total destinado ao exterior para 80 milhões de doses. O …

Demi Lovato vai comandar programa de TV investigativo sobre OVNIs

A atriz e cantora Demi Lovato está prestes a se aventurar em um desafio de outro mundo. A artista anunciou na última semana a sua participação em uma série limitada para a plataforma de streaming …

CPI da Covid: como 'isolamento vertical' pode virar arma contra Bolsonaro

Uma das linhas de investigação da CPI da Covid apura se o governo federal adotou a estratégia da imunidade de rebanho, ou seja, a obtenção da imunidade coletiva por meio da infecção da população, no …

Astrônomos continuam encontrando inexplicáveis anéis circulares misteriosos no céu

Nos últimos anos, astrônomos avistaram vários objetos de rádio gigantescos e quase perfeitamente circulares no universo distante. Embora ninguém tenha uma explicação para essas entidades misteriosas ainda, uma equipe adicionou recentemente outra ao seu catálogo, …

Conflito tem seu dia mais sangrento em Gaza

Bombardeios israelenses deixam pelo menos 42 palestinos mortos e elevam total de vítimas a 188. Netanyahu diz que ataques continuarão. Sem um cessar-fogo à vista, o atual conflito entre Israel e Hamas teve neste domingo (16/05) …

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …

Lewandowski permite que Pazuello fique em silêncio na CPI

Ex-ministro da Saúde será obrigado a comparecer ao depoimento, mas não precisará responder perguntas que possam incriminá-lo. No entanto, será obrigado a falar a verdade em fatos e questões relacionados a terceiros. O ministro do Supremo …

Como o coronavírus afeta o fígado

O SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19, mudou completamente a cara do mundo que conhecíamos até então. Ele afetou praticamente todos os aspectos da vida cotidiana e causou mudanças substanciais nas ciências da saúde e, portanto, na …